British Museum vai devolver tesouros milenares roubados ao Iraque

Em 2013, a polícia de Londres confiscou oito objetos e encarregou aos especialistas do British Museum que descobrissem a sua origem. Agora, os objetos milenares vão regressar a casa: tinham sido pilhados após o derrube de Saddam Hussein, no Iraque.

Os objetos serão formalmente entregues, esta sexta-feira, ao embaixador do Iraque no Reino Unido, Salih Husain Ali, que já agradeceu ao British Museum “os esforços excecionais que tem desenvolvido para devolver as antiguidades pilhadas no Iraque”.

Segundo a Renascença, em 2013, foram apreendidos oito pequenos objetos pela polícia londrina a um vendedor local, que não dispunha de qualquer documentação que provasse a origem das peças em causa. Os objetos foram confiados a especialistas do British Museum que acabaram por descobrir que as peças provinham de Tello, no sul do Iraque, onde o museu coordena um programa de escavações.

Muitos dos objetos indicam tratar-se de peças provenientes de um tempo da cidade suméria de Girsu, atualmente designada como Tello. Entre os objetos encontrados estão um amuleto em mármore representando um quadrúpede, um bloco de mármore vermelho com dois animais de quatro patas, um bloco de calcedônia gravado, uma cabeça de clava em alabastro e um seixo polido gravado com escrita cuneiforme.

“Esta colaboração entre o Iraque e o Reino Unido é vital para a preservação do património iraquiano”, afirmou o embaixador do Iraque no Reino Unido. Também o diretor do British Museum, Hartwig Fischer, disse que o regresso das peças ao Iraque “simboliza as muito sólidas relações de trabalho com os colegas iraquianos encetadas nos últimos anos”.

Há muito que o British Museu está empenhado na salvaguarda dos tesouros da história iraquiana. Já em 2003 advertira contra a pilhagem do património cultural e, em 2015, lançou um programa para formar peritos iraquianos nas mais recentes tecnologias de modo a poderem conservar e documentar a sua herança cultural.

 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …