Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca.

“Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega”, escreveu o presidente brasileiro nas redes sociais, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas a matarem baleias. O vídeo tem uma música de fundo melancólica e mostra animais que nascem num riacho a serem mortos na praia, dando as águas um tom vermelho de sangue.

Essas imagens ilustram uma cena de grindadráp (ou grind), uma tradicional caçada que ocorre nas Ilhas Faroé, posse dinamarquesa do Atlântico Norte.

Na Noruega, um país raro no mundo que permite a caça comercial de baleias, as baleias são caçadas – individualmente e com menos publicidade – no mar a partir de um barco usando um arpão com uma granada.

A publicação provocou indignação e críticas nas redes sociais. “O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim. Mais notícias falsas, como Trump diria” reagiu um utilizador da rede Twitter. “A desinformação é um crime, senhor Presidente”, escreveu outro.

Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha e anunciou na semana passada que estava a suspender a ajuda para combater a desflorestação da Amazónia no Brasil.

Como o maior financiador de um fundo em prol da Amazónia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de “não querer mais parar o desmatamento” e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazónica.

Bolsonaro reagiu imediatamente e com violência, recordando que a Noruega é “o país que mata baleias lá em cima, no Pólo Norte, que também explora petróleo”.

Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, escreveu o Presidente brasileiro na rede social Twitter.

Lusa ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente do erro do Bolsonaro, a Noruega caça baleias e dinamarqueses matam-nas num ritual bárbaro e primitivo. Simultaneamente dizem-se civilizados…

    • E todos os anos, centenas de milhões de vacas e porcos, e dezenas de milhares de milhões de galinhas, são transportados e mortos de forma brutal. Milhões de pintos macho são mortos todos os dias, no dia em que nascem, sendo atirados vivos para uma espécie de triturador de papel de grandes dimensões, pela simples razão de serem machos e não colocarem ovos. Se acha que o bife ou pernas de frango ou costeleta de porco que comeu ontem vem de animais que foram tratados de forma civilizada em vida, tenho más notícias para si.

      • Porque razão, numa notícia sobre baleias vem escrever sobre vacas, porcos, galinhas, frangos e pintos? É com esse argumento que pretende defender o ritual de matança de baleias das Ilhas Faroé? Acha que é defensável?
        Por outro lado, porque pensa que as outras pessoas não têm conhecimento da forma como os animais são tratados e mortos para chegarem aos supermercados embaladinhos e “apetitosos”? Quando se dirige a um desconhecido, como eu sou para si, o que o leva a pensar que não está perante um vegetariano?

          • Agora sem link.
            Quanto à nossa casa, assim é que é: “Portugal acatou as diretivas no ano em que entrou para a CEE, Comunidade Económica Europeia, sendo um dos primeiros países a por fim à barbárie que era a matança das baleias. Nesse mesmo ano, em 1986, foi fechada a última fábrica de transformação de baleias naquela região.” (Fonte: RTP Ensina)

        • Para além de que estas baleias são caçadas e mortas para consumo. Não vejo porque razão isto é mais chocante do que a forma como outros animais são abatidos para consumo.

        • Quanto ao último comentário, tem toda a razão, parti do princípio que não era vegetariano. Mas tendo em conta que Portugal tem uma das taxas mais baixas de população vegetariana na Europa (1-2%), suspeito que acertei 🙂

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …