Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

Andy Rain / EPA

Boris Johnson

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes de que foi alvo o pessoal médico.

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, tem sido alvo de várias críticas ao longo do período de crise desencadeado pela pandemia de covid-19. Depois de ter sido acusado de ter atrasado o país na resposta ao surto, o governante é agora acusado de desleixo por apenas cerca de dois mil técnicos de saúde terem feito o teste de despistagem.

O primeiro-ministro tem sido apontado como um dos principais culpados pelo rápido crescimento do surto no Reino Unido. De acordo com várias fontes consultadas pelos meios de comunicação britânicos, as acusações são disparadas de todos os lados, com vários responsáveis a tentarem descartar quaisquer culpas pelo atraso no combate à pandemia.

Aliás, segundo o Jornal Económico, são vários os que se tentam afastar de qualquer responsabilidade pelo eventual aconselhamento para que Boris dissesse, numa primeira instância, que via com bons olhos a infeção social como forma de ganhar imunidade.

O secretário do gabintete, Mark Sedwill, é um dos apontados como responsáveis pelo fraco nível de resposta à pandemia. Uma fonte de Downing Street confessou que existe uma “raiva crescente” contra Sedwill, que tem demonstrado não estar à altura dos acontecimentos. Downing Street desmente.

O conselheiro Dominic Cummings também é alvo de críticas: segundo algumas fontes, Cummings estaria por trás da tese da infeção coletiva.

Há, contudo, a possibilidade de as culpas pela pandemia de covid-19 caírem sobre Boris Johnson, o que colocará a sua carreia política em cheque.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tivesses concorrido a Primeiro Ministro de Portugal – por aqui poderias cometer as negligências que quisesses que ainda eras um senhor ….

RESPONDER

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …