Bomba da 2ª Guerra Mundial encontrada no Kremlin

Em and Ernie / Flickr

Durante a realização de umas obras no Kremlin, foi encontrada uma bomba da 2ª Guerra Mundial por detonar. A bomba foi desativada e retirada sem complicações.

Calcula-se que a bomba encontrada seja proveniente de um dos oito ataques nazis contra o Kremlin, o complexo fortificado que serve de residência oficial para o Presidente russo, Vladimir Putin.

“Como se sabe, o Kremlin foi bombardeado em 1941-1942”, disse o comandante Sergei Khlebnikov, citado pela Bloomberg. O moscovita acrescentou ainda que o engenho foi desativado e removido sem complicações e sem feridos.

O Kremlin foi um dos principais alvos dos pilotos nazis durante a 2ª Guerra Mundial, sobrevivendo a oito ataques dos comandados de Hitler. No total, foram lançadas 200 bombas, morrendo quase 100 pessoas nestes atentados.

Durante os ataque nazis, todas as torres do Kremlin foram pintadas com outras cores e cobertas. Também todos os telhados dentro do Kremlin foram pintados de castanho enferrujado, para torná-los indistinguíveis dos telhados típicos da cidade, conta o site Russia Beyond.

Esta manobra de defesa permitiu ao Kremlin manter-se intacto a todas as bombas nazis. As fachadas dos edifícios também foram pintadas e os terrenos circundantes foram cobertos com areia. O plano foi da autoria de Boris Iofan, um dos mais engenhosos arquitetos soviéticos da época.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …