/

“Eu não diabolizo partidos”. Bolieiro defende Chega, mas nega acordo nas autárquicas

António Araújo / Lusa

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro

Na primeira entrevista desde a eleição, José Manuel Boleiro diz que “não se pode acusar o Chega de querer cortar beneficiários do RSI”. Por outro lado, revela que ligações com o partido de André Ventura para as autárquicas não está nos planos.

José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores, admitiu estar surpreendido pela positiva com o Chega e recusa “diabolizar” o partido de André Ventura, garantindo que a experiência governativa na região autónoma não é uma “tática de sobrevivência politiqueira”.

Eu não diabolizo partidos, aceito a realidade e a vontade do povo. Isso é que é ser democrático”, afirmou Bolieiro em entrevista ao semanário Expresso, referindo que “não se pode acusar o Chega de querer fazer uma diminuição administrativa dos beneficiários do RSI [Rendimento Social de Inserção]”. Pelo contrário, Bolieiro fala em “objetivo de libertação”.

O líder açoriano refere que o Chega “quer criar política pública para que estas famílias possam ter rendimento por via do trabalho e com isso libertá-las da subsidiodependência. É um objetivo de libertação”, afirma o presidente do governo regional dos Açores, referindo que o PS e o Bloco de Esquerda também já aprovaram proposta do Chega, rejeitando, assim, que sejam apenas os sociais-democratas a normalizar o partido.

“Parece que há aqui uma diabolização e uma normalização do Chega, mas se há então todos estamos a fazê-lo”, afirmou.

Bolieiro assume que está está surpreendido pela positiva com o Chega, porém, garante que “não está no objetivo” do PSD/Açores fazer coligações com o partido de André Ventura para as autárquicas. “Mas também quero dizer que não vamos diabolizar candidatura alguma, de nenhum partido”, acrescentou.

Relativamente ao futuro do PSD a nível nacional, sobre a possibilidade de Rui Rio vir a depender do Chega, tal como aconteceu nos Açores, José Manuel Bolieiro aconselha o líder do seu partido a não fechar a porta a ninguém.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.