IAMCR2010 / Flickr

Edifício da Universidade do Minho, em Braga
O Bar Académico, em Braga, foi atacado com ‘cocktails molotov’ nesta madrugada de quarta-feira, após um incêndio no domingo, e depois da morte de um estudante de 19 anos que denunciou “minanços” em bebidas de raparigas.
Braga tem estado a ferro e fogo nos últimos dias, depois de vários incidentes que envolvem o Bar Académico (BA) da Associação de Estudantes da Universidade do Minho (UM).
O espaço foi atacado com ‘cocktails molotov’ nesta madrugada de quarta-feira, mas “não chegaram a provocar incêndio”, refere o jornal O Minho. “Um deles nem deflagrou”, aponta a publicação.
Este foi o segundo ataque ao espaço nos últimos dias, após um incêndio provocado por fogo posto ter destruído parcialmente o bar no domingo à noite.
Mas tudo começou na madrugada de sábado, após a morte de um estudante de 19 anos, que foi esfaqueado à porta do Bar Académico, após ter denunciado, alegadamente, que havia pessoas a “minar” as bebidas de raparigas, ou seja, a adulterá-las com drogas.
Manuel Gonçalves, conhecido como “Manu”, estudava na Escola Secundária de Dona Maria II, em Braga, frequentando o 12.º ano de escolaridade.
A sua morte ocorreu numa rixa que terá envolvido cerca de 20 pessoas. O agressor já foi identificado, mas ainda não foi encontrado pela polícia.
O funeral de Manuel Gonçalves realiza-se nesta quinta-feira, 17 de Abril, pelas 14 horas, na freguesia de Gualtar, em Braga.
Bar Académico encerrado por tempo indeterminado
Entretanto, a Universidade do Minho (UM) anunciou o encerramento do Bar Académico por tempo indeterminado, após uma reunião entre o reitor da instituição, o presidente da Associação Académica e elementos da PSP.
“O encerramento do Bar Académico não é definitivo, mas manter-se-á até que seja repensado um modelo de funcionamento que esteja alinhado com os princípios e valores da Associação Académica e da própria universidade”, aponta a UM num comunicado.
“A raiz do problema é mesmo o facto de entrarem pessoas que não pertencem ao nosso ecossistema no bar”, revela o presidente da Associação Académica, Luís Guedes, em declarações ao Correio da Manhã (CM).
O jornal refere que “nenhum dos intervenientes” suspeitos no esfaqueamento de “Manu” estudava na UM.
O edifício onde funciona o Bar Académico é detido pela UM, mas foi cedido à Associação Académica para exploração. Esta, por seu turno, concessionou o espaço a um empresário.
Vários incidentes em Braga nos últimos dias
Nos últimos dias, a cidade de Braga foi abalada por vários incidentes, além dos episódios que envolveram o Bar Académico.
Na madrugada de sexta-feira, foi incendiado o carro oficial do segundo-comandante distrital da PSP de Braga, a cerca de 20 metros de distância da entrada do Comando Distrital de Braga e à 1.ª Esquadra, aponta O Minho.
Nessa mesma noite, arderam dois outros automóveis no centro da cidade.
Já no início da manhã de sábado, “um cidadão iraquiano atirou pedras contra a fachada do Comando Distrital da PSP de Braga, partiu vidros das janelas, estilhaçou vidros de um carro-patrulha e, a seguir, esfaqueou o chefe-supervisor de serviço“, relata ainda O Minho.
Já no início da manhã de sábado, “um cidadão iraquiano atirou pedras contra a fachada do Comando Distrital da PSP de Braga, partiu vidros das janelas, estilhaçou vidros de um carro-patrulha e, a seguir, esfaqueou o chefe-supervisor de serviço“, relata ainda O Minho.
Parece que é dos importados pelo PS (D)… não devemos parar isto?
Passa-se o mesmo que em Leiria, Santarém, Aveiro, Coimbra, Portalegre, Évora, Vila Real, Faro,… população imigrante subiu na ordem dos 20%, preço da habitação disparou, nos últimos 5 anos, mais de 60%, CRIMINALIDADE violenta subiu no último ano, em média entre 10% a 30% nestes Distritos – TUDO percepções.
E cada vez menos Portugueses permanecem no país. Os melhores já sairam. A canalha fica
O Mundo vive en efervescência violenta , é evidente que Países mais ou menos estáveis , sejam invadidos por outras Etnias en busca de segurança . O problema é que quando o copo está cheio , transborda e gere-se uma Anarquia Social descontrolada . Portanto os critérios de acolhimento e integração , são pura e simplesmente rejeitados . Para finalizar , uma pergunta ; A Quem beneficia esta Imigração ilegal ??????? . A Criminalidade não tem Cor nem Nacionalidade especifica , mas esta Imigração descontrolada , só vem aumentar a Violência e nossa Segurança de todos Nós ! . A Data presente , conta-se que as regras de Legalização Criteriosas são ineficazes e en certos casos inaplicáveis !
Continuem a defender estes criminosos e arruaceiros, está a ficar tarde para começar a correr com eles