Bruno Aleixo chega aos cinemas em 2020

Bruno Aleixo, a figura de culto do humor português, será a estrela de um filme de animação e imagem real. Gonçalo Waddington, Rogério Samora e José Raposo são alguns dos atores que vão participar nesta produção.

A personagem de humor Bruno Aleixo, criada há mais de dez anos, vai chegar aos cinemas em janeiro de 2020, num filme que conta com a participação dos atores Gonçalo Waddington, Rogério Samora e José Raposo.

Bruno Aleixo, personagem humorística que surgiu na internet em 2008, vai contar com um filme em torno da sua vida, realizado e escrito pelos seus criadores, João Moreira e Pedro Santo. O filme vai abordar “vários episódios” da vida da personagem ficcional, ao mesmo tempo que procura ser uma “homenagem ao cinema”, com referências à cultura pop da sétima arte, explicou à Lusa João Moreira.

A personagem ficcional que parece uma mistura entre um cão e um Ewok (personagem do universo dos filmes Star Wars), tem 62 anos de idade, é natural de Coimbra, com ascendência da Bairrada e do Brasil, e apareceu pela primeira vez em 2008, com vídeos publicados na internet onde deixava vários conselhos, desde os problemas de dormir nu à necessidade de guardar bolas de naftalina para as crianças não as comerem.

Segundo João Moreira, a personagem apareceu pela primeira vez num guião escrito para o apresentador Fernando Alvim, que não chegou a ir para a frente, sendo que, depois dos vídeos publicados, acabou por contar com um programa na SIC Radical.

A ideia de criar um filme com a personagem já é antiga, tendo surgido a partir de um desafio da produtora O Som e a Fúria, em 2013.

O Filme do Bruno Aleixo – escuta telefónica

Vazaram escutas minhas mas eu não tenho nada a esconder. Só para calar essas línguas cheias de veneno que andam por aí.

Publicado por Bruno Aleixo em Segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Habituado a escrever sketches curtos, João Moreira frisou que não queriam apenas “fazer um episódio grande de hora e meia” ou um conjunto de episódios, tendo o cuidado de “utilizar sempre ou quase sempre a linguagem de cinema”.

O filme continua a ter referências às pequeninas coisas do quotidiano, mas centra-se mais no “imaginário comum do cinema, do que propriamente no imaginário comum popular português”.

Apesar da produção de cinema, Bruno Aleixo não ganha três dimensões e todos os bonecos – Renato, Homem do Bussaco ou o Busto – “continuam iguais a eles próprios”, mexendo, como sempre, apenas a boca e os olhos, mantendo-se de alguma forma a imagem ‘lo-fi’ associada às personagens.

Com mais de dez anos de trabalho em torno de Bruno Aleixo, João Moreira vinca que há vantagens em trabalhar durante tanto tempo a personagem, considerando que a experiência é mais “cumulativa do que repetitiva”.

“As personagens, apesar de serem bonecos, têm alguma modelação, não são personagens planas. Se pedires a opinião de qualquer um dos bonecos sobre qualquer coisa, eu sei a opinião de cada um deles, tirando a do Renato, que vai atrás das modas“, conta.

O filme foi gravado entre Anadia (na Bairrada) e Coimbra, contando com a participação de atores como Gonçalo Waddington, José Raposo, Rogério Samora, Adriano Luz ou José Neto. Depois da estreia nos cinemas, o filme será adaptado para televisão, com exibição na SIC Radical.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …