Bolsonaro acusa DiCaprio de pagar a ONG para incendiar Amazónia

Marcelo Sayao / EPA

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência do Brasil

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro acusou, esta sexta-feira, Leonardo DiCaprio de pagar para que Organizações Não Governamentais (ONG) ateiem fogo na Amazónia.

“Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazónia”, disse o Presidente do Brasil sobre o ator de Hollywood no habitual diálogo matinal com apoiantes à saída do Palácio do Alvorada, citado pelo Diário de Notícias.

O governante referia-se ao caso da detenção, na quarta-feira, de quatro bombeiros de uma ONG que cuida da preservação da floresta em Alter do Chão, uma estância balnear no estado do Pará, acusados de atear fogo nessa região, em setembro.

O Ministério Público aponta especuladores imobiliários e usurpadores de terras como culpados. Um delegado da polícia local foi entretanto afastado das funções pelo governador do estado por causa da detenção dos bombeiros ter sido considerada abusiva e os bombeiros já foram soltos.

A polícia do Pará citou conversas telefónicas entre os bombeiros e a Worl Wide Fund (WWF) para sustentar as detenções dos bombeiros. Nelas, membros da WWF pedem imagens do fogo para poder acionar os seus patrocinadores, entre os quais Leonardo Di Caprio, e assim ajudar os bombeiros com doações – uma prática considerada comum uma vez que esses patrocinadores condicionam o seu apoio a provas de que o incêndio aconteceu.

Para a polícia do Pará, a conversa telefónica revela tentativa de obtenção de vantagem financeira dos bombeiros e a prova de que eles atearam o fogo.

Para Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, uma das ONG alvo de busca e apreensão na mesma operação da polícia, trata-se de “uma situação kafkiana”. “O que nós percebemos é uma ação política para tentar desmoralizar as ONG que atuam na Amazónia”, afirmou, citado pelo mesmo diário.

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil reagiu e pediu para analisar o processo judicial que trata da prisão dos quatro bombeiros voluntários.

Segundo o MPF, ao contrário do que concluiu a polícia local, a linha das investigações federais seguida desde 2015 “aponta para o assédio de grileiros, para ocupação desordenada e para a especulação imobiliária como causas da degradação ambiental em Alter do Chão”.

“A região é objeto de cobiça das indústrias turística e imobiliária e sofre pressão de invasores de terras públicas”, conclui o MPF.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Muitos… estão em busca das riquezas da Amazónia…por lá existem muitos segredos…ONG’s de fachada que servem apenas para roubar!!!!

  2. O léxico do Bolsonaro (recuso-me a chamar aquela coisa de Presidente) é confrangedor, não domina a norma culta do português do Brasil e é um ignorante. Bolosnaro odeia e persegue os escritores, os artistas, intelectuais e os professores porque sabe que é uma pessoa medìocre. Muitos dos seus acólitos também. Não entendo como os brasileiros elegeram um troglodita para presidente. O país virou uma piada internacional.

  3. O Bolsonabo não falha e continua a descredibilizar e a envergonhar o Brasil todas as vezes que abre a boca!…
    Só mesmo a carneirada ignorante que o segue (como um qualquer pastor daquelas igrejas mafiosas brasileiras) é que ainda não percebeu o mal que este louco fracassado está a fazer ao Brasil!!

  4. Este militar falhado e nódoa como deputado federal durante 20 anos, que foge de qualquer debate frente a frente vai ficar para a história como um bluf. Tenho pena dos políticos “sérios” e principalmente do povo Brasileiro que não merecia este coiso.

  5. Quanto tempo falta para que os brasileiros possam corrigir o erro de elegerem o Bolsomínio? Esperemos que façam melhor escolha da próxima vez, mesmo os que estão em Portugal, pois 85% votaram na peça, agora e vendo o que lhes saíu na rifa, andam muito caladinhos…………..

RESPONDER

Carga viral na saliva ajuda a determinar o futuro de pacientes infetados com covid-19

A carga viral na saliva de um paciente infetado com o novo coronavírus pode ajudar a prever o seu futuro quadro clínico, conclui um novo estudo da Universidade de Yale, que associou a quantidade de …

Sony testa o seu primeiro carro elétrico nas estradas austríacas

Os veículos elétricos estão em voga e nem a Sony faltou à chamada. A empresa revelou que o Vision-S está a ser testado em condições de inverno em estradas públicas na cidade austríaca de Graz. No …

Enguias elétricas caçam em grupo como matilhas de lobos

Uma equipa de cientistas observou, nas profundezas da bacia do rio Amazonas, no Brasil, vários espécimes de enguias elétricas, um tipo de peixe considerado solitário, a caçar em grupo, revelou uma nova investigação. De acordo …

“Tudo o que iniba o contacto entre as pessoas faz sentido”, afirma virologista

O virologista Pedro Simas afirmou que a evolução da pandemia em Portugal indicava que “alguma coisa era preciso fazer” para restringir a movimentação de pessoas e defendeu o reforço a vacinação dos grupos de risco. “Tudo …

"Desumano": Sp. Covilhã empatou com o líder (e só tinha dois suplentes)

Surto de covid-19 e algumas saídas no mercado de inverno limitaram as opções de Capucho, que no entanto saiu de Estoril com um ponto. Guarda-redes deixou palavras fortes após o jogo. O Estoril desperdiçou a oportunidade …

Podem existir vestígios de dinossauros "enterrados" na Lua (e até em Marte)

O impacto do asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 65 milhões de anos, no final do período Cretáceo Superior, pode ter catapultado vestígios destes animais pré-históricos para a Lua e …

Apple prepara iPhone dobrável com "dobradiça quase invisível"

A gigante norte-americana Apple está a trabalhar em prol de iPhone com ecrã dobrável, avançou fonte próxima do processo à Bloomberg. De acordo com a agência, a tecnológica sediada em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, …

Leiria com milhões de euros "perdidos" na Taça da Liga

Prova vai ter as bancadas vazias. Presidente da Câmara Municipal de Leiria falou sobre os impactos financeiros nas receitas e nas despesas. A Taça da Liga mudou-se para Leiria. Depois de Braga, será a cidade do …

PSG assume "lugar marcado" para negociar Lionel Messi

O diretor desportivo do Paris Saint-Germain (PSG) não esconde o interesse do clube em Lionel Messi, afirmando mesmo que o emblema francês tem "lugar marcado" para a eventualidade de negociar a contratação do astro argentino. …

Apesar da nova vaga, primeiro-ministro japonês garante realização dos Jogos Olímpicos

O primeiro-ministro japonês garantiu, esta segunda-feira, que o país continua comprometido em realizar os Jogos Olímpicos no verão, apesar do número crescente de casos de covid-19 no mundo. "Vamos preparar os Jogos, como prova de que …