Há dois portugueses na corrida à Bola de Ouro

Jean-Christophe Bott / EPA

A Bola de Ouro deve contar este ano com dois nomes portugueses entre os finalistas. Segundo escreve A Bola, a Liga das Nações, que Portugal venceu frente à Holanda, veio complicar as contas, colocando Bernardo Silva junto de Cristiano Ronaldo no rol de candidatos a melhores futebolistas do mundo.

Tal como recorda o desportivo, Cristiano Ronaldo venceu Liga e Supertaça de Itália pela Juventus. Por sua vez, Bernardo Silva ganhou a Liga, Supertaça de Inglaterra, Taça da Liga e Taça de Inglaterra pelo Manchester City. Este domingo, ambos juntaram ao palmarés a Liga das Nações por Portugal na primeira edição da prova.

Ronaldo, recorde-se, tornou-se no primeiro futebolista da história a vencer campeonatos em Inglaterra, Espanha e Itália, sendo ainda o melhor marcador da fase final da Liga das Nações. O português tornou-se ainda no mais rápido jogador da história do futebol italiano ao atingir dez golos em todas as provas (em 16 jogos).

Também Bernardo Silva, rotulado como o “levantador de troféus” pelo emblema inglês, assinou 13 golos dos citizens e foi eleito o melhor jogador do City esta época. O futebolista de 24 anos arrecadou 48% dos votos e ficou à frente de Sterling e Aguero. Na Liga das Nações, foi eleito o melhor jogador da prova.

https://www.instagram.com/p/ByiaHj9AO_r/

“Excluindo Eusébio (1965), Figo (2000) e Ronaldo (2008,2013, 2014, 2016 e 2017), que venceram o prémio, mais cinco vezes portugueses ficaram nos cinco primeiros lugares: Eusébio (1962, 1963, 1964, 1966, 1967), Futre (1987), Figo (1999), Deco (2004) e Ronaldo (2007, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2018)”, recorda o jornal.

Também Lionel Messi deve ser um dos finalistas. O argentino, tal como Cristiano Ronaldo, conquistou o campeonato espanhol e outro troféu, a Supertaça. O argentino foi ainda o melhor marcador da Liga dos Campeões (12 golos) e o melhor marcador da Europa (Bota de Ouro com 36 golos).

Com o afastamento precoce da Juventus da Liga dos Campeões, a Bola de Ouro estava mais perto de Messi, mas com a eliminação do Barcelona frente ao Liverpool nas meias-finais da competição e a derrota da Taça do Rei com o Valência vieram baralhar as contas. Também a Liga das Nações e a Copa América podem ter agora algum peso no prémio da France Football, adianta a imprensa internacional.

Também Van Dijk, central do Liverpool e da seleção holandesa, tem sido um dos nomes apontados à Bola de Ouro. Questionado pelo Mais Futebol no final da Liga das Nações sobre o prémio, o jogador disse achar não merecer a distinção.

“[Perder a final da Liga das Nações frente a Portugal afeta a sua possível candidatura à Bola de Ouro»?] Não sei. Não penso de todo na Bola de Ouro. [Acha que a merece?] Não acho que mereça. Há pessoas que tomam essa decisão, não eu. Mas, tal como já disse, Messi é o melhor jogador do mundo. É a minha opinião», afirmou após a derrota da Holanda com Portugal.

Sobre Ronaldo, Van Dijk fez poucos comentários: “[Duelo duro?] Não sei se Ronaldo é melhor ao meio ou a jogar sobre a ala. Sei que é bom jogador”, rematou.

Apesar das declarações do holandês, as casas de apostas apontam-no como um dos favoritos a vencer o prémio, noticia a TVI24. Ronaldo aproximou-se do central com a Liga das Nações, mas é Messi que continua mais perto do jogador do Liverpool.

Fernando Santos também candidato

A Liga das Nações fez também de Fernando Santos como um óbvio candidato a melhor treinador de 2019 para a FIFA, adianta ainda a A Bola.

Desde que este prémio foi instituído, em 2010, os treinadores campeões do Mundo, da Europa ou vencedores da Taça das Confederações foram candidatos. Exemplo disso foi  Vicente del Bosque (2010 e 2012), Joachim Low (2014 e 2017), Fernando Santos (2016) e Didier Deschamps (2018).

Só em 2016 é que o campeão de seleções não foi melhor do Mundo. O eleito foi Claudio Ranieri, campeão de Inglaterra pelo Leicester.

Segundo o desportivo, nesta época talvez seja Jurgen Klopp seja o mais forte candidato, por ter vencido a Liga dos Campeões ao comando do Liverpool. Contudo, o selecionador português também deverá estar na lista.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..continuo a achar que no reino da tauromaquia também havia de haver “bolas” de ouro, prêmio a atribuir a toureiros e a toiros…..

  2. Essa temporada não tem disputa, estão querendo criar uma discussão que não existe, Messi foi.o melhor jogador da temporada e disparado , assim como , o ano passado o Cr7 merecia ter sido eleito o melhor , não premiar o Messi é errar duas vezes, e acho que perde totalmente o crédito, não vale mais nada !

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …