Mãe que perdeu o filho na guerra recebe pacote de bolos das autoridades russas

2

Alessandro Guerra / EPA

Horas antes da visita surpresa de Joe Biden, Volodymyr Zelenskyy admitiu que as forças ucranianas atravessam momento complicado a Leste do país.

A Rússia continua a tentar controlar vários pontos do leste da Ucrânia: Vuhledar, Kremina e Bakhmut, de acordo com o ministério da Defesa do Reino Unido.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy admitiu que as forças ucranianas atravessam momento complicado a Leste do país.

“Estamos a lutar. Estamos a acabar com o invasor e a infligir perdas importantes à Rússia”, comentou, na sua mensagem diária.

Estamos a equilibrar a situação e a fazer todos os possíveis para preparar as nossas acções face ao futuro, para o futuro próximo”, acrescentou, mas admitiu uma situação particularmente delicada precisamente em Bakhmut, Donestk.

Os russos, em semana de aniversário de guerra, estão a ser pressionados a partir de Moscovo para conquistarem mais cidades. E devem anunciar que conquistaram Bakhmut – mesmo que seja mentira.

As tensões dentro do Kremlin devem aumentar se o cenário no terreno não for vantajoso, segundo a mesma fonte.

Zelensky prometeu aos cidadãos ucranianos maior transparência sobre a situação na frente, apesar da reserva em relação às questões militares e dos detalhes das acções.

Receber bolos depois da morte do filho

Milhares de militares já terão morrido nesta guerra na Ucrânia – embora os números levantem diversas dúvidas e não sejam consensuais.

Na Rússia, o Kremlin tem dado recompensas a famílias que perdem os seus filhos no conflito.

Viúvas de militares já pousaram para fotografias oficiais com os seus novos casacos de pele. Agradeciam muito a “prenda inesperada” – mas, depois da foto, ficavam sem os casacos porque eram retirados pelos voluntários que davam esses presentes.

Na sexta-feira passada, a prenda foi outra. As autoridades em Tuva, sul da Rússia, anunciaram que agradeceram presencialmente a uma família – que perdeu o filho na guerra.

A prenda foi um pacote de bolinhos, relata o portal TSN.

A presenteada chama-se Valentina Ondar, mãe de três filhos. Foi o seu filho mais novo que morreu a combater na Ucrânia.

“Morreu de forma heróica”, segundo a mãe, já que estava a matar ucranianos em Lysychansk.

Outro filho de Valentina também está a combater na Ucrânia.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.