Brexit pode fazer subir 40% o preço da comida no Reino Unido

A saída não negociada da União Europeia pode trazer consequências no setor da alimentação. O preço da comida pode subir em mais de 40%.

A imposição de tarifas comerciais, que aconteceria após uma saída não negociada da União Europeia (UE), pode elevar o preço de alguns alimentos no Reino Unido em mais de 40%, alertou, esta quinta-feira, o Consórcio de Retalhistas Britânicos (BRC, em inglês).

Se o Reino Unido romper os seus laços com a UE, no dia 29 de março, sem ter ratificado um acordo sobre os termos dessa saída, o país pode sofrer atrasos nas alfândegas e escassez de alimentos frescos como carne, pescado, fruta e vegetais, segundo esse organismo.

O grupo retalhista realçou que 90% da alface, 80% dos tomates e 70% da fruta que se comercializa no Reino Unido se produz no bloco comunitário ou chega às ilhas britânicas através de algum dos 27 restantes países-membros.

Além das novas tarifas, aumentariam o preço dos alimentos devido à previsível desvalorização da libra esterlina frente ao euro e ao custo associado a novos controlos alfandegários.

“As nossas cadeias de abastecimento estão profundamente integradas, com ingredientes alimentares que procedem tanto da Irlanda, como do resto da União Europeia”, afirmou à agência Press Association, o assessor de política internacional do BRC, William Bain.

“Os nossos membros continuam a trabalhar arduamente para planear qualquer possível eventualidade, mas a incerteza atual está a danificar a nossa indústria e tem um impacto nos nossos consumidores”, acrescentou.

O grupo empresarial britânico calcula que um “Brexit” duro pode representar tarifas de 42% à importação de queijo cheddar, 40% sobre a carne, 21% no tomate e 15,5% às maçãs.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …