Segurança, empreendedorismo e isenções fiscais. Braga “é o novo El Dorado” dos brasileiros

Cada vez mais brasileiros procuram a cidade de Braga para viver, fugindo assim do custo de vida mais elevado do Porto e Lisboa, noticia o jornal brasileiro O Globo. Segurança, estímulo ao empreendedorismo e isenções fiscais são alguns dos motivos que cativam estes novos habitantes. 

De acordo com o média brasileiro, a população brasileira na cidade minhota passou de 2596 para 6168 em dez anos – um crescimento de 137,6%. Tal como escreve o jornal, estes brasileiros oriundos do outro lado do Atlântico são os “novos bracarenses”.

Além do estilo de vida mais em conta, os migrantes procuram em Braga “bons serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança”.

De acordo com o mesmo jornal, que fez manchete na edição de domingo com o “novo El Dorado dos brasileiros”, a Câmara Municipal de Braga oferece ainda um sistema de incentivos fiscais, podendo até permitir a isenção total, dependendo do volume de investimentos e postos de trabalhos gerados.

“Dizemos, em brincadeira, que o ‘brasileiro’ é a língua oficial de Braga. Até o clima está mais tropical”, afirmou o presidente da autarquia, Ricardo Rio, ao jornal brasileiro.

“Braga é uma cidade mais barata, jovem e com excelente qualidade de vida”, explicou a enfermeira Alessandra Nogueira, que vai abrir com o marido, o advogado Edison Puppim, vai abrir uma pastelaria na cidade. “Porto e Lisboa são [cidades] caras, principalmente o aluguer de apartamentos como o nosso custa 900 euros”, explica.

Em Braga, o casal paga 600 euros por um apartamento T2.

“[Os brasileiros que procuram Braga] são pessoas com recursos económicos e espírito empreendedor, que procuram o desenvolvimento de um projeto de vida. Quem nos procura é encaminhado para a InvestBraga, uma agência pública de consultoria gratuita para a concretização do negócio”, explicou ainda Ricardo Rio.

Devido ao aumento da imigração e da procura de imóveis, o preço das rendas acabou por subir, acompanhado a tendência da procura. No Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da cidade faltam vagas para renovar ou validar autorizações de residência.

Nos últimos 18 meses, a Associação Comercial de Braga registou a inscrição de 11 negócios de brasileiros, segundo a mesma publicação, que dá conta que a capital está a traçar uma tendência inversa. Lisboa perdeu quase 10% dos residentes brasileiros regularizados nos últimos 10 anos e atualmente tem 43 066, segundo dados do SEF.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Venham as brasileiras, ha muito onde elas trabalharem.

    Mas a continuar esta vaga de brasileiros, os que vem para trabalhar sao bem vindos, a criminalidade em Braga ira aumentar.
    Isto porque cerca de 75% e “joio” e o restante “trigo”.
    Alias, quem reside em Braga, ja nota que a criminalidade aumentou!!!!

  2. Podem acolher todos os que estão no distrito de Setúbal(margem sul) ? É que o negócio aqui tá feiu. Nóis aqui parece que estamos em minas.,entendeu..?!

  3. Estou um pouco incrédula: 600€ o aluguel de um apto T2?
    Aqui no Montijo paga-se muito menos e estamos a apenas
    15/20m (dependendo do transito) da Capital.

    • Calma… em Braga não existe só esse T2! Não faltam T2 a metade desse valor!…
      Conheço mais do que um caso em T3 relativamente recentes por ~300€…
      Mas, o que tem a Capital?
      Eu preferiria viver no Montijo do quer na capital!

RESPONDER

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …