Brasil recebe a sua primeira convenção nacional de terraplanistas

A cidade de São Paulo, no Brasil, vai receber a sua primeira convenção nacional de terraplanistas este domingo, dia 10 de novembro.

De acordo com o site da convenção, a Flat Con Brasil é organizada pelo jornalista Jean Ricardo G. Martins, que promove eventos e terraplanista desde 2015, e tem como objetivo discutir esta corrente, assunto “que está na agenda dos média” de todo o mundo.

“Tratada como ‘teoria da conspiração’ por muitos, esta ciência é estudada por diversos professores e académicos que mostram, através de provas empíricas, que não vivemos num globo, e sim, num mundo plano e estacionário“, pode ler-se.

“Não é moda e muito menos um fenómeno passageiro. Esta onda mundial começou com força em 2015 e uniu as pessoas em torno de um único objetivo: provar que não vivemos num globo como fomos educados na escola e que a NASA e as demais agências mentem”.

Para a conferência, há dois tipos de bilhetes à venda: o promocional, que custa 50 reais (11 euros) e dá acesso a todas as palestras, e um outro de 110 reais (25 euros) que, para além das palestras, incluiu uma camisola oficial do evento, uma caneta personalizada e a Revista Terra Plana. A compra dos ingresso é feita online.

Entre os palestrantes, enumera o jornal britânico The Guardian, estão vários youtubers, entre os quais o “Professor Terra Plana”, que divulga vídeos intitulados de “25 exemplos que provam que a NASA é uma fraude” ou “A gravidade não existe”.

O canal do “Professor Terra Plana” conta com cerca de 29.000 subscritores.

À semelhança do que aconteceu com o Reino Unido e Estados Unidos, a teoria da Terra Plana têm ganho força no Brasil: 7% da população (10 milhões de brasileiros) acredita no terraplanismo, segundo dados do Datafolha, que aponta que esta crença tem a a incidir mais sobre a população religiosa e com menos estudos.

Recentemente, Olavo Carvalho, filósofo e conservador brasileiro, que é também astrólogo e guru do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi criticado no Twitter quando falava sobre o terraplanismo.  “Não estudei o assunto da Terra Plana. Acabei de ver alguns vídeos de procedimento experimentais que mostram a planicidade das superfícies aquáticas e, até agora, não consegui encontrar nada para refutá-los”, escreveu.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Só falta os cientistas da Terra côncava! A seguir vêm os cientistas da Terra quadrada! Há Terra para todos os gostos da seita-ciência !

    • Vai ver que, na volta ela é um poliedro banhada por um oceano de estupidez… Agora incide mais nesta face, mais logo noutra….

    • A mim tanto me faz o que a ciencia diz ou deixa de dizer, não é por ela dizer que a terra é retangular ou seja lá o que for que a comida aparece no meu prato. Portanto eu quero mesmo é que ela vá a bardame***.

  2. Tinha de ser no Brasil. Brasil e EUA, verso e anverso da mesma moeda. Até nos idiotas que têm como presidente…. Enfim, os colonos britânicos não diferem muito dos colonos portugueses…

    • É isso, conseguiram tornar o povo analfabeto e agora fazem dele o que quiserem. E o Problema é que vai demorar gerações até voltar ao normal.

  3. Não vejo nada de mais em acreditar na Terra plana. Não houve quem acreditasse e votasse no Bolsonaro, no Trump? Comparado com isso a Terra plana até parece ter alguma lógica…

  4. A única coisa que não conseguem explicar é só um pormenor sem importância: o pôr do sol, é que num plano não era possível. Mas isto não tem interesse nenhum

    • LOL! De grande importância! E mais, não conseguem explicar as diferentes constelações visíveis no hemisfério sul , diferentes das do norte, já para não falar de estrela polar que indica o Norte e Sigma Octantis indica o Sul, no hemisfério sul… E ainda há mais mas as cabeças planas não conseguem perceber, só indico o que pode ser mais fácil de eles entenderem.
      Enfim, esta psyop só demonstra que há pessoas que acreditam em tudo cegamente, facilmente manipuláveis, principalmente se mete religião ao barulho.

  5. Para percebermos o porquê desta maluquice estar a ganhar adeptos e quem é o alvo tipo, temos que perceber o que está no seu centro: De uma forma simples (de quem já leu alguma coisa sobre o assunto) a «terra plana» devolve a Terra, o Homem e por fim Deus, ao centro do universo sendo este último, o seu objetivo final.

    Esta ‘teoria’, e peço desculpa a todas as teorias legitimas por ficarem aqui associadas pelo termo a esta maluquice, tem como objetivo a devolução de Deus ao centro do Universo – leia-se «quotidiano», porque esta gente não consegue pensar para lá disso.

    De acordo com os malucos, o conceito de Universo tal como o conhecemos, mais não é que um elaborado embuste que visa apenas e só afastar a humanidade de Deus.

    Percebendo isto, facilmente percebemos quem são os alvos e os locais onde a «terra plana» tem solo fértil para crescer: Salvo raras exceções, tratam-se de indivíduos/populações profundamente religiosos roçando já (digo eu) o fanatismo e ignorantes.

  6. Quero lá saber da ciência que diz que a terra é plana ou retangular, para mim é tudo igual, a ciência diz muita merd@ mas não paga a minha renda nem coloca a comida no meu prato.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …