Ursula von der Leyen admite que um Brexit sem acordo seria “catastrófico” (e pode dar mais tempo ao Reino Unido)

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von Der Leyen, ministra da Defesa alemã

A presidente indigitada da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse-se na quarta-feira disposta a dar mais tempo ao Reino Unido para sair da União Europeia (UE), prolongando o atual prazo de 31 de outubro.

“Se o Reino Unido precisa de mais tempo, estou de acordo em conceder-lhe mais tempo. Um ‘brexit’ sem acordo seria catastrófico”, declarou a alemã num debate com o grupo dos Verdes no Parlamento Europeu (PE), segundo informou o Sapo 24, citando a agência Lusa.

A ainda ministra da Defesa alemã disse também que “a porta da UE está aberta”, mesmo no caso de o Reino Unido decidir revogar o ‘brexit’.

Horas antes, quando se reuniu com os liberais do grupo Renovar a Europa (RE), Ursula von der Leyen afirmou que gostava que o Reino Unido permanecesse na UE, mas reafirmou aquela que é a posição de sempre da Comissão e do Conselho, que não há margem para qualquer alteração ao acordo de saída negociado entre Londres e Bruxelas.

“O ‘brexit’ não é o fim, mas o princípio de uma relação futura. É de uma importância decisiva termos uma boa cooperação”, disse.

Ursula von der Leyen tem estado a reunir-se com os principais grupos políticos do PE, em busca do apoio de que necessita para se tornar presidente da Comissão Europeia.

O seu nome foi escolhido pelo Conselho Europeu há uma semana, depois de uma longa maratona negocial, processo que desagradou às famílias políticas sobretudo porque os líderes europeus não respeitaram o modelo dos “candidatos principais”, ou ‘Spitzenkandidat’, que fora introduzido em 2014 e que o PE queria que continuasse a servir para a eleição do presidente da Comissão.

Ursula von der Leyen precisa agora de apoio para vencer a votação agendada para a próxima terça-feira, na qual o seu nome tem de ser aprovado por maioria absoluta dos 751 eurodeputados.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …