/

Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

Benjamin Kanter / Mayoral Photo Office

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada.

O ataque ocorreu num túnel na estação de Port Authority, no centro de Manhattan, em plena hora de ponta, quando um homem fez explodir um artefacto que levava amarrado a si. A detonação do engenho explosivo fez, esta segunda-feira, quatro feridos. O suspeito foi detido.

As primeiras investigações levam à conclusão de que a bomba explodiu antes do previsto. O mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o governador, Andrew Cuomo, ambos do Partido Democrata, afirmam que foi a ação rápida e eficaz da polícia norte-americana que evitaram uma tragédia maior.

Segundo a RFI, a “tentativa de ataque terrorista”, como classificou Bill de Blasio, foi realizada por Aayed Ullah, de 27 anos, que terá agido sozinho. O suspeito está internado no Hospital de Bellevue em estado grave.

O presidente Donald Trump pronunciou-se, numa nota oficial, seis horas após o ataque. A Casa Branca afirma que este incidente reforça a necessidade de uma reforma mais rigorosa do sistema de imigração dos Estados Unidos.

Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, diz que é preciso “proteger as nossas fronteiras. Temos de garantir que os indivíduos a entrarem no nosso país não veem para causar danos às nossas pessoas. E temos de passar para um sistema de imigração baseado no mérito”.

À Reuters, uma fonte governamental disse que Ullah chegou aos Estados Unidos há sete anos atrás. O suspeito terá conseguido obter o visto de entrada devido à presença de familiares em território norte-americano.

Motivações do suspeito

O JN avança que vários meios de comunicação social, citados pela agência France Press, afirmam que o suspeito terá dito à polícia que atuou inspirado pelo Estado Islâmico, referindo que a escolha do local está relacionada com os ataques que ocorreram na Alemanha, devido ao Natal.

De acordo com as autoridades norte-americanas, Ullah culpa as ações israelitas em Gaza como um dos motivos para a sua tentativa de ataque terrorista. Os ataques aéreos ocorreram após Hamas ter disparado mísseis e ter convocado uma rebelião no mundo islâmico contra a decisão de Washington reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Sobre o Médio Oriente, a porta-voz da Casa Branca referiu que “estamos decididos a continuar a exercer a nossa liderança no processo de paz na região e lamentamos se a Autoridade Palestina se retirar da mesa de negociações”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.