Bolsonaro acusa DiCaprio de pagar a ONG para incendiar Amazónia

Marcelo Sayao / EPA

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência do Brasil

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro acusou, esta sexta-feira, Leonardo DiCaprio de pagar para que Organizações Não Governamentais (ONG) ateiem fogo na Amazónia.

“Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazónia”, disse o Presidente do Brasil sobre o ator de Hollywood no habitual diálogo matinal com apoiantes à saída do Palácio do Alvorada, citado pelo Diário de Notícias.

O governante referia-se ao caso da detenção, na quarta-feira, de quatro bombeiros de uma ONG que cuida da preservação da floresta em Alter do Chão, uma estância balnear no estado do Pará, acusados de atear fogo nessa região, em setembro.

O Ministério Público aponta especuladores imobiliários e usurpadores de terras como culpados. Um delegado da polícia local foi entretanto afastado das funções pelo governador do estado por causa da detenção dos bombeiros ter sido considerada abusiva e os bombeiros já foram soltos.

A polícia do Pará citou conversas telefónicas entre os bombeiros e a Worl Wide Fund (WWF) para sustentar as detenções dos bombeiros. Nelas, membros da WWF pedem imagens do fogo para poder acionar os seus patrocinadores, entre os quais Leonardo Di Caprio, e assim ajudar os bombeiros com doações – uma prática considerada comum uma vez que esses patrocinadores condicionam o seu apoio a provas de que o incêndio aconteceu.

Para a polícia do Pará, a conversa telefónica revela tentativa de obtenção de vantagem financeira dos bombeiros e a prova de que eles atearam o fogo.

Para Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, uma das ONG alvo de busca e apreensão na mesma operação da polícia, trata-se de “uma situação kafkiana”. “O que nós percebemos é uma ação política para tentar desmoralizar as ONG que atuam na Amazónia”, afirmou, citado pelo mesmo diário.

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil reagiu e pediu para analisar o processo judicial que trata da prisão dos quatro bombeiros voluntários.

Segundo o MPF, ao contrário do que concluiu a polícia local, a linha das investigações federais seguida desde 2015 “aponta para o assédio de grileiros, para ocupação desordenada e para a especulação imobiliária como causas da degradação ambiental em Alter do Chão”.

“A região é objeto de cobiça das indústrias turística e imobiliária e sofre pressão de invasores de terras públicas”, conclui o MPF.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Muitos… estão em busca das riquezas da Amazónia…por lá existem muitos segredos…ONG’s de fachada que servem apenas para roubar!!!!

  2. O léxico do Bolsonaro (recuso-me a chamar aquela coisa de Presidente) é confrangedor, não domina a norma culta do português do Brasil e é um ignorante. Bolosnaro odeia e persegue os escritores, os artistas, intelectuais e os professores porque sabe que é uma pessoa medìocre. Muitos dos seus acólitos também. Não entendo como os brasileiros elegeram um troglodita para presidente. O país virou uma piada internacional.

  3. O Bolsonabo não falha e continua a descredibilizar e a envergonhar o Brasil todas as vezes que abre a boca!…
    Só mesmo a carneirada ignorante que o segue (como um qualquer pastor daquelas igrejas mafiosas brasileiras) é que ainda não percebeu o mal que este louco fracassado está a fazer ao Brasil!!

  4. Este militar falhado e nódoa como deputado federal durante 20 anos, que foge de qualquer debate frente a frente vai ficar para a história como um bluf. Tenho pena dos políticos “sérios” e principalmente do povo Brasileiro que não merecia este coiso.

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …