/

Brexit já custou 4,4 mil milhões de libras ao Reino Unido. Orçamento total é de 6,3 mil milhões

(h) Jessica Taylor / UK Parliament / EPA

O Governo britânico já gastou 4,4 mil milhões de libras (equivalente a cinco mil milhões de euros) na saída da União Europeia. A maioria das verbas foi utilizada na contratação de funcionários, construção e remodelação de infraestruturas, consultoria externa e campanhas de publicidade.

Segundo o órgão responsável pela auditoria das contas do executivo, respetivos ministérios e agências do Estado britânico, o Governo conservador utilizou, até ao momento, 70% do orçamento total de 6,3 mil milhões de libras que disponibilizou para preparar o país para o Brexit, no período entre o referendo de junho de 2016 e o dia da saída da UE, 31 de janeiro.

De acordo com o jornal Público, mais de metade do dinheiro foi gasto por três departamentos: Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais; Interior; e Alfândega e Assuntos Fiscais.

Dos 4,4 mil milhões, 1,9 mil milhões serviram para contratar staff, sendo que, em outubro atingiu-se o número máximo de pessoal envolvido nos preparativos, estimado em cerca de 22 mil funcionários públicos.

Foram gastos 1,5 mil milhões de libras na construção e melhoramento das infraestruturas e vias de comunicação em redor dos principais portos do país, particularmente no condado de Kent e nos acessos entre a cidade portuária de Dover, onde chega grande parte dos navios e camiões de mercadorias, vindos da Europa. Foram alocados 50 milhões de libras às empresas de ferry e 33 milhões ao Eurotúnel – que liga Folkestone (Inglaterra) a Calais (França).

Fora destas contas, ficam ainda as 39 mil milhões de libras que o Reino Unido terá de pagar à UE nos termos do acordo de divórcio.

Em declarações à BBC, Meg Hillier, que preside à comissão de Contas Públicas da Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, disse-se satisfeita com a publicação do relatório e criticou o Governo de Boris Johnson por estar constantemente a “esconder” os números dos contribuintes britânicos. “A população tem sido mantida na ignorância sobre aquilo que Governo anda a fazer. A informação é limitada e o Tesouro parece estar pouco preocupado com a falta de transparência”, acusou a deputada do Partido Trabalhista.

Com o Reino Unido e a UE oficialmente em negociações para um novo acordo de parceria económica e face a um cenário potencial de no deal no final de dezembro deste ano, resta apenas saber se os 6,3 mil milhões serão suficientes para cobrir as despesas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.