Brexit pode ser adiado para o fim de 2019

Sean Dempsey / EPA

-

A saída efetiva do Reino Unido da União Europeia pode ser adiada até ao final de 2019, motivada por dificuldades encontradas pela administração britânica e devido às eleições em França e na Alemanha, avança o jornal Sunday Times.

O Governo da primeira-ministra Theresa May indicou que pretende invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa no início de 2017.

O recurso a este artigo dá início a um período de negociações de dois anos, ao fim dos quais o país em causa abandona a União.

Se o processo for ativado no início de 2017, tal significaria uma saída efetiva no início de 2019.

No entanto, de acordo com o jornal Sunday Times, os ministros britânicos terão prevenido os responsáveis do setor financeiro da City de Londres que o recurso ao artigo 50.º pode acontecer no final de 2017, o que empurraria o ‘brexit’ para o final de 2019.

“Os ministros acreditam agora que o processo pode ser atrasado para o outono de 2017”, disse ao jornal uma fonte da City, sob anonimato, que diz ter discutido a questão com dois ministros.

“Não têm as infraestruturas para as pessoas que têm de contratar. Dizem que nem sabem quais são as perguntas certas a colocar quando finalmente começarem a negociar com a Europa”, disse a mesma fonte.

Um ministro do atual Governo disse ainda ao jornal que o calendário das eleições alemãs e francesas criou “alguns desafios”.

A França tem eleições presidenciais em abril e maio do próximo ano, e a Alemanha no outono.

May criou um ministério para gerir as negociações do ‘brexit’, após o referendo de 23 de junho em que os britânicos decidiram sair da União Europeia, mas o ministro em causa, David Davis, ainda só contratou metade da equipa que necessita.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …

Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais. O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono …