/

Boris escreve à função pública. Férias em risco com preparação “urgente” de Brexit sem acordo

5

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enviou uma carta à função pública, instando-a a preparar-se “rapidamente” para um Brexit sem acordo, avança esta sexta-feira a Sky News.

Numa carta enviada na sexta-feira a todos os funcionários públicos do Reino Unido, o primeiro-ministro britânico, que sucedeu a Theresa May, afirma que os trabalhadores devem encaram a possibilidade de uma saída da União Europeia sem qualquer acordo a 31 de outubro como a sua “máxima prioridade”.

Em simultâneo, o governante exige aos funcionários e conselheiros que cancelem as as suas férias de verão, para que fiquem a trabalhar durante todo o mês de agosto para prepara a saída sem acordo, noticia ainda o mesmo canal. Os deputados, por sua vez, estão de férias, só regressando aos trabalhados a 3 de setembro.

O The Guardian escreve que o chefe de gabinete de Boris cancelou mesmo todas as licenças de férias de verão para conselheiros do Governo até 31 de outubro. A decisão levanta novas especulações de que o governo está a planear uma eleição forçada. Também o Politico avança com a mesma informação.

Boris começa por elogiar o serviço “altamente respeitado” e o “trabalho duro” que a função pública tem prestado para a saída, apelando depois à priorização do Brexit.

“Prepararmo-nos rápida e urgentemente para esta possibilidade de uma saída sem acordo será a minha máxima prioridade e será igualmente a máxima prioridade de toda a função pública”, sublinha o chefe de Governo.

“A partir de hoje e até à saída [marcada para 31 de outubro] devemos comunicar claramente ao povo britânico quais são os nossos planos para reavermos o controlo, o que é que as pessoas e as empresas têm de fazer e que apoio lhes vamos prestar”, acrescenta.

“Preferia muito mais sair [da União Europeia] com um acordo”, mas “reconheço que isto pode não acontecer”, pode ler-se ainda na missiva citada pelos média internacionais.

O Reino Unido caminha para um Brexit sem acordo depois de Boris exigir que Bruxelas reveja o acordo que foi firmado com May.

ZAP //

5 Comments

  1. É pena, mas já era esperado que os políticos Britânicos dessem o “dito por não dito”,!
    É só como lhes convém, acordos não existem nem mesmo no papel: “eu quero, posso e mando”….

  2. O pior ministro de sempre do Reino Unido. Estes saem da União Europeia e ficam cada vez mais longe da Europa, mais isolados. Com o tempo vão perceber que é um grande erro.

  3. Grande Boris…
    Tirem a Inglaterra da Ditadura Europeia…
    Onde a comissão europeia dita as regras de todos os países…
    Onde os países dos “Estados Unidos da Europa” perderam a sua soberania…
    Depois nas eleições europeias o partido dde Nigel Farage(brexit) “pulverizou os concorrentes…logo se o povo é soberano e pretende a saída têm q se respeitar a sua decisão , não andar 3 anos as voltas pa ver se cai no esquecimento…
    Estou ctg Boris

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.