Booking abandona a criptomoeda do Facebook

 

Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base da nova criptomoeda, a Libra.

O jornal espanhol El Mundo avança agora que há uma sétima baixa nos apoios a Mark Zuckerberg. A plataforma de reservas turísticas Booking abandonou o projeto, deixando a equipa de fundadores da libra com apenas 21 empresas representadas.

Mark Zuckerberg quer, de acordo com o semanário Expresso, cumprir a data de lançamento da Libra apontada para 2020, mas o projeto vive dias difíceis.

O projeto do fundador do Facebook enfrenta uma resistência cada vez maior por parte dos reguladores e políticos mundiais que consideram que o projeto apresenta riscos de estabilidade financeira e de lavagem de dinheiro e nas últimas semanas tem somado desistências entre o seu número de membros.

Dante Disparte, vice-presidente da Libra, disse, em declarações ao Financial Times, que “mesmo que estejamos prontos para a tecnologia, a parte reguladora é a que mais gera incerteza”.

Face à sucessão de desistências entre os membros fundadores, Dante Disparte já admitiu que o Facebook pode falhar o lançamento da criptomoeda até ao final do próximo ano.

“Precisamos de ter certeza de que conseguimos reunir todas as aprovações em matéria de licenciamento, e essa é a parte que pode não estar pronta a tempo”, explicou acrescentando que “o Facebook pretendia lançar o Libra até o final do próximo ano, mas foi tem sido controntado com a retirada de várias empresas que integravam a lista de 28 membros fundadores”.

A Associação Libra reuniu pela primeira vez esta segunda-feira, em Genebra, e, de uma lista inicial de 28 membros fundadores, saiu com apenas 21. Embora a sua meta fosse chegar a 2020 com 100 empresas associadas, o número tem diminuído. O conselho da Libra terá cinco membros pertencentes à Kiva Microfunds, Andreessen Horowitz, Xapo Holdings Limited, PayU e a Calibra, controlada pelo Facebook.

A criptomoeda foi apresentada em junho deste ano, tendo como público-alvo os 1,7 mil milhões de pessoas que vivem sem vínculos bancários.

“A ideia é simplificar o mais possível as transações financeiras para todas as pessoas do mundo, onde quer que vivam, tenham ou não uma conta bancária”, segundo fontes da empresa Facebook a principal impulsionadora da Libra e que tem como base de funcionamento uma tecnologia própria: blockchain.

O primeiro produto da Calibra será uma carteira digital para criptomoedas Libra acessível inicialmente através das plataformas digitais WhatsApp e Messenger e que são propriedade da Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …