Há dois portugueses na corrida à Bola de Ouro

Jean-Christophe Bott / EPA

A Bola de Ouro deve contar este ano com dois nomes portugueses entre os finalistas. Segundo escreve A Bola, a Liga das Nações, que Portugal venceu frente à Holanda, veio complicar as contas, colocando Bernardo Silva junto de Cristiano Ronaldo no rol de candidatos a melhores futebolistas do mundo.

Tal como recorda o desportivo, Cristiano Ronaldo venceu Liga e Supertaça de Itália pela Juventus. Por sua vez, Bernardo Silva ganhou a Liga, Supertaça de Inglaterra, Taça da Liga e Taça de Inglaterra pelo Manchester City. Este domingo, ambos juntaram ao palmarés a Liga das Nações por Portugal na primeira edição da prova.

Ronaldo, recorde-se, tornou-se no primeiro futebolista da história a vencer campeonatos em Inglaterra, Espanha e Itália, sendo ainda o melhor marcador da fase final da Liga das Nações. O português tornou-se ainda no mais rápido jogador da história do futebol italiano ao atingir dez golos em todas as provas (em 16 jogos).

Também Bernardo Silva, rotulado como o “levantador de troféus” pelo emblema inglês, assinou 13 golos dos citizens e foi eleito o melhor jogador do City esta época. O futebolista de 24 anos arrecadou 48% dos votos e ficou à frente de Sterling e Aguero. Na Liga das Nações, foi eleito o melhor jogador da prova.

https://www.instagram.com/p/ByiaHj9AO_r/

“Excluindo Eusébio (1965), Figo (2000) e Ronaldo (2008,2013, 2014, 2016 e 2017), que venceram o prémio, mais cinco vezes portugueses ficaram nos cinco primeiros lugares: Eusébio (1962, 1963, 1964, 1966, 1967), Futre (1987), Figo (1999), Deco (2004) e Ronaldo (2007, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2018)”, recorda o jornal.

Também Lionel Messi deve ser um dos finalistas. O argentino, tal como Cristiano Ronaldo, conquistou o campeonato espanhol e outro troféu, a Supertaça. O argentino foi ainda o melhor marcador da Liga dos Campeões (12 golos) e o melhor marcador da Europa (Bota de Ouro com 36 golos).

Com o afastamento precoce da Juventus da Liga dos Campeões, a Bola de Ouro estava mais perto de Messi, mas com a eliminação do Barcelona frente ao Liverpool nas meias-finais da competição e a derrota da Taça do Rei com o Valência vieram baralhar as contas. Também a Liga das Nações e a Copa América podem ter agora algum peso no prémio da France Football, adianta a imprensa internacional.

Também Van Dijk, central do Liverpool e da seleção holandesa, tem sido um dos nomes apontados à Bola de Ouro. Questionado pelo Mais Futebol no final da Liga das Nações sobre o prémio, o jogador disse achar não merecer a distinção.

“[Perder a final da Liga das Nações frente a Portugal afeta a sua possível candidatura à Bola de Ouro»?] Não sei. Não penso de todo na Bola de Ouro. [Acha que a merece?] Não acho que mereça. Há pessoas que tomam essa decisão, não eu. Mas, tal como já disse, Messi é o melhor jogador do mundo. É a minha opinião», afirmou após a derrota da Holanda com Portugal.

Sobre Ronaldo, Van Dijk fez poucos comentários: “[Duelo duro?] Não sei se Ronaldo é melhor ao meio ou a jogar sobre a ala. Sei que é bom jogador”, rematou.

Apesar das declarações do holandês, as casas de apostas apontam-no como um dos favoritos a vencer o prémio, noticia a TVI24. Ronaldo aproximou-se do central com a Liga das Nações, mas é Messi que continua mais perto do jogador do Liverpool.

Fernando Santos também candidato

A Liga das Nações fez também de Fernando Santos como um óbvio candidato a melhor treinador de 2019 para a FIFA, adianta ainda a A Bola.

Desde que este prémio foi instituído, em 2010, os treinadores campeões do Mundo, da Europa ou vencedores da Taça das Confederações foram candidatos. Exemplo disso foi  Vicente del Bosque (2010 e 2012), Joachim Low (2014 e 2017), Fernando Santos (2016) e Didier Deschamps (2018).

Só em 2016 é que o campeão de seleções não foi melhor do Mundo. O eleito foi Claudio Ranieri, campeão de Inglaterra pelo Leicester.

Segundo o desportivo, nesta época talvez seja Jurgen Klopp seja o mais forte candidato, por ter vencido a Liga dos Campeões ao comando do Liverpool. Contudo, o selecionador português também deverá estar na lista.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..continuo a achar que no reino da tauromaquia também havia de haver “bolas” de ouro, prêmio a atribuir a toureiros e a toiros…..

  2. Essa temporada não tem disputa, estão querendo criar uma discussão que não existe, Messi foi.o melhor jogador da temporada e disparado , assim como , o ano passado o Cr7 merecia ter sido eleito o melhor , não premiar o Messi é errar duas vezes, e acho que perde totalmente o crédito, não vale mais nada !

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …