Bulgária envia blindados para fronteira com Macedónia para conter refugiados

Rusty Stewart / Flickr

Crianças correm à frente de um tanque israelita em Nablus, na Palestina

Crianças correm à frente de um tanque israelita em Nablus, na Palestina

A Bulgária enviou blindados para os quatro postos fronteiriços com a Macedónia para apoiar a polícia de fronteiras, caso o país se torne um ponto de passagem para os refugiados que transitam da Grécia para a Macedónia.

“Nesta fase, vamos reforçar de força preventiva a segurança na fronteira garantida pela polícia de fronteiras”, declarou Nikolay Karaivanov, um responsável das operações do ministério da Defesa à rádio pública BNR.

Vinte e cinco militares e veículos blindados foram enviados para os postos fronteiriços entre a Bulgária e a Macedónia, mas este “número pode aumentar se a situação se agravar”, indicou.

Até agora, o país não registou entradas de migrantes provenientes da Grécia, através da Macedónia.

“Consideramos o risco deste fluxo relativamente limitado porque a Bulgária respeita os procedimentos de registo“, o que não é o caso da Grécia, Macedónia e Sérvia, declarou a ministra do Interior búlgara, Rumiana Bachvarova à televisão Nova.

A Bulgária recebeu desde o início do ano 15 mil migrantes clandestinos, nomeadamente sírios, que chegaram ao país através da Turquia.

Uma vez no país, os imigrantes são colocados durante vários meses em campos de refugiados, antes de obter um estatuto que permita circular na UE.

“A Bulgária guarda bem as suas fronteiras”, e os refugiados passam mais facilmente pelas ilhas gregas para se dirigirem para a Europa ocidental, através da Macedónia e da Sérvia, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros búlgaro, Daniel Mitov, à televisão bTV.

Sófia ergueu, na fronteira com a Turquia, uma barreira de 30 quilómetros, que pretende prolongar e mantém um milhar de polícias na zona para impedir as entradas ilegais.

Mais de dois mil pessoas atravessaram na segunda-feira a fronteira sérvia para entrar na Hungria, país-membro da UE, disse a polícia húngara.

A Hungria prevê concluir, no final do mês, uma barreira para impedir a entrada de imigrantes clandestinos no país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …