British Museum vai devolver tesouros milenares roubados ao Iraque

Em 2013, a polícia de Londres confiscou oito objetos e encarregou aos especialistas do British Museum que descobrissem a sua origem. Agora, os objetos milenares vão regressar a casa: tinham sido pilhados após o derrube de Saddam Hussein, no Iraque.

Os objetos serão formalmente entregues, esta sexta-feira, ao embaixador do Iraque no Reino Unido, Salih Husain Ali, que já agradeceu ao British Museum “os esforços excecionais que tem desenvolvido para devolver as antiguidades pilhadas no Iraque”.

Segundo a Renascença, em 2013, foram apreendidos oito pequenos objetos pela polícia londrina a um vendedor local, que não dispunha de qualquer documentação que provasse a origem das peças em causa. Os objetos foram confiados a especialistas do British Museum que acabaram por descobrir que as peças provinham de Tello, no sul do Iraque, onde o museu coordena um programa de escavações.

Muitos dos objetos indicam tratar-se de peças provenientes de um tempo da cidade suméria de Girsu, atualmente designada como Tello. Entre os objetos encontrados estão um amuleto em mármore representando um quadrúpede, um bloco de mármore vermelho com dois animais de quatro patas, um bloco de calcedônia gravado, uma cabeça de clava em alabastro e um seixo polido gravado com escrita cuneiforme.

“Esta colaboração entre o Iraque e o Reino Unido é vital para a preservação do património iraquiano”, afirmou o embaixador do Iraque no Reino Unido. Também o diretor do British Museum, Hartwig Fischer, disse que o regresso das peças ao Iraque “simboliza as muito sólidas relações de trabalho com os colegas iraquianos encetadas nos últimos anos”.

Há muito que o British Museu está empenhado na salvaguarda dos tesouros da história iraquiana. Já em 2003 advertira contra a pilhagem do património cultural e, em 2015, lançou um programa para formar peritos iraquianos nas mais recentes tecnologias de modo a poderem conservar e documentar a sua herança cultural.

 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …