Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

Benjamin Kanter / Mayoral Photo Office

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada.

O ataque ocorreu num túnel na estação de Port Authority, no centro de Manhattan, em plena hora de ponta, quando um homem fez explodir um artefacto que levava amarrado a si. A detonação do engenho explosivo fez, esta segunda-feira, quatro feridos. O suspeito foi detido.

As primeiras investigações levam à conclusão de que a bomba explodiu antes do previsto. O mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o governador, Andrew Cuomo, ambos do Partido Democrata, afirmam que foi a ação rápida e eficaz da polícia norte-americana que evitaram uma tragédia maior.

Segundo a RFI, a “tentativa de ataque terrorista”, como classificou Bill de Blasio, foi realizada por Aayed Ullah, de 27 anos, que terá agido sozinho. O suspeito está internado no Hospital de Bellevue em estado grave.

O presidente Donald Trump pronunciou-se, numa nota oficial, seis horas após o ataque. A Casa Branca afirma que este incidente reforça a necessidade de uma reforma mais rigorosa do sistema de imigração dos Estados Unidos.

Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, diz que é preciso “proteger as nossas fronteiras. Temos de garantir que os indivíduos a entrarem no nosso país não veem para causar danos às nossas pessoas. E temos de passar para um sistema de imigração baseado no mérito”.

À Reuters, uma fonte governamental disse que Ullah chegou aos Estados Unidos há sete anos atrás. O suspeito terá conseguido obter o visto de entrada devido à presença de familiares em território norte-americano.

Motivações do suspeito

O JN avança que vários meios de comunicação social, citados pela agência France Press, afirmam que o suspeito terá dito à polícia que atuou inspirado pelo Estado Islâmico, referindo que a escolha do local está relacionada com os ataques que ocorreram na Alemanha, devido ao Natal.

De acordo com as autoridades norte-americanas, Ullah culpa as ações israelitas em Gaza como um dos motivos para a sua tentativa de ataque terrorista. Os ataques aéreos ocorreram após Hamas ter disparado mísseis e ter convocado uma rebelião no mundo islâmico contra a decisão de Washington reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Sobre o Médio Oriente, a porta-voz da Casa Branca referiu que “estamos decididos a continuar a exercer a nossa liderança no processo de paz na região e lamentamos se a Autoridade Palestina se retirar da mesa de negociações”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …