Bomba da 2ª Guerra Mundial encontrada no Kremlin

Em and Ernie / Flickr

Durante a realização de umas obras no Kremlin, foi encontrada uma bomba da 2ª Guerra Mundial por detonar. A bomba foi desativada e retirada sem complicações.

Calcula-se que a bomba encontrada seja proveniente de um dos oito ataques nazis contra o Kremlin, o complexo fortificado que serve de residência oficial para o Presidente russo, Vladimir Putin.

“Como se sabe, o Kremlin foi bombardeado em 1941-1942”, disse o comandante Sergei Khlebnikov, citado pela Bloomberg. O moscovita acrescentou ainda que o engenho foi desativado e removido sem complicações e sem feridos.

O Kremlin foi um dos principais alvos dos pilotos nazis durante a 2ª Guerra Mundial, sobrevivendo a oito ataques dos comandados de Hitler. No total, foram lançadas 200 bombas, morrendo quase 100 pessoas nestes atentados.

Durante os ataque nazis, todas as torres do Kremlin foram pintadas com outras cores e cobertas. Também todos os telhados dentro do Kremlin foram pintados de castanho enferrujado, para torná-los indistinguíveis dos telhados típicos da cidade, conta o site Russia Beyond.

Esta manobra de defesa permitiu ao Kremlin manter-se intacto a todas as bombas nazis. As fachadas dos edifícios também foram pintadas e os terrenos circundantes foram cobertos com areia. O plano foi da autoria de Boris Iofan, um dos mais engenhosos arquitetos soviéticos da época.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …