Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca.

“Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega”, escreveu o presidente brasileiro nas redes sociais, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas a matarem baleias. O vídeo tem uma música de fundo melancólica e mostra animais que nascem num riacho a serem mortos na praia, dando as águas um tom vermelho de sangue.

Essas imagens ilustram uma cena de grindadráp (ou grind), uma tradicional caçada que ocorre nas Ilhas Faroé, posse dinamarquesa do Atlântico Norte.

Na Noruega, um país raro no mundo que permite a caça comercial de baleias, as baleias são caçadas – individualmente e com menos publicidade – no mar a partir de um barco usando um arpão com uma granada.

A publicação provocou indignação e críticas nas redes sociais. “O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim. Mais notícias falsas, como Trump diria” reagiu um utilizador da rede Twitter. “A desinformação é um crime, senhor Presidente”, escreveu outro.

Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha e anunciou na semana passada que estava a suspender a ajuda para combater a desflorestação da Amazónia no Brasil.

Como o maior financiador de um fundo em prol da Amazónia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de “não querer mais parar o desmatamento” e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazónica.

Bolsonaro reagiu imediatamente e com violência, recordando que a Noruega é “o país que mata baleias lá em cima, no Pólo Norte, que também explora petróleo”.

Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, escreveu o Presidente brasileiro na rede social Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente do erro do Bolsonaro, a Noruega caça baleias e dinamarqueses matam-nas num ritual bárbaro e primitivo. Simultaneamente dizem-se civilizados…

    • E todos os anos, centenas de milhões de vacas e porcos, e dezenas de milhares de milhões de galinhas, são transportados e mortos de forma brutal. Milhões de pintos macho são mortos todos os dias, no dia em que nascem, sendo atirados vivos para uma espécie de triturador de papel de grandes dimensões, pela simples razão de serem machos e não colocarem ovos. Se acha que o bife ou pernas de frango ou costeleta de porco que comeu ontem vem de animais que foram tratados de forma civilizada em vida, tenho más notícias para si.

      • Porque razão, numa notícia sobre baleias vem escrever sobre vacas, porcos, galinhas, frangos e pintos? É com esse argumento que pretende defender o ritual de matança de baleias das Ilhas Faroé? Acha que é defensável?
        Por outro lado, porque pensa que as outras pessoas não têm conhecimento da forma como os animais são tratados e mortos para chegarem aos supermercados embaladinhos e “apetitosos”? Quando se dirige a um desconhecido, como eu sou para si, o que o leva a pensar que não está perante um vegetariano?

          • Agora sem link.
            Quanto à nossa casa, assim é que é: “Portugal acatou as diretivas no ano em que entrou para a CEE, Comunidade Económica Europeia, sendo um dos primeiros países a por fim à barbárie que era a matança das baleias. Nesse mesmo ano, em 1986, foi fechada a última fábrica de transformação de baleias naquela região.” (Fonte: RTP Ensina)

        • Para além de que estas baleias são caçadas e mortas para consumo. Não vejo porque razão isto é mais chocante do que a forma como outros animais são abatidos para consumo.

        • Quanto ao último comentário, tem toda a razão, parti do princípio que não era vegetariano. Mas tendo em conta que Portugal tem uma das taxas mais baixas de população vegetariana na Europa (1-2%), suspeito que acertei 🙂

RESPONDER

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …