Encontrada bolsa milenar de xamã. Estava cheia de alucinogénios

(dr) Juan V. Albarracin-Jordan e José M. Capriles

Uma bolsa de couro, com cerca de mil anos, foi encontrada na Bolívia. No interior guardava vestígios de múltiplas plantas psicotrópicas, assim como uma impressionante parafernália para as utilizar.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, encontrou uma bolsa de couro com aproximadamente mil anos, usada em rituais indígenas nos Andes, que continha resíduos orgânicos de plantas psicoativas.

“As análises fornecem evidências do uso de múltiplas plantas psicotrópicas associadas a um sofisticado sistema botânico de conhecimento entre especialistas em ritual (xamãs) durante o período pré-colombiano”, revela o estudo, publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Além de uma sacola costurada a partir de três focinhos de raposa, que continha as substâncias, a bolsa tinha ainda várias ferramentas, como duas tábuas de madeira para triturar as plantas, duas espátulas ósseas, uma faixa de cabelo e um tubo com duas tranças de cabelo anexadas para fumar as plantas alucinogénias. Os cientistas suspeitam de que o objeto encontrado pertencia a um xamã.

É sabido que, ao longo da história, os seres humanos usaram substâncias à base de plantas para alterar a perceção, muitas vezes em contextos religiosos. Discernir o que significam esses rituais e como eram usadas as plantas pode dizer-nos muito quer sobre seres humanos antigos, quer sobre a sua cultura.

Os xamãs que viviam na América do Sul há mil anos sabiam, aparentemente, como manusear e usar estas substâncias. “Já sabíamos que os psicotrópicos eram importantes nas atividades espirituais e religiosas das sociedades dos Andes centro-sul, mas não sabíamos que essas pessoas usavam tantos compostos diferentes, muito provavelmente combinando-os”, explica o antropólogo José Capriles.

“Este é o maior número de substâncias psicoativas já encontradas num único agrupamento arqueológico da América do Sul”, sustenta, citado pelo HypeScience.

Em comunicado, Capriles adiantou ainda que os xamãs tinham conhecimentos vastos de botânica e eram responsáveis pelos rituais que tinham como missão venerar ancestrais e por técnicas de cura. “O xamã que possuía esta bolsa consumiu, muito provavelmente, várias plantas diferentes para estender as suas alucinações.”

O local da descoberta está localizado a uma altitude de 3.900 metros acima do nível do mar e contém evidências de ocupações humanas intermitentes durante os últimos 4.000 anos.

Foram encontrados vestígios químicos de harmina, composto do Ayahusca; cocaína; bufotenina, droga alucinogénia inalatória e dimetiltriptamina, que dá origem ao DMT. Estes compostos faziam parte do aparato ritualístico dos xamãs, escrevera os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …