Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco.

Os “leões” dominaram na posse de bola, mas o jogo foi relativamente equilibrado em termos de remates. Porém, quem tem Bas Dost arrisca-se a ter uma vantagem sobre os demais rivais: o holandês fez novo “hat-trick”.

O Jogo explicado em Números

  • Boa entrada do Sporting, a obrigar Marafona a uma boa defesa. Nos primeiros dez minutos a formação leonina registava 67% de posse de bola e o único remate enquadrado. Os “leões” tinham já quatro cantos nesta fase.
  • Mas foi o Braga a marcar, aos 13 minutos, numa jogada em que Rui Fonte acertou na barra e, na recarga, Ricardo Horta atirou a contar para o 1-0. No espaço de 40 segundos os bracarenses remataram três vezes, chegando assim aos quatro disparos, um à baliza.
  • Aos 28 minutos, Daniel Podense entrou para o lugar de Alan Ruiz, obrigado a sair por lesão aparentemente grave no joelho esquerdo. À meia-hora a formação leonina somava já sete remates, mas apenas dois enquadrados, e já oito cantos (recorde numa primeira parte é dez). A pressão era grande mas não surtia efeito. Até que…
  • O árbitro assinalou falta de Rosic sobre… Podense na grande área. Na cobrança, Adrien Silva atirou ao lado.
  • O intervalo aproximava-se com grande pressão dos “leões”, que aos 40 minutos registavam 68% de posse, oito disparos, apenas dois à baliza, e oito cruzamentos de bola corrida. Cruzamentos que nem em Bas Dost encontravam correspondência, pois o holandês não somava qualquer remate nem duelos aéreos ganhos.
  • O Braga em vantagem no descanso, sobretudo graças à forma como soube ser eficaz junto à baliza do Sporting. Lisboetas mais afoitos, talvez algo descrentes, minhotos muito perigosos no contra-golpe. Os 67% de posse e a maior quantidade de remates (9-6) do Sporting não eram suficientes. Ricardo Horta, autor do golo, era o melhor em campo nesta altura, com um GoalPoint Rating de 6.6. O médio somava três remates, um enquadrado, um passe para finalização e três recuperações de bola.
  • Recomeço do jogo praticamente com o golo do empate do Sporting. O árbitro apontou nova grande penalidade, desta feita ao considerar falta de Marcelo Goiano sobre Gelson Martins, e Bas Dost, aos 50 minutos, não perdoou.
  • Muito mais Sporting no arranque do segundo tempo, com quatro remates em apenas 15 minutos, dois deles enquadrados e 60% de posse nesta fase. Braga com apenas uma tentativa.
  • Ao sexto remate do Sporting no segundo tempo, quarto enquadrado, Bas Dost bisou, desta feita de cabeça, após cruzamento de Marvin Zeegelaar da esquerda, aos 75 minutos. Era o corolário lógico do maior pendor ofensivo leonino. Mas a reacção “arsenalista” foi pronta.
  • Praticamente na resposta, aos 79, Pedro Santos cruzou da direita e Rui Fonte concluiu no coração da área, à ponta-de-lança. Foi ao décimo remate dos da casa, quinto enquadrado, ao segundo disparo do português. Mas o jogo tinha reservado um final de loucos e, aos 84 minutos, Schelotto cruzou da direita e Dost fez “hat-trick”.
  • Final da partida, com os “leões” a vencerem em Braga, com três tentos de Bas Dost, quem mais… O domínio pertenceu ao Sporting, com 61% de posse de bola, mas no final, olhando para os remates, os 14-16 (7-8 enquadrados), com vantagem lisboeta, denotam algum equilíbrio. Destaque para os 20 remates realizados dentro das áreas das duas equipas.

O Homem do Jogo

O holandês Bas Dost tem sido o verdadeiro abono de família do Sporting. Em Braga apontou mais um “hat-trick”, chegando  aos 31 golos. Estava algo discreto até ao intervalo, não registando qualquer remate no primeiro tempo. Mas no segundo soltou-se e acabou com quatro, três deles enquadrados, para além de dois passes para finalização e até dois desarmes. Ganhou somente três de dez duelos e terminou com um GoalPoint Rating de 8.8.

Jogadores em foco

  • Ricardo Horta 6.6 – O melhor dos bracarenses e o segundo melhor desta partida. Fez o 1-0 para os da casa e acabou com três remates, um passe para finalização, 13 passes certos em 14 e dois desarmes.
  • Gelson Martins 6.6 – O extremo leonino não marcou nem assistiu, mas foi num lance em que o árbitro assinalou penálti por falta sobre Gelson que Bas Dost chegou ao empate. Terminou com quatro remates, todos eles dentro da área contrária, dois deles enquadrados, e fez dois passes para finalização. Falhou, porém, uma ocasião flagrante.
  • Rui Patrício 6.3 – Num jogo com muitos remates, os dois guarda-redes tiveram bastante trabalho. Patrício fez cinco defesas, três delas a remates dentro da sua área, e fez duas recolhas. Importante neste jogo, tal como foi Marafona…
  • Marafona 6.2 – O guardião do Braga acabou ligeiramente abaixo de Patrício precisamente porque sofreu mais um golo, mas realizou o mesmo número de defesas, cinco, e também de disparos dentro da sua área, três.
  • Rui Fonte 6.1 – Fez um golo à ponta-de-lança e esteve em bom plano. Realizou três remates, dois deles enquadrados, e disputou 17 duelos, tendo ganho sete. Pecou por ter sofrido quatro desarmes.

Resumo

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …