British Museum vai devolver tesouros milenares roubados ao Iraque

Em 2013, a polícia de Londres confiscou oito objetos e encarregou aos especialistas do British Museum que descobrissem a sua origem. Agora, os objetos milenares vão regressar a casa: tinham sido pilhados após o derrube de Saddam Hussein, no Iraque.

Os objetos serão formalmente entregues, esta sexta-feira, ao embaixador do Iraque no Reino Unido, Salih Husain Ali, que já agradeceu ao British Museum “os esforços excecionais que tem desenvolvido para devolver as antiguidades pilhadas no Iraque”.

Segundo a Renascença, em 2013, foram apreendidos oito pequenos objetos pela polícia londrina a um vendedor local, que não dispunha de qualquer documentação que provasse a origem das peças em causa. Os objetos foram confiados a especialistas do British Museum que acabaram por descobrir que as peças provinham de Tello, no sul do Iraque, onde o museu coordena um programa de escavações.

Muitos dos objetos indicam tratar-se de peças provenientes de um tempo da cidade suméria de Girsu, atualmente designada como Tello. Entre os objetos encontrados estão um amuleto em mármore representando um quadrúpede, um bloco de mármore vermelho com dois animais de quatro patas, um bloco de calcedônia gravado, uma cabeça de clava em alabastro e um seixo polido gravado com escrita cuneiforme.

“Esta colaboração entre o Iraque e o Reino Unido é vital para a preservação do património iraquiano”, afirmou o embaixador do Iraque no Reino Unido. Também o diretor do British Museum, Hartwig Fischer, disse que o regresso das peças ao Iraque “simboliza as muito sólidas relações de trabalho com os colegas iraquianos encetadas nos últimos anos”.

Há muito que o British Museu está empenhado na salvaguarda dos tesouros da história iraquiana. Já em 2003 advertira contra a pilhagem do património cultural e, em 2015, lançou um programa para formar peritos iraquianos nas mais recentes tecnologias de modo a poderem conservar e documentar a sua herança cultural.

 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …

Governo está a preparar descida dos impostos e aumento das pensões

São cinco as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado, segundo revela Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, nomeando o aumento das pensões, o alívio no IRS, a descida …

Bomba que matou 40 crianças no Iémen foi vendida pelos EUA em 2015

A bomba que matou de 40 crianças num autocarro escolar no Iémen, a 9 de agosto, foi fabricada pelos Estados Unidos e vendida à Arábia Saudita em 2015. De acordo com a CNN, que avança …

GNR "desfalcada" devido à transferência de mil militares para os incêndios

Nos últimos meses, mais de mil militares da GNR foram "reconvertidos" em bombeiros especialistas, membros do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que atuam no combate a incêndios. Com esta alocação, a situação …

Em 17 anos, o número de inspetores na educação caiu 41%

Entre 2001 e 2017, o número de inspetores a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) passou de 304 funcionários a exercer essas funções para 179, registando assim uma queda de 41%. O Sindicato dos Inspetores da …

Mais de 400 mortos nas inundações em Kerala, no sul da Índia

Mais de 400 pessoas morreram na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país, de acordo com um balanço feito nesta segunda-feira pelas …

"O vosso presidente". Bruno incendeia balneário com SMS antes do jogo

Bruno de Carvalho terá enviado mensagens de incentivo aos jogadores do Sporting antes da partida com o Vitória de Setúbal, na qual se auto-intitulou como presidente do clube. De acordo com o Correio da Manhã, que …