/

Brexit pode ser adiado para o fim de 2019

Sean Dempsey / EPA

-

A saída efetiva do Reino Unido da União Europeia pode ser adiada até ao final de 2019, motivada por dificuldades encontradas pela administração britânica e devido às eleições em França e na Alemanha, avança o jornal Sunday Times.

O Governo da primeira-ministra Theresa May indicou que pretende invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa no início de 2017.

O recurso a este artigo dá início a um período de negociações de dois anos, ao fim dos quais o país em causa abandona a União.

Se o processo for ativado no início de 2017, tal significaria uma saída efetiva no início de 2019.

No entanto, de acordo com o jornal Sunday Times, os ministros britânicos terão prevenido os responsáveis do setor financeiro da City de Londres que o recurso ao artigo 50.º pode acontecer no final de 2017, o que empurraria o ‘brexit’ para o final de 2019.

“Os ministros acreditam agora que o processo pode ser atrasado para o outono de 2017”, disse ao jornal uma fonte da City, sob anonimato, que diz ter discutido a questão com dois ministros.

“Não têm as infraestruturas para as pessoas que têm de contratar. Dizem que nem sabem quais são as perguntas certas a colocar quando finalmente começarem a negociar com a Europa”, disse a mesma fonte.

Um ministro do atual Governo disse ainda ao jornal que o calendário das eleições alemãs e francesas criou “alguns desafios”.

A França tem eleições presidenciais em abril e maio do próximo ano, e a Alemanha no outono.

May criou um ministério para gerir as negociações do ‘brexit’, após o referendo de 23 de junho em que os britânicos decidiram sair da União Europeia, mas o ministro em causa, David Davis, ainda só contratou metade da equipa que necessita.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.