British Airways bate recorde de voo entre Nova Iorque e Londres graças à tempestade Ciara

Aero Icarus / Flickr

A tempestade Ciara atingiu este domingo o noroeste da Europa fazendo recear danos, inundações e cortes de eletricidade. Voos foram anulados, ligações marítimas interrompidas e jogos de futebol adiados – mas também recordes batidos.

Os ventos de 150 quilómetros por hora da tempestade Ciara ajudaram um avião da British Airways (BA) a bater o recorde de voo transatlântico subsónico – a uma velocidade inferior à velocidade do som – mais rápido de sempre.

De acordo com a CNN, que cita o Flightradar24, o Boeing 747 fez a ligação entre Nova Iorque e Londres em apenas 4 horas e 56 minutos, à medida que a tempestade se aproximava do Reino Unido. O avião chegou ao aeroporto de Heathrow às 4h43 da madrugada deste domingo, quase duas horas antes do tempo previsto. O tempo médio da travessia entre Londres e Nova Iorque é de 6h13.

O recorde da BA explica-se com o facto de a aeronave ter atingido uma velocidade máxima de 1.327 quilómetros por hora à boleia dos intensos ventos da tempestade Ciara. “Se não estamos em erro, a BA rouba agora o recorde da travessia subsónica entre Nova Iorque-Londres à Norwegian [companhia aérea norueguesa]”, escreveu o Flightradar24 no Twitter, ao anunciar o recorde.

O voo da BA pode ter batido o recorde de voo transatlântico subsónico mais rápido de sempre, mas fê-lo por pouco. Um voo da Virgin Airbus, que aterrou em Heathrow pouco depois da aeronave da BA, demorou apenas mais um minuto a fazer a mesma travessia. Um outro avião, também da Virgin, demorou mais três minutos a completar o mesmo trajeto. Os três voos bateram o recorde que era anteriormente detido pela Norwegian, desde janeiro de 2018, de 5h13.

A tempestade Ciara chegou a território europeu através do Reino Unido e já fez estragos no norte da Europa — com três feridos na Escócia, vários voos cancelados e milhares de pessoas sem eletricidade.

Em França, onde o norte está particularmente exposto, 35 zonas foram colocadas em alerta laranja e a população foi aconselhada a evitar regiões arborizadas, o litoral e os passeios no mar. No Reino Unido, o país mais afetado pela tempestade, que provocou fortes chuvas e rajadas de mais de 130 quilómetros por hora, os transportes aéreos, ferroviários e marítimos registaram perturbações.

O serviço de meteorologia britânico colocou a Inglaterra e o país de Gales em alerta laranja no que se refere ao vento até às 21h. O serviço disse ainda esperar danos em habitações e a possibilidade de cortes de corrente e inundações.

Na cidade escocesa de Perth, três pessoas ficaram feridas na queda parcial do telhado de um pub.

Dezenas de voos foram anulados ou atrasados e a British Airways deu a possibilidade aos passageiros que deveriam chegar ou partir no dominfo dos aeroportos londrinos de adiarem o seu voo.

A Network Rail, proprietária da rede ferroviária britânica, aconselhou as pessoas a não se deslocarem de comboio a não ser que fosse “absolutamente necessário” e alertou que o tráfego poderia registar perturbações até à manhã de segunda-feira. Várias companhias ferroviárias decidiram reduzir a frequência e velocidade dos comboios. A circulação dos ferries no canal da Mancha, entre Calais e Dover, foi interrompida ao meio-dia “até nova ordem”.

A tempestade levou também ao adiamento de vários jogos de futebol no Reino Unido, assim como do jogo Escócia-Inglaterra do Torneio das Seis Nações de râguebi feminino e de corridas de cavalos.

Na Irlanda, colocada em alerta laranja por risco de inundações nas regiões costeiras, 10 mil habitações e empresas ficaram sem eletricidade.

O transporte aéreo na Bélgica e Alemanha foi igualmente afetado e no norte deste último país foram ainda anuladas ligações ferroviárias regionais.

No Luxemburgo, os alunos das escolas públicas estão dispensados das aulas na segunda-feira, devido ao alerta de tempestade para esse dia, quando são esperados em França ventos até 140 quilómetros por hora.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …