/

Governo autoriza pagamento aos bombeiros e liberta verba de quatro milhões

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O Governo anunciou, esta segunda-feira à tarde, que foi libertada a verba necessária para que a ANEPC possa cumprir as suas obrigações para com os bombeiros que integram o DECIR no mês de junho.

Esta segunda-feira à tarde, o Ministério das Finanças e o Ministério da Administração Interna anunciaram que foi já autorizado “o reforço da dotação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)” para o pagamento aos bombeiros que integraram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), referente ao mês de junho, que se encontrava em atraso.

“Os processamentos necessários para a transferência da verba de 4.107.960 euros aos operacionais estão já a ser efetuados”, lê-se no comunicado enviado às redações. Segundo o Público, o Governo informa ainda que os pagamentos serão processados “ao longo desta semana”.

A Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) enviou uma carta ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a lamentar “o desrespeito que a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e a tutela têm para com os bombeiros ano após ano”.

“A APVB não aceita esta ‘desculpabilização’ por falta de orçamento devido à pandemia de covid-19 que assola o nosso território, pois isto é uma situação que se repete anualmente mesmo sem estarmos em estado pandémico”, diz a associação.

A carta denuncia ainda a falta de equipamento de proteção individual, afirmando que “não há uma previsão de resolução deste problema que para a APBV é prioritário”. “Não podemos em momento algum permitir que a segurança dos operacionais seja posta em causa” por falta de equipamentos de proteção.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.