Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

Benjamin Kanter / Mayoral Photo Office

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada.

O ataque ocorreu num túnel na estação de Port Authority, no centro de Manhattan, em plena hora de ponta, quando um homem fez explodir um artefacto que levava amarrado a si. A detonação do engenho explosivo fez, esta segunda-feira, quatro feridos. O suspeito foi detido.

As primeiras investigações levam à conclusão de que a bomba explodiu antes do previsto. O mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o governador, Andrew Cuomo, ambos do Partido Democrata, afirmam que foi a ação rápida e eficaz da polícia norte-americana que evitaram uma tragédia maior.

Segundo a RFI, a “tentativa de ataque terrorista”, como classificou Bill de Blasio, foi realizada por Aayed Ullah, de 27 anos, que terá agido sozinho. O suspeito está internado no Hospital de Bellevue em estado grave.

O presidente Donald Trump pronunciou-se, numa nota oficial, seis horas após o ataque. A Casa Branca afirma que este incidente reforça a necessidade de uma reforma mais rigorosa do sistema de imigração dos Estados Unidos.

Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, diz que é preciso “proteger as nossas fronteiras. Temos de garantir que os indivíduos a entrarem no nosso país não veem para causar danos às nossas pessoas. E temos de passar para um sistema de imigração baseado no mérito”.

À Reuters, uma fonte governamental disse que Ullah chegou aos Estados Unidos há sete anos atrás. O suspeito terá conseguido obter o visto de entrada devido à presença de familiares em território norte-americano.

Motivações do suspeito

O JN avança que vários meios de comunicação social, citados pela agência France Press, afirmam que o suspeito terá dito à polícia que atuou inspirado pelo Estado Islâmico, referindo que a escolha do local está relacionada com os ataques que ocorreram na Alemanha, devido ao Natal.

De acordo com as autoridades norte-americanas, Ullah culpa as ações israelitas em Gaza como um dos motivos para a sua tentativa de ataque terrorista. Os ataques aéreos ocorreram após Hamas ter disparado mísseis e ter convocado uma rebelião no mundo islâmico contra a decisão de Washington reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Sobre o Médio Oriente, a porta-voz da Casa Branca referiu que “estamos decididos a continuar a exercer a nossa liderança no processo de paz na região e lamentamos se a Autoridade Palestina se retirar da mesa de negociações”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …