Brasil recebe a sua primeira convenção nacional de terraplanistas

A cidade de São Paulo, no Brasil, vai receber a sua primeira convenção nacional de terraplanistas este domingo, dia 10 de novembro.

De acordo com o site da convenção, a Flat Con Brasil é organizada pelo jornalista Jean Ricardo G. Martins, que promove eventos e terraplanista desde 2015, e tem como objetivo discutir esta corrente, assunto “que está na agenda dos média” de todo o mundo.

“Tratada como ‘teoria da conspiração’ por muitos, esta ciência é estudada por diversos professores e académicos que mostram, através de provas empíricas, que não vivemos num globo, e sim, num mundo plano e estacionário“, pode ler-se.

“Não é moda e muito menos um fenómeno passageiro. Esta onda mundial começou com força em 2015 e uniu as pessoas em torno de um único objetivo: provar que não vivemos num globo como fomos educados na escola e que a NASA e as demais agências mentem”.

Para a conferência, há dois tipos de bilhetes à venda: o promocional, que custa 50 reais (11 euros) e dá acesso a todas as palestras, e um outro de 110 reais (25 euros) que, para além das palestras, incluiu uma camisola oficial do evento, uma caneta personalizada e a Revista Terra Plana. A compra dos ingresso é feita online.

Entre os palestrantes, enumera o jornal britânico The Guardian, estão vários youtubers, entre os quais o “Professor Terra Plana”, que divulga vídeos intitulados de “25 exemplos que provam que a NASA é uma fraude” ou “A gravidade não existe”.

O canal do “Professor Terra Plana” conta com cerca de 29.000 subscritores.

À semelhança do que aconteceu com o Reino Unido e Estados Unidos, a teoria da Terra Plana têm ganho força no Brasil: 7% da população (10 milhões de brasileiros) acredita no terraplanismo, segundo dados do Datafolha, que aponta que esta crença tem a a incidir mais sobre a população religiosa e com menos estudos.

Recentemente, Olavo Carvalho, filósofo e conservador brasileiro, que é também astrólogo e guru do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi criticado no Twitter quando falava sobre o terraplanismo.  “Não estudei o assunto da Terra Plana. Acabei de ver alguns vídeos de procedimento experimentais que mostram a planicidade das superfícies aquáticas e, até agora, não consegui encontrar nada para refutá-los”, escreveu.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Só falta os cientistas da Terra côncava! A seguir vêm os cientistas da Terra quadrada! Há Terra para todos os gostos da seita-ciência !

    • Vai ver que, na volta ela é um poliedro banhada por um oceano de estupidez… Agora incide mais nesta face, mais logo noutra….

    • A mim tanto me faz o que a ciencia diz ou deixa de dizer, não é por ela dizer que a terra é retangular ou seja lá o que for que a comida aparece no meu prato. Portanto eu quero mesmo é que ela vá a bardame***.

  2. Tinha de ser no Brasil. Brasil e EUA, verso e anverso da mesma moeda. Até nos idiotas que têm como presidente…. Enfim, os colonos britânicos não diferem muito dos colonos portugueses…

    • É isso, conseguiram tornar o povo analfabeto e agora fazem dele o que quiserem. E o Problema é que vai demorar gerações até voltar ao normal.

  3. Não vejo nada de mais em acreditar na Terra plana. Não houve quem acreditasse e votasse no Bolsonaro, no Trump? Comparado com isso a Terra plana até parece ter alguma lógica…

  4. A única coisa que não conseguem explicar é só um pormenor sem importância: o pôr do sol, é que num plano não era possível. Mas isto não tem interesse nenhum

    • LOL! De grande importância! E mais, não conseguem explicar as diferentes constelações visíveis no hemisfério sul , diferentes das do norte, já para não falar de estrela polar que indica o Norte e Sigma Octantis indica o Sul, no hemisfério sul… E ainda há mais mas as cabeças planas não conseguem perceber, só indico o que pode ser mais fácil de eles entenderem.
      Enfim, esta psyop só demonstra que há pessoas que acreditam em tudo cegamente, facilmente manipuláveis, principalmente se mete religião ao barulho.

  5. Para percebermos o porquê desta maluquice estar a ganhar adeptos e quem é o alvo tipo, temos que perceber o que está no seu centro: De uma forma simples (de quem já leu alguma coisa sobre o assunto) a «terra plana» devolve a Terra, o Homem e por fim Deus, ao centro do universo sendo este último, o seu objetivo final.

    Esta ‘teoria’, e peço desculpa a todas as teorias legitimas por ficarem aqui associadas pelo termo a esta maluquice, tem como objetivo a devolução de Deus ao centro do Universo – leia-se «quotidiano», porque esta gente não consegue pensar para lá disso.

    De acordo com os malucos, o conceito de Universo tal como o conhecemos, mais não é que um elaborado embuste que visa apenas e só afastar a humanidade de Deus.

    Percebendo isto, facilmente percebemos quem são os alvos e os locais onde a «terra plana» tem solo fértil para crescer: Salvo raras exceções, tratam-se de indivíduos/populações profundamente religiosos roçando já (digo eu) o fanatismo e ignorantes.

  6. Quero lá saber da ciência que diz que a terra é plana ou retangular, para mim é tudo igual, a ciência diz muita merd@ mas não paga a minha renda nem coloca a comida no meu prato.

RESPONDER

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …