“Há que lhe tirar o chapéu”. Bruno de Carvalho desiste da queixa contra Rui Pinto

Rodrigo Antunes / Lusa

O ex-presidente do Sporting anunciou, esta quinta-feira, que vai desistir da queixa que apresentou contra Rui Pinto, a título pessoal, por violação de correspondência.

“Vou desistir, desisto”, afirmou Bruno de Carvalho, durante a 13.ª sessão do julgamento do processo Football Leaks, onde está a ser ouvido como testemunha de defesa de Rui Pinto, criador da plataforma eletrónica através da qual foram divulgados milhares de documentos confidenciais do mundo do futebol e alegados esquemas de evasão fiscal cometidos em diversos países.

O ex-presidente do Sporting, que começou a ser ouvido esta quinta-feira, considerou que “o Football Leaks foi muito positivo para alertar as pessoas”, acrescentando: “Espero, dentro de alguns anos, dizer que foi altamente moralizador”.

“Há que tirar o chapéu a Rui Pinto, porque só com a divulgação desta informação é que se conseguiu acelerar algumas investigações. Foi extremamente positivo o que ele fez”, acrescentou o antigo dirigente leonino, citado pelo jornal online ECO.

“Comecei a olhar para o Football Leaks como um blogue com uma função primordial e uma extensão do que eu próprio dizia e pensava”, afirmou Bruno de Carvalho, acrescentando que “deu jeito porque acabou a expor a intromissão da Doyen na gestão do clube”, algo que diz ter sempre criticado.

“Basta ver que, nos dois anos da Doyen como fundo que financiou o Sporting, houve um prejuízo de 100 milhões de euros e depois enquanto eu lá estive foi um lucro de 52 milhões”, disse ainda.

À saída do tribunal, o ex-presidente dos leões admitiu que “não é bom as pessoas terem as suas caixas de e-mail violadas”, mas também não é bom que “se há informação boa, as pessoas não consigam ser julgadas porque a forma como veio essa informação seja uma ou outra”.

Rui Pinto, de 31 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada.

Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …