Novo Banco vendeu 13 mil imóveis, deu crédito e foi compensado pelo Estado pelas perdas

Na alienação de 13 mil imóveis do portefólio Viriato, realizada em 2018, o Novo Banco foi o vendedor e, ao mesmo tempo, o financiador de um fundo de investidores anónimos nas ilhas Caimão.

O Novo Banco vendeu 13 mil imóveis do portefólio Viriato a um fundo de investimento com sede nas ilhas Caimão, cuja identidade dos proprietário é desconhecida. O banco financiou o fundo de investimento na compra dos imóveis, mas este negócio gerou perdas. Estas foram compensadas pelo Fundo de Resolução, avança o Público esta terça-feira.

O fundo de investidores anónimos nas ilhas Caimão comprou milhares de casas em Portugal e Espanha, a um preço baixo, sendo que não arriscou os mais de mil milhões de dólares dos seus investidores porque a compra que fez ao Novo Banco foi garantida por um empréstimo do próprio banco vendedor.

Apesar de estarem avaliados em 631 milhões de euros, os 5.552 imóveis e 8.791 frações foram vendidos por 364 milhões.

Em março do ano passado, a Helena Roseta criticou esta operação, classificando-a de “pechincha”. A deputada defendia que, aquele preço, o imobiliário não estratégico do Novo Banco deveria ficar na posse do Estado.

O prejuízo contabilístico do negócio foi coberto pelo Fundo de Resolução que, adianta o Público, se compromete a injetar dinheiro sempre que as contas do Novo Banco fiquem ameaçadas.

O diário refere ainda que este foi o maior negócio imobiliário realizado em Portugal nos últimos anos e o segundo maior da Península Ibérica.

Recorde-se que, esta segunda-feira, a instituição liderada por António Ramalho entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a documentação relativa aos grandes pacotes de vendas de imóveis. Os projetos Viriato e Sertorius foram os mais desastrosos.

O banco antecipa-se, assim, ao pedido de António Costa para que o Novo Banco fosse impedido de realizar mais alienações até que fosse divulgada a auditoria aos seus atos de gestão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O Novo Banco é mais um desastre para todos nós, que estamos a pagar os fundos de resolução e o desgoverno a injector dinheiro nosso, para depois fazerem negócios desastrosos, como está aqui dito. Acabem com esse banco de ladrões. Já….

  2. E a historia continua. Até quando vão os contribuintes PAGAR este tipo de disparates ? E não venham dizer que é o Fundo de Resolução que paga, porque no FINAL de tudo quem PAGA é o contribuinte… BANDALHOS

  3. Isto é uma vergonha a todos os níveis, e de uma desfaçatez e arrogância máximos, estamos a falar de negociatas que além de mexer e abusar diretamente do dinheiro de todos os contribuintes ainda vão causar danos colaterais ao manipular e especular o mercado imobiliário acabando por prejudicar duplamente quem compra e aluga habitação nestas cidades. Uma vergonha absoluta e que deveria ter consequências políticas sérias.

  4. Pronto aí estão eles em bicos de pés! há quantos anos andam a fechar os olhos, já não deve haver nada para sacar? Chamem a Polícia.

  5. Isto vai lindo e nem Banco de Portugal, nem governo dão por nada, só se apercebem quando o mesmo Banco nos pede mais dinheirinho e aí sim! São ouvidos e atendidos. Agora vamos ter um governador do BP que, na prática, tem andado metido no meio de toda esta tramoia, estamos tramados!

    • Hahahaaa…
      O governo do Passos e o anterior governador do BdP criam o Novo Banco (o tal banco bom, como lhe chamaram!!), mas o Centeno, que é governador BdP há dias, é que “tem andado metido no meio de toda esta tramoia”??
      Brilhante!…

  6. Para quando o fim deste cancro nacional que é a corrupção descarada que se encontra instalada?Já não hà vergonha?Basta!Isto não pode continuar…o que andam a fazer as entidades competentes?O sr salgado ainda não foi condenado porquê? Quando é que Portugal se torna um país decente e como deve ser?Se o pais é ingovernável, então chamem alguém da União Europeia para colocar ordem nesta bandalheira total, soberania qual soberania? Já não importa…o povo Português não merece isto…estes bandalhos estão a gamar os Portugueses diariamente…só nos resta rezar e esperar um milagre…

  7. Continuo fascinado com a doutrina de Bruxelas e por acréscimo Portugal em relação a uma entidade comercial com cunho e acionistas privados. Eu tenho um curso direito e como tal sou uma pessoa informada legalmente. O princípio da empresa comercial quando ch3ga a este estado so tem de chamar os acionistas, salvam a empresa ou fecham a empresa. O estado não deveria ser chamado. Isto não é uma empresa estatal e muito menos estratégica. Continuam a delapidar o dinheiro do povo com estas injecoes de dinheiro intermináveis. Quando se diz que Bruxelas aprovou ou alguns países aprovaram… quer dizer que o povo vai pagar a factura + estudos+ supervisores + mais juros + troikas = a penhora das futuras gerações. O nosso pais perdeu a independência e os nossos politicos não batem o pé a esta sangria. Isto so posso chamar de incompetência. E a ilegalidade da suposta ajuda a Portugal por Bruxelas quando veio a Troika foi completamente ilegal passar o fardo bancário e empresas de credito para o contribuinte. Simplesmente tínhamos fechado todas as empresas de crédito ou empresas estatais não estratégicas imediatamente. Temos o exemplo da Islandia…vejam a sua economia hoje e foi um exemplo de prisões que foram efectuadas.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …