Boris Johnson critica estratégia de May: “Vamos para a batalha a acenar com a bandeira branca”

BackBoris2012 / Flickr

O ex-mayor de Londres e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson

O antigo chefe da diplomacia britânica Boris Johnson criticou nesta segunda-feira a política da primeira-ministra Theresa May, sobre o Brexit, considerando que a Grã-Bretanha vai ficar numa posição enfraquecida.

Boris Johnson escreveu nesta segunda feira no Daily Telegraph que o plano de Theresa May de continuar a ter laços com a União Europeia depois do Brexit vai deixar a Grã-Bretanha numa posição enfraquecida.

“Vamos para a batalha a acenar com a bandeira branca“, referiu Boris Johnson, acrescentando que a vitória da União Europeia é “inevitável”.

O antigo chefe da diplomacia britânica considera que Theresa May está a dar aos líderes da União Europeia uma “vitória” sem sequer tentar arranjar um plano para o Brexit que fortaleça a Grã-Bretanha depois de deixar a União Europeia em março.

O gabinete de Downing Street não tardou a responder, afirmando que o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros “não tem novas ideias“, e que o que o país precisa no momento é um “plano sério de liderança”, revela o jornal britânico.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia a 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do Brexit.

O negociador britânico, Davis Davis, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, demitiram-se em julho em desacordo com a forma como estão a decorrer as negociações para a concretização da saída do Reino Unido da UE.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Olhos de cachorrinho" são traço de evolução. Cães desenvolveram músculo para manipular humanos

Quem é que nunca se deixou derreter pelos "olhos de cachorrinho" do melhor amigo do homem? Esse traço característico é um sinal de evolução anatómica dos cães e surgiu como forma de sobrevivência, para conquistar …

Lei das armas de Bolsonaro chumbada no Senado

O plenário do Senado brasileiro rejeitou esta terça-feira um decreto assinado em maio pelo Presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. A flexibilização da posse e do porte …

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …