Bolsonaro tem um problema de saúde (que poucos conhecem)

2

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Desde as eleições que circula a indicação, entretanto confirmada, sobre o problema que afecta a perna do ainda presidente do Brasil: erisipela.

Ainda estávamos na análise à segunda volta das eleições presidenciais no Brasil, no final de Outubro, quando Jair Bolsonaro começou a ser assunto por outro motivo: uma aparente ferida numa perna.

Entretanto, neste domingo, o vereador carioca Carlos Bolsonaro publicou uma imagem que mostra a perna do ainda presidente do Brasil, tirada poucos dias antes.

O problema em causa chama-se erisipela. Uma doença que alguns leitores (poucos) já terão ouvido falar, mas que ainda menos devem conhecer a fundo.

A erisipela é uma infecção da pele, em geral, por uma bactéria; e ocorre com mais frequência nas pernas – especialmente na região logo acima dos tornozelos – e na face, lê-se no portal do Serviço Nacional de Saúde.

Os possíveis sintomas são: febre alta, calafrios, fraqueza, dor de cabeça, náuseas, vómitos, mal-estar associado às lesões na pele e, em alguns casos (tal como aconteceu com Bolsonaro), formação de bolhas ou feridas na pele.

A BBC acrescenta que, através da ferida (pode ser um simples arranhão, ou até uma injecção), as bactérias entram no organismo e instalam-se nas camadas superficiais de pele e gordura.

Na pele, que rapidamente começa a sofrer alterações, começam a aparecer vermelhão, inchaço e a pessoa sente dor. Outros pacientes desenvolvem bolhas escuras ou feridas por necrose.

A erisipela também pode ter origem em frieiras, micoses, dermatite atópica, úlceras na pele, inchaços nos vasos linfáticos, excesso de álcool, doenças do fígado, obesidade, diabetes mal controlada ou problemas imunológicos decorrentes da idade, de doenças ou do uso de medicações específicas.

Até 15% da população mundial tem, ou já teve, erisipela. E é mais comum surgir em pessoas com 60 anos ou mais.

Não é uma doença contagiosa. E não existe um período de incubação exacto para erisipela, mas esse pode ocorrer de um a três dias.

Bolsonaro está em processo de recuperação, que está a correr bem. De acordo o portal Tua Saúde, o tratamento da erisipela deve ser feito com orientação do dermatologista ou clínico geral.

Normalmente recorre-se a comprimidos, específicos para eliminar a bactéria, como a penicilina. Devem ser tomados durante um período entre 10 e 14 dias.

Nas pessoas com lesões graves, a cirurgia pode ser necessária.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.