Boko Haram suspeito de sequestrar mais 30 mulheres na Nigéria

United Nations Photo / Flickr

-

O grupo extremista islâmico da Nigéria Boko Haram é suspeito de ter sequestrado pelo menos mais 20 jovens mães, de acordo com o relato de testemunhas. O grupo é o mesmo que chocou o mundo ao raptar 200 jovens estudantes em abril.

As mulheres foram levadas em carrinhas, sob a mira de armas, para um local desconhecido no estado de Borno, afirmam as testemunhas. Pelo menos 20 mulheres foram sequestradas, mas alguns relatos apontam para até 40 vítimas.

O Exército não se pronunciou sobre o incidente, que ocorreu em um acampamento nômada da etnia fulani na quinta-feira. Os militares têm enfrentado críticas crescentes por não conseguirem impedir os ataques de militantes no nordeste da Nigéria.

Apesar de vigorar um estado de emergência na região, os moradores dizem que o Exército é omisso, permitindo que os militantes do Boko Haram continuem seus ataques.

O grupo tem agido de forma cada vez mais sangrenta desde 2009, na tentativa de criar um estado islâmico na Nigéria. Milhares de pessoas morreram nesses ataques e nas reações de segurança subsequentes.

“Tarde demais”

O último incidente, envolvendo as mais de 20 mulheres, ocorreu perto do local onde mais de 200 estudantes foram capturadas a 14 de abril – a remota aldeia de Chibok, perto da fronteira com os Camarões.

Um membro de um grupo de vigilantes local, criado para resistir a tais ataques, disse que os militantes também levaram três homens que tentaram impedir o rapto.

“Queríamos ir atrás deles quando a notícia chegou até nós cerca de três horas depois, mas os veículos que temos não conseguiriam ir muito longe, e o relato chegou a nós um pouco tarde”, disse Alhaji Tar.

Desde o sequestro das estudantes, o governo tem enfrentado uma crescente pressão, tanto internamente quanto no exterior, para agir mais firmemente no combate ao Boko Haram.

Na segunda-feira, os militares anunciaram que tinham matado 50 insurgentes em operações antiterrorismo nos últimos dias e impedido novas invasões islâmicas em aldeias em Borno e no estado vizinho de Adamawa.

O anúncio foi feito após uma onda recente de ataques de rebeldes a aldeias – em apenas um desses ataques, terão sido mortas 200 pessoas na região de Gwoza, em Borno.

Apenas este ano, 3,3 mil pessoas já terão sido mortas pelo Boko Haram, de acordo com um novo relatório do Centro de Monitorização de Deslocados Internos e do Conselho de Refugiados Norueguês.

O governo do Reino Unido vai sediar uma reunião sobre a segurança no norte da Nigéria em Londres amanhã, 12 de junho, na sequência da reunião realizada em maio em Paris sobre a luta contra Boko Haram.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …