/

Boris Johnson acusado de fazer promessas contraditórias sobre Brexit

O candidato favorito a líder do Partido Conservador e a primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tem sido acusado de fazer promessas contraditórias sobre o Brexit aos deputados tories para conseguir o apoio destes.

Esta terça-feira, os deputados votam nos seus candidatos favoritos e os que restarem na corrida defrontam-se às 20h00 na BBC, no segundo debate televisivo da campanha, o primeiro em que Johnson marcará presença.

Entre os apoiantes de Johnson encontra-se a maioria dos deputados eurocéticos de linha dura, mas também moderados como o ministro da Saúde, Matt Hancock, o secretário de Estado para as Prisões, Robert Buckland, e o presidente da comissão do Digital, Cultura, Media e Desporto, Damian Collins. O espectro alargado de apoios levanta questões sobre as promessas que Johnson tem feito aos tories, de acordo com o The Guardian.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros terá dito aos eurocéticos de primeira linha, num encontro privado, que o plano para o Brexit da primeira-ministra interina, Theresa May, estava “morto”.

Mas, ao mesmo tempo, Johnson tem afirmado publicamente que, consigo na liderança, haveria apenas uma muito pequena possibilidade de um Brexit sem acordo, reforçando essas garantias em reuniões com conservadores moderados.

Johnson tem conseguido evitar perguntas sobre os seus planos para a saída do Reino Unido da União Europeia, apesar de já ter assegurado publicamente que, com ele, o Brexit acontecerá, com ou sem acordo, no novo prazo, 31 de outubro. No domingo, foi o único ausente no primeiro debate entre os candidatos que se mantêm na corrida.

“Onde está o Boris? Se a sua equipa não lhe permite discutir com cinco colegas bastante amigáveis, como lidará com 27 países europeus?”, perguntou, em tom de crítica, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt.

Na primeira votação, realizada na semana passada, Johnson conseguiu os votos de 114 deputados, mais de um terço da bancada parlamentar conservadora. O seu rival mais próximo é Hunt, que ficou num recuado segundo lugar, com 43 votos.

Na votação desta terça-feira, Johnson deverá reforçar a sua posição como favorito, enquanto o ministro do Interior, Sajid Javid, o ministro para o Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, e Dominic Raab, que foi ministro do Brexit durante quatro meses no ano passado, lutam para conseguir os 33 votos necessários para permanecerem na contenda.

As três candidaturas afirmam-se confiantes de que atingirão esse número mínimo de votos, de acordo com o Expresso. O que for menos votado entre os três será eliminado. Jeremy Hunt e o ministro Ambiente, Michael Gove, já ultrapassaram essa marca, pelo que deverão manter-se na corrida.

Na quarta-feira, segue-se uma nova ronda de votações – e possivelmente uma outra na quinta – até que a disputa fique reduzida a dois candidatos. O par de finalistas será sujeito à votação de todos os membros do Partido Conservador (cerca de 150 mil), devendo o vencedor ser anunciado na semana de 22 de julho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.