/

Um “prémio” e uma “mensagem”. Bruxelas vai aprovar Plano de Recuperação de Portugal antes do Verão

Tiago Petinga / EPA

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

António Costa com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, na Cimeira Social no Porto.

A Comissão Europeia prepara-se para aprovar os Planos de Recuperação e Resiliência de Portugal e Espanha, no âmbito dos apoios europeus para a saída da crise provocada pela pandemia de covid-19. Será uma forma de “premiar o trabalho de ambos os países”, segundo o El País.

O jornal espanhol apurou que a Comissão Europeia (CE) vai “estrear o Fundo de Recuperação” da União Europeia (UE) com Portugal e Espanha. Assim, antes do Verão começar, deve libertar as emissões de dívida para os dois países vizinhos.

A presidente da CE, Ursula von der Leyen, revelou, nesta semana, que a entidade está prestes a aprovar os primeiros programas com vista à recuperação pós-covid-19. E, segundo o El País, Bruxelas está preparada para “aprovar os planos de Espanha e Portugal”.

Os dois países foram dos primeiros a apresentar os seus Planos de Recuperação à CE, estando em negociações com os responsáveis europeus desde Outubro de 2020. Aliás, Portugal foi o primeiro país a apresentar a sua lista de medidas para fazer face à pandemia.

“A Comissão quer premiar o trabalho de ambos os países” e, ao mesmo tempo, “lançar a mensagem do esforço” dos dois Estados-membro, apurou o El País junto de fontes diplomáticas.

Além disso, também pretende que os cidadãos de dois dos países europeus que estão a sofrer mais com a crise “percebam que o Executivo comunitário continua a actuar para sustentar a recuperação das suas economias“, sublinha ainda o jornal espanhol.

Entretanto, a CE já vai preparando as emissões de dívida que vão financiar os Planos de Recuperação. O Comissário do Orçamento, Johannes Hahn, já disse que uma das operações está iminente e que a outra terá efeitos em Julho. Portanto, deveremos estar perante os financiamentos para Portugal e Espanha.

A CE deve pedir entre 30 mil a 40 mil milhões de euros aos mercados financeiros para poder financiar o Fundo de Recuperação que ajudará os países da UE a sair da crise pandémica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.