Bruxelas quer classificar robôs como “pessoas eletrónicas”

(dr)

"I, Robot" (2004), filme de ficção científica baseado nas famosas três Leis da Robótica criadas por Isaac Asimov

“I, Robot” (2004), filme de ficção científica baseado nas famosas três Leis da Robótica criadas por Isaac Asimov

Um projeto de resolução do Parlamento Europeu propõe que os robôs sejam classificados como “pessoas eletrónicas”, com direitos e deveres e a pagar impostos à segurança social.

A eurodeputada do Luxemburgo Mady Delvaux apresentou recentemente um relatório provisório para a Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu que poderá levar à concessão de direitos e deveres específicos para os robôs.

Na moção datada de 31 de maio, a comissão recomenda que “pelo menos os robôs autónomos mais sofisticados podem ter o estatuto de pessoas eletrónicas, com direitos e obrigações específicas”.

A classificação de “pessoas eletrónicas” pretende regular até que nível os robôs podem estar presentes dentro das empresas, diminuindo o receio crescente de que no futuro grande parte da força de trabalho possa ser substituída pelas máquinas, causando um aumento relevante do desemprego.

A autora explica a importância de considerar no quadro legal as ações dos robôs criados com tecnologias humanoides, nomeadamente em casos nos quais a inteligência artificial atinge um nível no qual a máquina “pode parcialmente ou completamente ser considerada responsável pelas suas ações ou omissões“.

A proposta também coloca a questão sobre o estatuto jurídico que deve ou não deve ser atribuído aos robôs, o que implicaria que algumas decisões tomadas pela inteligência artificial possam ser consideradas como pertencentes a “pessoas eletrónicas”, nos casos em que as suas decisões e interações com terceiras pessoas sejam anónimas.

Assim, cada robô seria registado num sistema único, com o objetivo de facilitar o controlo sobre a quantidade de máquinas e a aplicação de regras pelos governos.

Economia

O Parlamento Europeu propõe ainda que as empresas sejam obrigadas a declarar quanto pouparam ao substituir trabalhadores humanos por robôs, pagando assim impostos proporcionais sobre essa poupança, numa medida que tentaria equilibrar as contas da segurança social num mercado onde houvesse cada vez menos empregados.

A indústria refere que medidas deste género constituem um travão à modernização e à criação de sistemas inovadores na União Europeia, deixando-nos ainda mais atrasados em relação ao resto do mundo.

Patrick Schwarzkopf, diretor do departamento de robótica e automação da VDMA, afirmou que a inclusão de direitos e deveres para os robôs não faz sentido agora, já que é “algo que pode acontecer daqui a 50 anos”.

Alguns estudos demonstram que a aposta nos robôs não significa necessariamente um aumento do desemprego: na Alemanha a indústria automóvel aumentou o número de empregados em 13% entre 2010 e 2015, mesmo com os robôs a terem também aumentado 17%.

​A proposta será agora debatida e votada pelos eurodeputados.

AF, ZAP / AadM / CT / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não, Não e NÃO! Os robôs NÃO SÃO PESSOAS e recuso-me a tratá-los como tal!
    Não. Não têm sentimentos! Máquinas NÃO SENTEM! Párem de humanizar as máquinas sem alma!!!!!
    NÃO á Inteligência Artificial!

  2. Lindo!
    Inventem bem seus anormais.
    Depois vai ser lindo ver estas “pessoas electrónicas” a tratarem os políticos da forma que merecem e que as pessoas normais não ousam nem têm condições para o fazer.
    .
    Venham daí os robocops que bandidagem não falta.

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …