Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição.

Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia (DG Comp) e o Estado português autorizava a instituição bancária a realizar a prática de vendor financing de ativos imobiliários, ou seja, conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pelo banco.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do Jornal de Económico e adianta que a autorização de Bruxelas é parte do acordo assinado em 2014, referente ao ajustamento dos ativos e passivos do Novo Banco.

Na venda de imóveis, “o banco de transição [Novo Banco] pode dar financiamento ao comprador, se este novo empréstimo for realizado de acordo com práticas prudentes de crédito”, consta no acordo.

O matutino escreve ainda que este detalhe foi revalidado em 2015, quando o Banco de Portugal (BdP) fez o ajustamento final do perímetro de ativos e passivos do banco.

Em relação a outro tipo de ativos, ações ou obrigações, o acordo proibia o Novo Banco, enquanto banco de transição, de financiar o comprador. A instituição bancária já não é um banco de transição desde 2017, sendo que atualmente já não está impedido de financiar outros ativos.

Ainda assim, fonte do Novo Banco garantiu ao Económico que o banco nunca financiou a venda de malparado.

O Novo Banco vendeu 13 mil imóveis do portefólio Viriato a um fundo de investimento com sede nas ilhas Caimão, cuja identidade dos proprietário é desconhecida. O banco financiou o fundo de investimento na compra dos imóveis, mas este negócio gerou perdas que foram compensadas pelo Fundo de Resolução.

Apesar de estarem avaliados em 631 milhões de euros, os 5.552 imóveis e 8.791 frações foram vendidos por 364 milhões. O prejuízo contabilístico do negócio foi coberto pelo Fundo de Resolução que se compromete a injetar dinheiro sempre que as contas do Novo Banco fiquem ameaçadas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • ….e ainda por cima “dar credito”, ou seja em primeiro Lugar um Roubo Consumado e em segundo está subjacente o comprador “dar um coice” no Credito.
      2 em 1!
      PT da “Santa Liberdade” é um Sitio Manhoso, comandado por Ladroes abrigados e protegido (evocam a Lei) no expediente Juridico.
      Isto é uma Anarquia de gajos e gajas sem escrupulos!
      Gente Doente Mental!

  1. Invariavlemente os trolhas do “sistema” encombrem as suas acoes malignas , com o AVAL de alguem.
    A UE agora passou a ser vitima de gente suja como os tugas .
    A UE disse que “sim” num cenario de seriedade, e estes camafeus do tugas USAM e ABUSAM logo para “fazerem” qualquer diabrura
    A UE tem de abrir a pestana, esta gente da tugalandia usabe e abusa de todos ao abrigo do “expediente juridico”; ou seja, a mehrda que faço tem a cobertura da UE. O que é que voces querem?

  2. dito por outras palavras, o Novo Banco e o Conselho de Adminsitracao tinha o AVAL da UE para ROUBAR o Banco e os tugas!
    Será? Esta gentge não presta, nem tem escrupulos! É a ilação que se tem de concluir a mixordia!

  3. PT da esquerdalhada é um País de Gangsters, roubam TUDO!te
    Eu sou vitima dos filhosdaputta, sei do que falo.E, nãoo, não é exagero da minha parte.
    Esse gajos astutos da ladroagem está em tudo o que é lado, ioncluindo Ministerios, etc.

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …