Um misterioso “buraco cósmico” apareceu numa praia irlandesa. A explicação é muito simples

(dr)

A população achava que o buraco tinha sido causado pela queda de um meteorito, mas tratou-se uma partida pregada por dois jovens.

Os residentes de Dublin ficaram de boca aberta quando um misterioso buraco de grandes dimensões, acompanhado de uma pedra estrategicamente colocada, apareceu numa praia durante a recente onda de calor. O cenário levou muitos locais a acreditar que tinham testemunhado o rescaldo de um impacto de meteoro.

A autenticidade da cratera foi ainda mais realçada por aparentes “marcas de queimadura” nas laterais. Um observador local especulou sobre o ângulo pelo qual o meteoro poderia ter descido, expressando interesse em determinar a sua composição. Um turista do Canadá também se mostrou surpreendido: “Na minha praia no Canadá, não caem meteoros, obrigado Irlanda por uma experiência maravilhosa.”

No entanto, o fenómeno foi desmascarado quando começaram a circular imagens nas redes sociais de um grupo de jovens a cavar o buraco. Armados com pás de crianças e vestidos com calções e chapéus para se protegerem do sol, o grupo pregou uma grande partida a Dublin, relata o Sunday World.

As plataformas de redes sociais, especialmente o X (ex-Twitter), vibraram com reações à brincadeira. Alguns utilizadores aproveitaram a oportunidade para partilhar as suas próprias histórias embaraçosas, oferecendo consolo àqueles que foram enganados.

Um comentador lamentou humoristicamente o “pobre buraco”. “Nós costumávamos cavar buracos mais fundos do que este, era uma grande loucura tentar sair deles”, refere outro utilizador.

O incidente gerou discussões sobre a probabilidade de impactos reais de meteoros. Contrariamente à crença comum, ser atingido por um meteoro não é tão raro quanto se poderia supor.

Os detritos espaciais frequentemente aterram na Terra, embora os danos sérios sejam raros. Apenas alguns meteoritos historicamente causaram danos à propriedade, sendo as fatalidades humanas ainda mais raras. Recentemente, uma mulher francesa esteve nas notícias por ter sido atingida por um meteorito.

Stephen A. Nelson, professor norte-americano de ciências ambientais, já calculou a probabilidade deste tipo de eventos. Segundo os seus cálculos, a probabilidade de um encontro fatal com um meteorito é de 1 em 250 mil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.