Brasil recebe a sua primeira convenção nacional de terraplanistas

A cidade de São Paulo, no Brasil, vai receber a sua primeira convenção nacional de terraplanistas este domingo, dia 10 de novembro.

De acordo com o site da convenção, a Flat Con Brasil é organizada pelo jornalista Jean Ricardo G. Martins, que promove eventos e terraplanista desde 2015, e tem como objetivo discutir esta corrente, assunto “que está na agenda dos média” de todo o mundo.

“Tratada como ‘teoria da conspiração’ por muitos, esta ciência é estudada por diversos professores e académicos que mostram, através de provas empíricas, que não vivemos num globo, e sim, num mundo plano e estacionário“, pode ler-se.

“Não é moda e muito menos um fenómeno passageiro. Esta onda mundial começou com força em 2015 e uniu as pessoas em torno de um único objetivo: provar que não vivemos num globo como fomos educados na escola e que a NASA e as demais agências mentem”.

Para a conferência, há dois tipos de bilhetes à venda: o promocional, que custa 50 reais (11 euros) e dá acesso a todas as palestras, e um outro de 110 reais (25 euros) que, para além das palestras, incluiu uma camisola oficial do evento, uma caneta personalizada e a Revista Terra Plana. A compra dos ingresso é feita online.

Entre os palestrantes, enumera o jornal britânico The Guardian, estão vários youtubers, entre os quais o “Professor Terra Plana”, que divulga vídeos intitulados de “25 exemplos que provam que a NASA é uma fraude” ou “A gravidade não existe”.

O canal do “Professor Terra Plana” conta com cerca de 29.000 subscritores.

À semelhança do que aconteceu com o Reino Unido e Estados Unidos, a teoria da Terra Plana têm ganho força no Brasil: 7% da população (10 milhões de brasileiros) acredita no terraplanismo, segundo dados do Datafolha, que aponta que esta crença tem a a incidir mais sobre a população religiosa e com menos estudos.

Recentemente, Olavo Carvalho, filósofo e conservador brasileiro, que é também astrólogo e guru do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi criticado no Twitter quando falava sobre o terraplanismo.  “Não estudei o assunto da Terra Plana. Acabei de ver alguns vídeos de procedimento experimentais que mostram a planicidade das superfícies aquáticas e, até agora, não consegui encontrar nada para refutá-los”, escreveu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Só falta os cientistas da Terra côncava! A seguir vêm os cientistas da Terra quadrada! Há Terra para todos os gostos da seita-ciência !

    • Vai ver que, na volta ela é um poliedro banhada por um oceano de estupidez… Agora incide mais nesta face, mais logo noutra….

    • A mim tanto me faz o que a ciencia diz ou deixa de dizer, não é por ela dizer que a terra é retangular ou seja lá o que for que a comida aparece no meu prato. Portanto eu quero mesmo é que ela vá a bardame***.

  2. Tinha de ser no Brasil. Brasil e EUA, verso e anverso da mesma moeda. Até nos idiotas que têm como presidente…. Enfim, os colonos britânicos não diferem muito dos colonos portugueses…

    • É isso, conseguiram tornar o povo analfabeto e agora fazem dele o que quiserem. E o Problema é que vai demorar gerações até voltar ao normal.

  3. Não vejo nada de mais em acreditar na Terra plana. Não houve quem acreditasse e votasse no Bolsonaro, no Trump? Comparado com isso a Terra plana até parece ter alguma lógica…

  4. A única coisa que não conseguem explicar é só um pormenor sem importância: o pôr do sol, é que num plano não era possível. Mas isto não tem interesse nenhum

    • LOL! De grande importância! E mais, não conseguem explicar as diferentes constelações visíveis no hemisfério sul , diferentes das do norte, já para não falar de estrela polar que indica o Norte e Sigma Octantis indica o Sul, no hemisfério sul… E ainda há mais mas as cabeças planas não conseguem perceber, só indico o que pode ser mais fácil de eles entenderem.
      Enfim, esta psyop só demonstra que há pessoas que acreditam em tudo cegamente, facilmente manipuláveis, principalmente se mete religião ao barulho.

  5. Para percebermos o porquê desta maluquice estar a ganhar adeptos e quem é o alvo tipo, temos que perceber o que está no seu centro: De uma forma simples (de quem já leu alguma coisa sobre o assunto) a «terra plana» devolve a Terra, o Homem e por fim Deus, ao centro do universo sendo este último, o seu objetivo final.

    Esta ‘teoria’, e peço desculpa a todas as teorias legitimas por ficarem aqui associadas pelo termo a esta maluquice, tem como objetivo a devolução de Deus ao centro do Universo – leia-se «quotidiano», porque esta gente não consegue pensar para lá disso.

    De acordo com os malucos, o conceito de Universo tal como o conhecemos, mais não é que um elaborado embuste que visa apenas e só afastar a humanidade de Deus.

    Percebendo isto, facilmente percebemos quem são os alvos e os locais onde a «terra plana» tem solo fértil para crescer: Salvo raras exceções, tratam-se de indivíduos/populações profundamente religiosos roçando já (digo eu) o fanatismo e ignorantes.

  6. Quero lá saber da ciência que diz que a terra é plana ou retangular, para mim é tudo igual, a ciência diz muita merd@ mas não paga a minha renda nem coloca a comida no meu prato.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …