Período de transição do Brexit. Governo britânico rejeita estender prazo

Neil Hall / EPA

O período de transição nas negociações com a União Europeia termina a 1 de janeiro de 2021 e o Governo britânico rejeita a hipótese de uma extensão do prazo.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, e o presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, concordam na necessidade de estender o prazo para além de 1 de janeiro e levantaram essa hipótese nesta segunda-feira.

A extensão tem como objetivo dar às autoridades britânicas mais disponibilidade para gerir os efeitos da pandemia, uma ideia que ganhou força depois da deteção de uma nova variante do vírus a circular em território britânico.

No entanto, um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson assegurou que nada mudou na posição de Londres face ao período de transição.

Irá terminar a 31 de dezembro, essa continua a ser a nossa posição. Precisamos de ratificar qualquer acordo antes de 1 de janeiro, o que significa que há pouco tempo e é por isso que os nossos negociadores continuam a trabalhar duro”, disse o porta-voz, citado pelo Público.

Mesmo que não haja acordo, o Reino Unido tem capacidade para “prosperar”, assegurou Boris Johnson, ao final desta segunda-feira. “As regras da Organização Mundial de Comércio serão mais do que satisfatórias para o Reino Unido. E nós podemos certamente enfrentar [o que virá].”

A política de pescas, as regras de concorrência e os mecanismos de resolução de disputas continuam a ser os três grandes temas a interferir neste impasse negocial. Qualquer acordo alcançado terá ainda de passar pelo crivo do Parlamento Europeu e do Parlamento britânico.

O Reino Unido abandonou a União Europeia a 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31. Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, para além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …