Horas antes da visita surpresa de Joe Biden, Volodymyr Zelenskyy admitiu que as forças ucranianas atravessam momento complicado a Leste do país.
A Rússia continua a tentar controlar vários pontos do leste da Ucrânia: Vuhledar, Kremina e Bakhmut, de acordo com o ministério da Defesa do Reino Unido.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy admitiu que as forças ucranianas atravessam momento complicado a Leste do país.
“Estamos a lutar. Estamos a acabar com o invasor e a infligir perdas importantes à Rússia”, comentou, na sua mensagem diária.
“Estamos a equilibrar a situação e a fazer todos os possíveis para preparar as nossas acções face ao futuro, para o futuro próximo”, acrescentou, mas admitiu uma situação particularmente delicada precisamente em Bakhmut, Donestk.
Os russos, em semana de aniversário de guerra, estão a ser pressionados a partir de Moscovo para conquistarem mais cidades. E devem anunciar que conquistaram Bakhmut – mesmo que seja mentira.
As tensões dentro do Kremlin devem aumentar se o cenário no terreno não for vantajoso, segundo a mesma fonte.
Zelensky prometeu aos cidadãos ucranianos maior transparência sobre a situação na frente, apesar da reserva em relação às questões militares e dos detalhes das acções.
Receber bolos depois da morte do filho
Milhares de militares já terão morrido nesta guerra na Ucrânia – embora os números levantem diversas dúvidas e não sejam consensuais.
Na Rússia, o Kremlin tem dado recompensas a famílias que perdem os seus filhos no conflito.
Viúvas de militares já pousaram para fotografias oficiais com os seus novos casacos de pele. Agradeciam muito a “prenda inesperada” – mas, depois da foto, ficavam sem os casacos porque eram retirados pelos voluntários que davam esses presentes.
Na sexta-feira passada, a prenda foi outra. As autoridades em Tuva, sul da Rússia, anunciaram que agradeceram presencialmente a uma família – que perdeu o filho na guerra.
A prenda foi um pacote de bolinhos, relata o portal TSN.
A presenteada chama-se Valentina Ondar, mãe de três filhos. Foi o seu filho mais novo que morreu a combater na Ucrânia.
“Morreu de forma heróica”, segundo a mãe, já que estava a matar ucranianos em Lysychansk.
Outro filho de Valentina também está a combater na Ucrânia.
Que ridículo este Putin, um verme miserável….
Morreu de forma heróica, por isso PuTin deu uns bolos à mãe. Não há ninguém que fuzile este assassino?