Explosão em Nova Iorque. Há suspeitas de bomba artesanal

Jason Szenes / EPA

Uma explosão “de origem desconhecida”, numa estação de autocarros em Manhattan, Nova Iorque, causou vários feridos. Há suspeitas de que o incidente foi causado por uma bomba de fabrico artesanal.

O ataque ocorreu num túnel na estação de Port Authority, no centro de Manhattan, cerca das 07h30 locais (12h30 em Lisboa), em plena hora de ponta, quando um homem fez explodir um artefacto que levava amarrado a si.

O autor da explosão, que sofreu queimaduras no abdómen e nas mãos, foi detido.

A polícia de Nova Iorque indicou, através do Twitter, que os quatro feridos não correm perigo de vida, queixando-se de dores de cabeça e zumbidos nos ouvidos.

O homem, de 27 anos, transportava um “engenho explosivo rudimentar”, indicou o chefe da polícia, James O’Neill.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o responsável da polícia classificaram o ato como “uma tentativa de ataque terrorista”. “Graças a Deus que o autor não atingiu os seus objetivos”, declarou o ‘mayor’, falando aos jornalistas no local.

Segundo as autoridades, o homem vive em Brooklyn e pode ter ascendência do Bangladesh. O autor disse que se tinha inspirado no Estado Islâmico, mas aparentemente não teve qualquer contacto com o grupo radical.

Toda a área em volta da estação foi encerrada e acorreram para o local várias viaturas da polícia e dos bombeiros. O incidente causou constrangimentos na circulação do metro e dos autocarros e o trânsito rodoviário foi interdito.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, escreveu no Twitter que o Presidente norte-americano, Donald Trump, já foi informado do incidente.

O passageiro Francisco Ramirez relata à CNN que ouviu duas explosões, quando estava a sair de um autocarro, perto da zona, salientando que parecem ter acontecido no metro.

“Foram duas explosões distintas, com segundos entre elas. Enquanto estava a sair para o exterior, só recebia empurrões de polícias e havia polícias em todas as entradas”, conta este passageiro.

A estação de Port Authority é uma das mais movimentadas dos EUA, frequentada por milhares de pessoas que fazem, diariamente, a ligação entre autocarros e metros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …