Brasil recebe a sua primeira convenção nacional de terraplanistas

A cidade de São Paulo, no Brasil, vai receber a sua primeira convenção nacional de terraplanistas este domingo, dia 10 de novembro.

De acordo com o site da convenção, a Flat Con Brasil é organizada pelo jornalista Jean Ricardo G. Martins, que promove eventos e terraplanista desde 2015, e tem como objetivo discutir esta corrente, assunto “que está na agenda dos média” de todo o mundo.

“Tratada como ‘teoria da conspiração’ por muitos, esta ciência é estudada por diversos professores e académicos que mostram, através de provas empíricas, que não vivemos num globo, e sim, num mundo plano e estacionário“, pode ler-se.

“Não é moda e muito menos um fenómeno passageiro. Esta onda mundial começou com força em 2015 e uniu as pessoas em torno de um único objetivo: provar que não vivemos num globo como fomos educados na escola e que a NASA e as demais agências mentem”.

Para a conferência, há dois tipos de bilhetes à venda: o promocional, que custa 50 reais (11 euros) e dá acesso a todas as palestras, e um outro de 110 reais (25 euros) que, para além das palestras, incluiu uma camisola oficial do evento, uma caneta personalizada e a Revista Terra Plana. A compra dos ingresso é feita online.

Entre os palestrantes, enumera o jornal britânico The Guardian, estão vários youtubers, entre os quais o “Professor Terra Plana”, que divulga vídeos intitulados de “25 exemplos que provam que a NASA é uma fraude” ou “A gravidade não existe”.

O canal do “Professor Terra Plana” conta com cerca de 29.000 subscritores.

À semelhança do que aconteceu com o Reino Unido e Estados Unidos, a teoria da Terra Plana têm ganho força no Brasil: 7% da população (10 milhões de brasileiros) acredita no terraplanismo, segundo dados do Datafolha, que aponta que esta crença tem a a incidir mais sobre a população religiosa e com menos estudos.

Recentemente, Olavo Carvalho, filósofo e conservador brasileiro, que é também astrólogo e guru do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi criticado no Twitter quando falava sobre o terraplanismo.  “Não estudei o assunto da Terra Plana. Acabei de ver alguns vídeos de procedimento experimentais que mostram a planicidade das superfícies aquáticas e, até agora, não consegui encontrar nada para refutá-los”, escreveu.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Só falta os cientistas da Terra côncava! A seguir vêm os cientistas da Terra quadrada! Há Terra para todos os gostos da seita-ciência !

    • Vai ver que, na volta ela é um poliedro banhada por um oceano de estupidez… Agora incide mais nesta face, mais logo noutra….

    • A mim tanto me faz o que a ciencia diz ou deixa de dizer, não é por ela dizer que a terra é retangular ou seja lá o que for que a comida aparece no meu prato. Portanto eu quero mesmo é que ela vá a bardame***.

  2. Tinha de ser no Brasil. Brasil e EUA, verso e anverso da mesma moeda. Até nos idiotas que têm como presidente…. Enfim, os colonos britânicos não diferem muito dos colonos portugueses…

    • É isso, conseguiram tornar o povo analfabeto e agora fazem dele o que quiserem. E o Problema é que vai demorar gerações até voltar ao normal.

  3. Não vejo nada de mais em acreditar na Terra plana. Não houve quem acreditasse e votasse no Bolsonaro, no Trump? Comparado com isso a Terra plana até parece ter alguma lógica…

  4. A única coisa que não conseguem explicar é só um pormenor sem importância: o pôr do sol, é que num plano não era possível. Mas isto não tem interesse nenhum

    • LOL! De grande importância! E mais, não conseguem explicar as diferentes constelações visíveis no hemisfério sul , diferentes das do norte, já para não falar de estrela polar que indica o Norte e Sigma Octantis indica o Sul, no hemisfério sul… E ainda há mais mas as cabeças planas não conseguem perceber, só indico o que pode ser mais fácil de eles entenderem.
      Enfim, esta psyop só demonstra que há pessoas que acreditam em tudo cegamente, facilmente manipuláveis, principalmente se mete religião ao barulho.

  5. Para percebermos o porquê desta maluquice estar a ganhar adeptos e quem é o alvo tipo, temos que perceber o que está no seu centro: De uma forma simples (de quem já leu alguma coisa sobre o assunto) a «terra plana» devolve a Terra, o Homem e por fim Deus, ao centro do universo sendo este último, o seu objetivo final.

    Esta ‘teoria’, e peço desculpa a todas as teorias legitimas por ficarem aqui associadas pelo termo a esta maluquice, tem como objetivo a devolução de Deus ao centro do Universo – leia-se «quotidiano», porque esta gente não consegue pensar para lá disso.

    De acordo com os malucos, o conceito de Universo tal como o conhecemos, mais não é que um elaborado embuste que visa apenas e só afastar a humanidade de Deus.

    Percebendo isto, facilmente percebemos quem são os alvos e os locais onde a «terra plana» tem solo fértil para crescer: Salvo raras exceções, tratam-se de indivíduos/populações profundamente religiosos roçando já (digo eu) o fanatismo e ignorantes.

  6. Quero lá saber da ciência que diz que a terra é plana ou retangular, para mim é tudo igual, a ciência diz muita merd@ mas não paga a minha renda nem coloca a comida no meu prato.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …