Bolsonaro acusa DiCaprio de pagar a ONG para incendiar Amazónia

Marcelo Sayao / EPA

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência do Brasil

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro acusou, esta sexta-feira, Leonardo DiCaprio de pagar para que Organizações Não Governamentais (ONG) ateiem fogo na Amazónia.

“Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazónia”, disse o Presidente do Brasil sobre o ator de Hollywood no habitual diálogo matinal com apoiantes à saída do Palácio do Alvorada, citado pelo Diário de Notícias.

O governante referia-se ao caso da detenção, na quarta-feira, de quatro bombeiros de uma ONG que cuida da preservação da floresta em Alter do Chão, uma estância balnear no estado do Pará, acusados de atear fogo nessa região, em setembro.

O Ministério Público aponta especuladores imobiliários e usurpadores de terras como culpados. Um delegado da polícia local foi entretanto afastado das funções pelo governador do estado por causa da detenção dos bombeiros ter sido considerada abusiva e os bombeiros já foram soltos.

A polícia do Pará citou conversas telefónicas entre os bombeiros e a Worl Wide Fund (WWF) para sustentar as detenções dos bombeiros. Nelas, membros da WWF pedem imagens do fogo para poder acionar os seus patrocinadores, entre os quais Leonardo Di Caprio, e assim ajudar os bombeiros com doações – uma prática considerada comum uma vez que esses patrocinadores condicionam o seu apoio a provas de que o incêndio aconteceu.

Para a polícia do Pará, a conversa telefónica revela tentativa de obtenção de vantagem financeira dos bombeiros e a prova de que eles atearam o fogo.

Para Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, uma das ONG alvo de busca e apreensão na mesma operação da polícia, trata-se de “uma situação kafkiana”. “O que nós percebemos é uma ação política para tentar desmoralizar as ONG que atuam na Amazónia”, afirmou, citado pelo mesmo diário.

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil reagiu e pediu para analisar o processo judicial que trata da prisão dos quatro bombeiros voluntários.

Segundo o MPF, ao contrário do que concluiu a polícia local, a linha das investigações federais seguida desde 2015 “aponta para o assédio de grileiros, para ocupação desordenada e para a especulação imobiliária como causas da degradação ambiental em Alter do Chão”.

“A região é objeto de cobiça das indústrias turística e imobiliária e sofre pressão de invasores de terras públicas”, conclui o MPF.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Muitos… estão em busca das riquezas da Amazónia…por lá existem muitos segredos…ONG’s de fachada que servem apenas para roubar!!!!

  2. O léxico do Bolsonaro (recuso-me a chamar aquela coisa de Presidente) é confrangedor, não domina a norma culta do português do Brasil e é um ignorante. Bolosnaro odeia e persegue os escritores, os artistas, intelectuais e os professores porque sabe que é uma pessoa medìocre. Muitos dos seus acólitos também. Não entendo como os brasileiros elegeram um troglodita para presidente. O país virou uma piada internacional.

  3. O Bolsonabo não falha e continua a descredibilizar e a envergonhar o Brasil todas as vezes que abre a boca!…
    Só mesmo a carneirada ignorante que o segue (como um qualquer pastor daquelas igrejas mafiosas brasileiras) é que ainda não percebeu o mal que este louco fracassado está a fazer ao Brasil!!

  4. Este militar falhado e nódoa como deputado federal durante 20 anos, que foge de qualquer debate frente a frente vai ficar para a história como um bluf. Tenho pena dos políticos “sérios” e principalmente do povo Brasileiro que não merecia este coiso.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …