Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca.

“Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega”, escreveu o presidente brasileiro nas redes sociais, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas a matarem baleias. O vídeo tem uma música de fundo melancólica e mostra animais que nascem num riacho a serem mortos na praia, dando as águas um tom vermelho de sangue.

Essas imagens ilustram uma cena de grindadráp (ou grind), uma tradicional caçada que ocorre nas Ilhas Faroé, posse dinamarquesa do Atlântico Norte.

Na Noruega, um país raro no mundo que permite a caça comercial de baleias, as baleias são caçadas – individualmente e com menos publicidade – no mar a partir de um barco usando um arpão com uma granada.

A publicação provocou indignação e críticas nas redes sociais. “O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim. Mais notícias falsas, como Trump diria” reagiu um utilizador da rede Twitter. “A desinformação é um crime, senhor Presidente”, escreveu outro.

Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha e anunciou na semana passada que estava a suspender a ajuda para combater a desflorestação da Amazónia no Brasil.

Como o maior financiador de um fundo em prol da Amazónia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de “não querer mais parar o desmatamento” e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazónica.

Bolsonaro reagiu imediatamente e com violência, recordando que a Noruega é “o país que mata baleias lá em cima, no Pólo Norte, que também explora petróleo”.

Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, escreveu o Presidente brasileiro na rede social Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente do erro do Bolsonaro, a Noruega caça baleias e dinamarqueses matam-nas num ritual bárbaro e primitivo. Simultaneamente dizem-se civilizados…

    • E todos os anos, centenas de milhões de vacas e porcos, e dezenas de milhares de milhões de galinhas, são transportados e mortos de forma brutal. Milhões de pintos macho são mortos todos os dias, no dia em que nascem, sendo atirados vivos para uma espécie de triturador de papel de grandes dimensões, pela simples razão de serem machos e não colocarem ovos. Se acha que o bife ou pernas de frango ou costeleta de porco que comeu ontem vem de animais que foram tratados de forma civilizada em vida, tenho más notícias para si.

      • Porque razão, numa notícia sobre baleias vem escrever sobre vacas, porcos, galinhas, frangos e pintos? É com esse argumento que pretende defender o ritual de matança de baleias das Ilhas Faroé? Acha que é defensável?
        Por outro lado, porque pensa que as outras pessoas não têm conhecimento da forma como os animais são tratados e mortos para chegarem aos supermercados embaladinhos e “apetitosos”? Quando se dirige a um desconhecido, como eu sou para si, o que o leva a pensar que não está perante um vegetariano?

          • Agora sem link.
            Quanto à nossa casa, assim é que é: “Portugal acatou as diretivas no ano em que entrou para a CEE, Comunidade Económica Europeia, sendo um dos primeiros países a por fim à barbárie que era a matança das baleias. Nesse mesmo ano, em 1986, foi fechada a última fábrica de transformação de baleias naquela região.” (Fonte: RTP Ensina)

        • Para além de que estas baleias são caçadas e mortas para consumo. Não vejo porque razão isto é mais chocante do que a forma como outros animais são abatidos para consumo.

        • Quanto ao último comentário, tem toda a razão, parti do princípio que não era vegetariano. Mas tendo em conta que Portugal tem uma das taxas mais baixas de população vegetariana na Europa (1-2%), suspeito que acertei 🙂

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …