Boris terá recusado cimeira para estabilizar situação na Irlanda do Norte

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, terá recusado a realização de uma cimeira de urgência com o seu congénere da Irlanda.

De acordo com o The Guardian, a proposta do Governo de Dublin para uma conferência ao mais alto nível tinha como objetivo ajudar a estabilizar a situação, após uma semana de violência na Irlanda do Norte, mas não foi recebida com entusiasmo. O Governo de Boris Johnson estará a resistir a esta intenção.

“A opinião em Dublin é de que a liderança política necessária para estabilizar a situação não se encontra, neste momento, na Irlanda do Norte. É preciso que venha dos dois Governos”, revelou uma fonte ao diário britânico. O Governo da República da Irlanda entende que a situação exige que os dois Governos se sentem à mesa com urgência.

O Público salienta que, da agenda da cimeira, constariam os temas que contribuíram para a violência na Irlanda do Norte, desde já os problemas comerciais e fronteiriços que resultaram do Brexit.

O acordo assinado pelo Governo britânico com a União Europeia (UE) impôs controlos aduaneiros e fronteiriços a algumas mercadorias que circulam entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

Os unionistas rejeitam esta solução por considerarem que, na prática, equivale ao estabelecimento de uma nova fronteira no mar da Irlanda entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

Um dos principais rastilhos dos protestos são as complicações económicas e políticas do acordo. Segundo o diário, os motins não deram sinais de abrandamento durante o fim de semana, com a ocorrência de vários focos de violência.

O Sunday Mirror avança, inclusive, que foram enviadas para a Irlanda do Norte oito unidades de tropas especiais à paisana para conter a situação. O receio das autoridades britânicas é de que os distúrbios se transformem em ataques paramilitares, num regresso aos tempos dos Troubles.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …