/

Segurança, empreendedorismo e isenções fiscais. Braga “é o novo El Dorado” dos brasileiros

11

Cada vez mais brasileiros procuram a cidade de Braga para viver, fugindo assim do custo de vida mais elevado do Porto e Lisboa, noticia o jornal brasileiro O Globo. Segurança, estímulo ao empreendedorismo e isenções fiscais são alguns dos motivos que cativam estes novos habitantes. 

De acordo com o média brasileiro, a população brasileira na cidade minhota passou de 2596 para 6168 em dez anos – um crescimento de 137,6%. Tal como escreve o jornal, estes brasileiros oriundos do outro lado do Atlântico são os “novos bracarenses”.

Além do estilo de vida mais em conta, os migrantes procuram em Braga “bons serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança”.

De acordo com o mesmo jornal, que fez manchete na edição de domingo com o “novo El Dorado dos brasileiros”, a Câmara Municipal de Braga oferece ainda um sistema de incentivos fiscais, podendo até permitir a isenção total, dependendo do volume de investimentos e postos de trabalhos gerados.

“Dizemos, em brincadeira, que o ‘brasileiro’ é a língua oficial de Braga. Até o clima está mais tropical”, afirmou o presidente da autarquia, Ricardo Rio, ao jornal brasileiro.

“Braga é uma cidade mais barata, jovem e com excelente qualidade de vida”, explicou a enfermeira Alessandra Nogueira, que vai abrir com o marido, o advogado Edison Puppim, vai abrir uma pastelaria na cidade. “Porto e Lisboa são [cidades] caras, principalmente o aluguer de apartamentos como o nosso custa 900 euros”, explica.

Em Braga, o casal paga 600 euros por um apartamento T2.

“[Os brasileiros que procuram Braga] são pessoas com recursos económicos e espírito empreendedor, que procuram o desenvolvimento de um projeto de vida. Quem nos procura é encaminhado para a InvestBraga, uma agência pública de consultoria gratuita para a concretização do negócio”, explicou ainda Ricardo Rio.

Devido ao aumento da imigração e da procura de imóveis, o preço das rendas acabou por subir, acompanhado a tendência da procura. No Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da cidade faltam vagas para renovar ou validar autorizações de residência.

Nos últimos 18 meses, a Associação Comercial de Braga registou a inscrição de 11 negócios de brasileiros, segundo a mesma publicação, que dá conta que a capital está a traçar uma tendência inversa. Lisboa perdeu quase 10% dos residentes brasileiros regularizados nos últimos 10 anos e atualmente tem 43 066, segundo dados do SEF.

ZAP //

11 Comments

  1. Venham as brasileiras, ha muito onde elas trabalharem.

    Mas a continuar esta vaga de brasileiros, os que vem para trabalhar sao bem vindos, a criminalidade em Braga ira aumentar.
    Isto porque cerca de 75% e “joio” e o restante “trigo”.
    Alias, quem reside em Braga, ja nota que a criminalidade aumentou!!!!

  2. Podem acolher todos os que estão no distrito de Setúbal(margem sul) ? É que o negócio aqui tá feiu. Nóis aqui parece que estamos em minas.,entendeu..?!

  3. Estou um pouco incrédula: 600€ o aluguel de um apto T2?
    Aqui no Montijo paga-se muito menos e estamos a apenas
    15/20m (dependendo do transito) da Capital.

    • Calma… em Braga não existe só esse T2! Não faltam T2 a metade desse valor!…
      Conheço mais do que um caso em T3 relativamente recentes por ~300€…
      Mas, o que tem a Capital?
      Eu preferiria viver no Montijo do quer na capital!

      • Pô?? eu Sou portugues e moro a 15 minutos de Braga num Regime sem eira nem beira.
        Em Braga não me importava de arranjar um t0. há a menos que isso pra esse tipo??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.