/

Explosão em Nova Iorque. Há suspeitas de bomba artesanal

Jason Szenes / EPA

Uma explosão “de origem desconhecida”, numa estação de autocarros em Manhattan, Nova Iorque, causou vários feridos. Há suspeitas de que o incidente foi causado por uma bomba de fabrico artesanal.

O ataque ocorreu num túnel na estação de Port Authority, no centro de Manhattan, cerca das 07h30 locais (12h30 em Lisboa), em plena hora de ponta, quando um homem fez explodir um artefacto que levava amarrado a si.

O autor da explosão, que sofreu queimaduras no abdómen e nas mãos, foi detido.

A polícia de Nova Iorque indicou, através do Twitter, que os quatro feridos não correm perigo de vida, queixando-se de dores de cabeça e zumbidos nos ouvidos.

O homem, de 27 anos, transportava um “engenho explosivo rudimentar”, indicou o chefe da polícia, James O’Neill.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o responsável da polícia classificaram o ato como “uma tentativa de ataque terrorista”. “Graças a Deus que o autor não atingiu os seus objetivos”, declarou o ‘mayor’, falando aos jornalistas no local.

Segundo as autoridades, o homem vive em Brooklyn e pode ter ascendência do Bangladesh. O autor disse que se tinha inspirado no Estado Islâmico, mas aparentemente não teve qualquer contacto com o grupo radical.

Toda a área em volta da estação foi encerrada e acorreram para o local várias viaturas da polícia e dos bombeiros. O incidente causou constrangimentos na circulação do metro e dos autocarros e o trânsito rodoviário foi interdito.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, escreveu no Twitter que o Presidente norte-americano, Donald Trump, já foi informado do incidente.

O passageiro Francisco Ramirez relata à CNN que ouviu duas explosões, quando estava a sair de um autocarro, perto da zona, salientando que parecem ter acontecido no metro.

“Foram duas explosões distintas, com segundos entre elas. Enquanto estava a sair para o exterior, só recebia empurrões de polícias e havia polícias em todas as entradas”, conta este passageiro.

A estação de Port Authority é uma das mais movimentadas dos EUA, frequentada por milhares de pessoas que fazem, diariamente, a ligação entre autocarros e metros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.