Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição.

Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia (DG Comp) e o Estado português autorizava a instituição bancária a realizar a prática de vendor financing de ativos imobiliários, ou seja, conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pelo banco.

A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do Jornal de Económico e adianta que a autorização de Bruxelas é parte do acordo assinado em 2014, referente ao ajustamento dos ativos e passivos do Novo Banco.

Na venda de imóveis, “o banco de transição [Novo Banco] pode dar financiamento ao comprador, se este novo empréstimo for realizado de acordo com práticas prudentes de crédito”, consta no acordo.

O matutino escreve ainda que este detalhe foi revalidado em 2015, quando o Banco de Portugal (BdP) fez o ajustamento final do perímetro de ativos e passivos do banco.

Em relação a outro tipo de ativos, ações ou obrigações, o acordo proibia o Novo Banco, enquanto banco de transição, de financiar o comprador. A instituição bancária já não é um banco de transição desde 2017, sendo que atualmente já não está impedido de financiar outros ativos.

Ainda assim, fonte do Novo Banco garantiu ao Económico que o banco nunca financiou a venda de malparado.

O Novo Banco vendeu 13 mil imóveis do portefólio Viriato a um fundo de investimento com sede nas ilhas Caimão, cuja identidade dos proprietário é desconhecida. O banco financiou o fundo de investimento na compra dos imóveis, mas este negócio gerou perdas que foram compensadas pelo Fundo de Resolução.

Apesar de estarem avaliados em 631 milhões de euros, os 5.552 imóveis e 8.791 frações foram vendidos por 364 milhões. O prejuízo contabilístico do negócio foi coberto pelo Fundo de Resolução que se compromete a injetar dinheiro sempre que as contas do Novo Banco fiquem ameaçadas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • ….e ainda por cima “dar credito”, ou seja em primeiro Lugar um Roubo Consumado e em segundo está subjacente o comprador “dar um coice” no Credito.
      2 em 1!
      PT da “Santa Liberdade” é um Sitio Manhoso, comandado por Ladroes abrigados e protegido (evocam a Lei) no expediente Juridico.
      Isto é uma Anarquia de gajos e gajas sem escrupulos!
      Gente Doente Mental!

  1. Invariavlemente os trolhas do “sistema” encombrem as suas acoes malignas , com o AVAL de alguem.
    A UE agora passou a ser vitima de gente suja como os tugas .
    A UE disse que “sim” num cenario de seriedade, e estes camafeus do tugas USAM e ABUSAM logo para “fazerem” qualquer diabrura
    A UE tem de abrir a pestana, esta gente da tugalandia usabe e abusa de todos ao abrigo do “expediente juridico”; ou seja, a mehrda que faço tem a cobertura da UE. O que é que voces querem?

  2. dito por outras palavras, o Novo Banco e o Conselho de Adminsitracao tinha o AVAL da UE para ROUBAR o Banco e os tugas!
    Será? Esta gentge não presta, nem tem escrupulos! É a ilação que se tem de concluir a mixordia!

  3. PT da esquerdalhada é um País de Gangsters, roubam TUDO!te
    Eu sou vitima dos filhosdaputta, sei do que falo.E, nãoo, não é exagero da minha parte.
    Esse gajos astutos da ladroagem está em tudo o que é lado, ioncluindo Ministerios, etc.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …