Bombas caseiras contra a polícia francesa após morte de jovem detido

Engenhos explosivos caseiros arremessados contra a polícia e carros e caixotes do lixo queimados na quarta noite consecutiva de violência nos subúrbios de Paris. Os protestos não param após a morte de um jovem detido pela polícia.

Dez pessoas foram detidas na noite de sexta-feira nos subúrbios do norte de Paris, agitados pela violência desde a morte de um jovem após a sua prisão, segundo as autoridades locais.

Esta é a quarta noite consecutiva de confrontos. As forças de segurança têm sido particularmente visadas por bombas artesanais, informou um fotógrafo da AFP que estava no local.

Quatro polícias foram “feridos ligeiramente”, indicou o fotógrafo, que também relatou um incêndio numa empresa de paletes, bem como dez veículos e caixotes de lixo queimados.

Este sábado de manhã, alguns utilizadores do Twitter partilharam fotografias que ilustram os vestígios da violência, nomeadamente carros totalmente queimados ainda no meio das ruas.

Os confrontos ficaram concentrados nas comunas de Beaumont-sur-Oise – de onde era originário Adama Traoré, o jovem que morreu na terça-feira -, de Persan e Bruyères-sur-Oise.

A polícia reforçou o dispositivo de segurança durante a noite, havendo 150 polícias na região.

Na sexta-feira à tarde, uma marcha em memória de Adama Traoré foi realizada com cerca de 1.500 pessoas, sem incidentes, em Beaumont-sur-Oise.

Alguns dos participantes usavam t-shirts com a inscrição “Justiça para Adama, nunca terás paz sem justiça”, segundo reporta a France Press, citada no Yahoo!.

No Twitter, a hashtag #JeSuisAdama tem sido usado por muitos para manifestarem apoio à família do jovem e há quem compare o caso ao movimento #BlackLivesMatter, que surgiu nos EUA, fruto da violência policial contra pessoas negras.

https://twitter.com/CherguiaMbark/status/756253194980818944

Adama Traoré, de 24 anos, morreu na terça-feira após ter sido detido por polícias franceses. A autópsia ao corpo do jovem indicou que as forças de segurança não tiveram responsabilidade na sua morte.

Na quinta-feira, as autoridades judiciais indicaram que Adama Traoré sofreu uma “infecção muito grave”, “envolvendo vários órgãos”, de acordo com uma fonte próxima da investigação.

Mas a irmã do jovem, Assa, continua a acusar a política de ser responsável pela morte de Adama Traoré.

“O meu irmão foi morto, foi alvo de violência”, disse aos jornalistas, conforme cita a France Press.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A França está armadilhada e jamais encontrará a paz com tanta gente a habitá-la e tão distantes da cultura francesa e europeia, pouco a pouco as partes vão-se extremando e as lutas intensificando, os políticos sempre se recusaram a ver tudo isto e agora chegou-se a um ponto que dificilmente poderão recuar.

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …