A decisão foi distribuir as 100 mil libras por quatro organizações de caridade da região de Liverpool.
David Clarke, investigador, autor de artigos sobre finanças e motorista de entregas de 34 anos, de Toxteth, Liverpool, optou por distribuir a sua herança de 100 mil libras pela comunidade em vez de mantê-la para si.
Movido pelo desejo de fazer uma diferença tangível numa das áreas economicamente mais desfavorecidas do Reino Unido, Clarke confiou a alocação deste montante a 12 habitantes locais selecionados aleatoriamente.
A abordagem inovadora de Clarke começou com cartas a 600 domicílios no distrito L8 de Liverpool, uma área conhecida pelos seus desafios económicos. Apesar do ceticismo inicial — apenas 40 respostas foram recebidas, muitas a duvidar da legitimidade da oferta — Clarke reuniu um grupo diversificado para decidir sobre o melhor uso dos fundos, realçando que os indivíduos escolhidos não poderiam ficar com o dinheiro, para que o foco permanecesse na melhoria da comunidade.
“As pessoas realmente abraçaram e levaram a sério e havia muita paixão e energia no espaço”, revela Clarke à BBC. A decisão unânime foi apoiar iniciativas que beneficiassem um espetro amplo da comunidade — de crianças a idosos.
Os beneficiários deste esforço filantrópico único foram quatro organizações, cada uma a receber 25 mil libras: O centro comunitário The Florrie, a rede de escolas colaborativas The Dingle, Granby e Toxteth; a organização de caridade infantil The Team Oasis e o Trust de Desenvolvimento de Granby e Toxteth.
“O dinheiro é muito necessário aqui. Sentimos que era importante que todos, desde crianças a reformados, pudessem beneficiar do dinheiro. Depois de decidirmos a quem daríamos o dinheiro, tivemos que entregá-lo sem condições. Confiamos neles para saber em que era necessário gastá-lo”, refere Lindsay Challoner-Eke, uma das 12 pessoas envolvidas no processo de alocação.
Através do seu site, Wealth Shared, Clarke documentou os resultados do projeto, esperando inspirar outras pessoas com meios financeiros a considerarem a filantropia focada na comunidade como uma forma de utilizar a riqueza excedente.