British Museum vai devolver tesouros milenares roubados ao Iraque

Em 2013, a polícia de Londres confiscou oito objetos e encarregou aos especialistas do British Museum que descobrissem a sua origem. Agora, os objetos milenares vão regressar a casa: tinham sido pilhados após o derrube de Saddam Hussein, no Iraque.

Os objetos serão formalmente entregues, esta sexta-feira, ao embaixador do Iraque no Reino Unido, Salih Husain Ali, que já agradeceu ao British Museum “os esforços excecionais que tem desenvolvido para devolver as antiguidades pilhadas no Iraque”.

Segundo a Renascença, em 2013, foram apreendidos oito pequenos objetos pela polícia londrina a um vendedor local, que não dispunha de qualquer documentação que provasse a origem das peças em causa. Os objetos foram confiados a especialistas do British Museum que acabaram por descobrir que as peças provinham de Tello, no sul do Iraque, onde o museu coordena um programa de escavações.

Muitos dos objetos indicam tratar-se de peças provenientes de um tempo da cidade suméria de Girsu, atualmente designada como Tello. Entre os objetos encontrados estão um amuleto em mármore representando um quadrúpede, um bloco de mármore vermelho com dois animais de quatro patas, um bloco de calcedônia gravado, uma cabeça de clava em alabastro e um seixo polido gravado com escrita cuneiforme.

“Esta colaboração entre o Iraque e o Reino Unido é vital para a preservação do património iraquiano”, afirmou o embaixador do Iraque no Reino Unido. Também o diretor do British Museum, Hartwig Fischer, disse que o regresso das peças ao Iraque “simboliza as muito sólidas relações de trabalho com os colegas iraquianos encetadas nos últimos anos”.

Há muito que o British Museu está empenhado na salvaguarda dos tesouros da história iraquiana. Já em 2003 advertira contra a pilhagem do património cultural e, em 2015, lançou um programa para formar peritos iraquianos nas mais recentes tecnologias de modo a poderem conservar e documentar a sua herança cultural.

 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …