Há dois portugueses na corrida à Bola de Ouro

Jean-Christophe Bott / EPA

A Bola de Ouro deve contar este ano com dois nomes portugueses entre os finalistas. Segundo escreve A Bola, a Liga das Nações, que Portugal venceu frente à Holanda, veio complicar as contas, colocando Bernardo Silva junto de Cristiano Ronaldo no rol de candidatos a melhores futebolistas do mundo.

Tal como recorda o desportivo, Cristiano Ronaldo venceu Liga e Supertaça de Itália pela Juventus. Por sua vez, Bernardo Silva ganhou a Liga, Supertaça de Inglaterra, Taça da Liga e Taça de Inglaterra pelo Manchester City. Este domingo, ambos juntaram ao palmarés a Liga das Nações por Portugal na primeira edição da prova.

Ronaldo, recorde-se, tornou-se no primeiro futebolista da história a vencer campeonatos em Inglaterra, Espanha e Itália, sendo ainda o melhor marcador da fase final da Liga das Nações. O português tornou-se ainda no mais rápido jogador da história do futebol italiano ao atingir dez golos em todas as provas (em 16 jogos).

Também Bernardo Silva, rotulado como o “levantador de troféus” pelo emblema inglês, assinou 13 golos dos citizens e foi eleito o melhor jogador do City esta época. O futebolista de 24 anos arrecadou 48% dos votos e ficou à frente de Sterling e Aguero. Na Liga das Nações, foi eleito o melhor jogador da prova.

https://www.instagram.com/p/ByiaHj9AO_r/

“Excluindo Eusébio (1965), Figo (2000) e Ronaldo (2008,2013, 2014, 2016 e 2017), que venceram o prémio, mais cinco vezes portugueses ficaram nos cinco primeiros lugares: Eusébio (1962, 1963, 1964, 1966, 1967), Futre (1987), Figo (1999), Deco (2004) e Ronaldo (2007, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2018)”, recorda o jornal.

Também Lionel Messi deve ser um dos finalistas. O argentino, tal como Cristiano Ronaldo, conquistou o campeonato espanhol e outro troféu, a Supertaça. O argentino foi ainda o melhor marcador da Liga dos Campeões (12 golos) e o melhor marcador da Europa (Bota de Ouro com 36 golos).

Com o afastamento precoce da Juventus da Liga dos Campeões, a Bola de Ouro estava mais perto de Messi, mas com a eliminação do Barcelona frente ao Liverpool nas meias-finais da competição e a derrota da Taça do Rei com o Valência vieram baralhar as contas. Também a Liga das Nações e a Copa América podem ter agora algum peso no prémio da France Football, adianta a imprensa internacional.

Também Van Dijk, central do Liverpool e da seleção holandesa, tem sido um dos nomes apontados à Bola de Ouro. Questionado pelo Mais Futebol no final da Liga das Nações sobre o prémio, o jogador disse achar não merecer a distinção.

“[Perder a final da Liga das Nações frente a Portugal afeta a sua possível candidatura à Bola de Ouro»?] Não sei. Não penso de todo na Bola de Ouro. [Acha que a merece?] Não acho que mereça. Há pessoas que tomam essa decisão, não eu. Mas, tal como já disse, Messi é o melhor jogador do mundo. É a minha opinião», afirmou após a derrota da Holanda com Portugal.

Sobre Ronaldo, Van Dijk fez poucos comentários: “[Duelo duro?] Não sei se Ronaldo é melhor ao meio ou a jogar sobre a ala. Sei que é bom jogador”, rematou.

Apesar das declarações do holandês, as casas de apostas apontam-no como um dos favoritos a vencer o prémio, noticia a TVI24. Ronaldo aproximou-se do central com a Liga das Nações, mas é Messi que continua mais perto do jogador do Liverpool.

Fernando Santos também candidato

A Liga das Nações fez também de Fernando Santos como um óbvio candidato a melhor treinador de 2019 para a FIFA, adianta ainda a A Bola.

Desde que este prémio foi instituído, em 2010, os treinadores campeões do Mundo, da Europa ou vencedores da Taça das Confederações foram candidatos. Exemplo disso foi  Vicente del Bosque (2010 e 2012), Joachim Low (2014 e 2017), Fernando Santos (2016) e Didier Deschamps (2018).

Só em 2016 é que o campeão de seleções não foi melhor do Mundo. O eleito foi Claudio Ranieri, campeão de Inglaterra pelo Leicester.

Segundo o desportivo, nesta época talvez seja Jurgen Klopp seja o mais forte candidato, por ter vencido a Liga dos Campeões ao comando do Liverpool. Contudo, o selecionador português também deverá estar na lista.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..continuo a achar que no reino da tauromaquia também havia de haver “bolas” de ouro, prêmio a atribuir a toureiros e a toiros…..

  2. Essa temporada não tem disputa, estão querendo criar uma discussão que não existe, Messi foi.o melhor jogador da temporada e disparado , assim como , o ano passado o Cr7 merecia ter sido eleito o melhor , não premiar o Messi é errar duas vezes, e acho que perde totalmente o crédito, não vale mais nada !

RESPONDER

Aliança convida partidos “sem cartão dourado” para 36 debates no Youtube

No dia em que os três canais generalistas irão passar em direto o debate entre Rui Rio e António Costa, o partido de Pedro Santana Lopes lançou um convite a todos os partidos sem …

Metro do Porto e Carris reforçam fiscalização

Com a entrada em vigor dos novos passes, Metro do Porto e Carris estão a reforçar a fiscalização para tentarem baixar os números de fraude e garantir que têm o devido retorno financeiro por aderirem …

Bloco de Esquerda quer aumento gradual das pensões mínimas até ao salário mínimo

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, propôs esta segunda-feira o aumento das pensões mais baixas até ao valor do salário mínimo e defendeu que o rendimento dos filhos não deve contar na atribuição …

Associação Berardo vai contestar arresto de obras de arte

A Associação Coleção Berardo (ACB), proprietária das obras de arte do empresário José Berardo, vai contestar de esta segunda-feira a uma semana o arresto de cerca de 2.200 peças, disse à agência Lusa fonte próxima …

Netanyahu quer anexar "todos os colonatos" na Cisjordânia ocupada

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu esta segunda-feira anexar “todos …

Trump rejeita nova acusação de abuso sexual contra Brett Kavanaugh

O Presidente norte-americano considera que a nova acusação de abuso sexual contra o juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos é "mentira". Os democratas, por sua vez, pedem que Brett Kavanaugh seja destituído do cargo. De acordo …

Câmara de Cascais quer investir seis milhões de euros no forte onde Salazar caiu da cadeira

A autarquia de Cascais apresentou ao Estado um projeto que passa por dar novo uso ao Forte de Santo António da Barra durante 50 anos. Foi lá que Salazar caiu da cadeira, em 1968. A câmara …

Erros de cálculo que ignoram riscos extremos. Apontadas falhas ao estudo do Aeroporto do Montijo

O geógrafo e investigador Carlos Antunes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa critica o Estudo de Impacte Ambiental do aeroporto do Montijo, considerando que apresenta erros de cálculo e que não prevê os …

Homem morre em Guimarães. Terá sido picado por uma vespa

Um homem de 32 anos morreu em Guimarães depois de uma possível reação alérgica à picada de uma vespa. A vítima entrou em paragem cardiorrespiratória. Um homem de 32 anos morreu no sábado à noite na …

Taxa de juro do crédito à habitação negativa até 2025

A taxa de juro do crédito à habitação vai ser negativa até cerca de junho de 2025, mais um ano do que o que era esperado em julho. As expectativas de juros mais baixos na zona …