Bruno Aleixo chega aos cinemas em 2020

Bruno Aleixo, a figura de culto do humor português, será a estrela de um filme de animação e imagem real. Gonçalo Waddington, Rogério Samora e José Raposo são alguns dos atores que vão participar nesta produção.

A personagem de humor Bruno Aleixo, criada há mais de dez anos, vai chegar aos cinemas em janeiro de 2020, num filme que conta com a participação dos atores Gonçalo Waddington, Rogério Samora e José Raposo.

Bruno Aleixo, personagem humorística que surgiu na internet em 2008, vai contar com um filme em torno da sua vida, realizado e escrito pelos seus criadores, João Moreira e Pedro Santo. O filme vai abordar “vários episódios” da vida da personagem ficcional, ao mesmo tempo que procura ser uma “homenagem ao cinema”, com referências à cultura pop da sétima arte, explicou à Lusa João Moreira.

A personagem ficcional que parece uma mistura entre um cão e um Ewok (personagem do universo dos filmes Star Wars), tem 62 anos de idade, é natural de Coimbra, com ascendência da Bairrada e do Brasil, e apareceu pela primeira vez em 2008, com vídeos publicados na internet onde deixava vários conselhos, desde os problemas de dormir nu à necessidade de guardar bolas de naftalina para as crianças não as comerem.

Segundo João Moreira, a personagem apareceu pela primeira vez num guião escrito para o apresentador Fernando Alvim, que não chegou a ir para a frente, sendo que, depois dos vídeos publicados, acabou por contar com um programa na SIC Radical.

A ideia de criar um filme com a personagem já é antiga, tendo surgido a partir de um desafio da produtora O Som e a Fúria, em 2013.

O Filme do Bruno Aleixo – escuta telefónica

Vazaram escutas minhas mas eu não tenho nada a esconder. Só para calar essas línguas cheias de veneno que andam por aí.

Publicado por Bruno Aleixo em Segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Habituado a escrever sketches curtos, João Moreira frisou que não queriam apenas “fazer um episódio grande de hora e meia” ou um conjunto de episódios, tendo o cuidado de “utilizar sempre ou quase sempre a linguagem de cinema”.

O filme continua a ter referências às pequeninas coisas do quotidiano, mas centra-se mais no “imaginário comum do cinema, do que propriamente no imaginário comum popular português”.

Apesar da produção de cinema, Bruno Aleixo não ganha três dimensões e todos os bonecos – Renato, Homem do Bussaco ou o Busto – “continuam iguais a eles próprios”, mexendo, como sempre, apenas a boca e os olhos, mantendo-se de alguma forma a imagem ‘lo-fi’ associada às personagens.

Com mais de dez anos de trabalho em torno de Bruno Aleixo, João Moreira vinca que há vantagens em trabalhar durante tanto tempo a personagem, considerando que a experiência é mais “cumulativa do que repetitiva”.

“As personagens, apesar de serem bonecos, têm alguma modelação, não são personagens planas. Se pedires a opinião de qualquer um dos bonecos sobre qualquer coisa, eu sei a opinião de cada um deles, tirando a do Renato, que vai atrás das modas“, conta.

O filme foi gravado entre Anadia (na Bairrada) e Coimbra, contando com a participação de atores como Gonçalo Waddington, José Raposo, Rogério Samora, Adriano Luz ou José Neto. Depois da estreia nos cinemas, o filme será adaptado para televisão, com exibição na SIC Radical.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …