O Brexit custa mais de 500 milhões de euros por semana ao Reino Unido

O Brexit custa já 500 milhões de libras, cerca de 560 milhões de euros, por semana ao Reino Unido, segundo um estudo divulgado pelo Centro para a Reforma Europeia (CER), com sede em Londres.

De acordo com dados revelados este domingo pelo “think tank” Centro para a Reforma Europeia, a economia britânica é agora menor em 2,5% do que se o Reino Unido tivesse votado para permanecer na União Europeia (UE) no referendo de 23 de junho de 2016.

Segundo o estudo, as finanças públicas britânicas foram reduzidas em 26.000 milhões de libras (29.150 milhões de euros) por ano, o equivalente a mais de metade do orçamento da Defesa do país.

O valor contrasta com o “dividendo” de 350 milhões de libras (cerca de 392 milhões de euros) que a campanha para a saída da União Europeia prometia antes do referendo, lembra o jornal “The Guardian”.

Além disso, o CER aponta para uma descida do défice para 0,1% do PIB se o Reino Unido não tivesse votado a favor da saída da UE. O modelo usado pelo “think tank” sobre os custos do ‘Brexit’ examinou o seu impacto até o final de junho.

Os investigadores do centro criaram um modelo sobre como a economia teria evoluído se tivesse ganho a permanência do Reino Unido na UE no referendo. Uma estimativa anterior sugeria que a economia britânica teria sido 2,1% menor no final do primeiro trimestre de 2018.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora os britânicos a quem alguns políticos andaram a vender sonhos e mentiras, só tem que exigir soluções a esses políticos de bosta!..
    Aquele que era anti-UE e que fugiu quando o sim ao Brexit venceu o referendo, o que diz agora?!
    Pois…

RESPONDER

A maior lixeira da China ficou cheia 25 anos antes do previsto

O maior depósito de lixo da China, Jiangcungou, na cidade de Xi'an, já está cheio, 25 anos antes da altura prevista. O aterro tinha sido preparado para receber 2500 toneladas de resíduos por dia. Porém, de …

Cigarros eletrónicos podem prejudicar o coração mais do que os cigarros comuns

Há muito que está provado que fumar é uma das principais causas de mortes por doenças cardíacas. Agora, há evidências crescentes de que os cigarros eletrónicos podem causar danos ao coração. Em dois estudos que serão …

Sindicato dos Magistrados acusa Conselho Superior de fazer escolhas pessoais

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) acusou, esta segunda-feira, o Conselho Superior do Ministério Público de escolher os procuradores para os departamentos mais importantes da investigação criminal por preferências pessoais. Em comunicado, o Sindicato …

Esta empresa está a produzir "carne" feita de ar

Enquanto várias startups estão a vender "carne" feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar. A ideia não é nova, uma vez que …

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …