Há dois portugueses na corrida à Bola de Ouro

Jean-Christophe Bott / EPA

A Bola de Ouro deve contar este ano com dois nomes portugueses entre os finalistas. Segundo escreve A Bola, a Liga das Nações, que Portugal venceu frente à Holanda, veio complicar as contas, colocando Bernardo Silva junto de Cristiano Ronaldo no rol de candidatos a melhores futebolistas do mundo.

Tal como recorda o desportivo, Cristiano Ronaldo venceu Liga e Supertaça de Itália pela Juventus. Por sua vez, Bernardo Silva ganhou a Liga, Supertaça de Inglaterra, Taça da Liga e Taça de Inglaterra pelo Manchester City. Este domingo, ambos juntaram ao palmarés a Liga das Nações por Portugal na primeira edição da prova.

Ronaldo, recorde-se, tornou-se no primeiro futebolista da história a vencer campeonatos em Inglaterra, Espanha e Itália, sendo ainda o melhor marcador da fase final da Liga das Nações. O português tornou-se ainda no mais rápido jogador da história do futebol italiano ao atingir dez golos em todas as provas (em 16 jogos).

Também Bernardo Silva, rotulado como o “levantador de troféus” pelo emblema inglês, assinou 13 golos dos citizens e foi eleito o melhor jogador do City esta época. O futebolista de 24 anos arrecadou 48% dos votos e ficou à frente de Sterling e Aguero. Na Liga das Nações, foi eleito o melhor jogador da prova.

https://www.instagram.com/p/ByiaHj9AO_r/

“Excluindo Eusébio (1965), Figo (2000) e Ronaldo (2008,2013, 2014, 2016 e 2017), que venceram o prémio, mais cinco vezes portugueses ficaram nos cinco primeiros lugares: Eusébio (1962, 1963, 1964, 1966, 1967), Futre (1987), Figo (1999), Deco (2004) e Ronaldo (2007, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2018)”, recorda o jornal.

Também Lionel Messi deve ser um dos finalistas. O argentino, tal como Cristiano Ronaldo, conquistou o campeonato espanhol e outro troféu, a Supertaça. O argentino foi ainda o melhor marcador da Liga dos Campeões (12 golos) e o melhor marcador da Europa (Bota de Ouro com 36 golos).

Com o afastamento precoce da Juventus da Liga dos Campeões, a Bola de Ouro estava mais perto de Messi, mas com a eliminação do Barcelona frente ao Liverpool nas meias-finais da competição e a derrota da Taça do Rei com o Valência vieram baralhar as contas. Também a Liga das Nações e a Copa América podem ter agora algum peso no prémio da France Football, adianta a imprensa internacional.

Também Van Dijk, central do Liverpool e da seleção holandesa, tem sido um dos nomes apontados à Bola de Ouro. Questionado pelo Mais Futebol no final da Liga das Nações sobre o prémio, o jogador disse achar não merecer a distinção.

“[Perder a final da Liga das Nações frente a Portugal afeta a sua possível candidatura à Bola de Ouro»?] Não sei. Não penso de todo na Bola de Ouro. [Acha que a merece?] Não acho que mereça. Há pessoas que tomam essa decisão, não eu. Mas, tal como já disse, Messi é o melhor jogador do mundo. É a minha opinião», afirmou após a derrota da Holanda com Portugal.

Sobre Ronaldo, Van Dijk fez poucos comentários: “[Duelo duro?] Não sei se Ronaldo é melhor ao meio ou a jogar sobre a ala. Sei que é bom jogador”, rematou.

Apesar das declarações do holandês, as casas de apostas apontam-no como um dos favoritos a vencer o prémio, noticia a TVI24. Ronaldo aproximou-se do central com a Liga das Nações, mas é Messi que continua mais perto do jogador do Liverpool.

Fernando Santos também candidato

A Liga das Nações fez também de Fernando Santos como um óbvio candidato a melhor treinador de 2019 para a FIFA, adianta ainda a A Bola.

Desde que este prémio foi instituído, em 2010, os treinadores campeões do Mundo, da Europa ou vencedores da Taça das Confederações foram candidatos. Exemplo disso foi  Vicente del Bosque (2010 e 2012), Joachim Low (2014 e 2017), Fernando Santos (2016) e Didier Deschamps (2018).

Só em 2016 é que o campeão de seleções não foi melhor do Mundo. O eleito foi Claudio Ranieri, campeão de Inglaterra pelo Leicester.

Segundo o desportivo, nesta época talvez seja Jurgen Klopp seja o mais forte candidato, por ter vencido a Liga dos Campeões ao comando do Liverpool. Contudo, o selecionador português também deverá estar na lista.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..continuo a achar que no reino da tauromaquia também havia de haver “bolas” de ouro, prêmio a atribuir a toureiros e a toiros…..

  2. Essa temporada não tem disputa, estão querendo criar uma discussão que não existe, Messi foi.o melhor jogador da temporada e disparado , assim como , o ano passado o Cr7 merecia ter sido eleito o melhor , não premiar o Messi é errar duas vezes, e acho que perde totalmente o crédito, não vale mais nada !

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …