“Bohemian Rhapsody” é o grande vencedor dos Globos de Ouro

Mike Nelson / EPA

Em noite de surpresas, Bohemian Rhapsody, filme biográfico centrado na vida do músico Freddie Mercury, foi o grande vencedor da 76.ª edição dos Globos de Ouro, ao arrecadar dois dos mais importantes prémios, incluindo melhor filme.

Numa cerimónia marcada por poucos comentários políticos, Roma, o drama semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón, foi eleito melhor filme estrangeiro. A obra filmada a preto e branco na cidade do México valeu a Cuarón o prémio de melhor realizador.

Rami Malek, que dá vida à lenda dos Queen, foi eleito melhor ator, categoria para a qual estava nomeado Bradley Cooper, realizador e protagonista de Assim Nasce Uma Estrela, um dos filmes derrotados da noite. “Obrigado a Freddie Mercury por me dar a alegria de uma vida” disse Rami Malek, ao agarrar a estatueta que o distinguiu num filme do produtor e realizador norte-americano Bryan Singer.

Outra das surpresas aconteceu no prémio de melhor atriz: venceu Glenn Close, em The Wife, no papel de mulher de um Nobel da Literatura. A também cantora Lady Gaga era apontada como favorita ao galardão, pela sua atuação em Assim Nasce Uma Estrela.

Regina King venceu o prémio de melhor atriz secundária em A Favorita e Mahershala Ali o prémio de melhor ator secundário em Green Book: Um Guia para a Vida, do realizador Peter Farrelly, filme distinguido nas categorias de melhor comédia ou musical e de melhor argumento.

Um ano depois do discurso de Oprah Winfrey contra “os homens poderosos e brutais”, em pleno desenvolvimento do movimento #MeToo, esta edição não ficou marcada por comentários políticos, pelo menos até Christian Bale subir ao palco para receber o prémio de melhor ator em comédia ou musical, pela sua performance em Vice, de Adam McKay.

O que acham? Mitch McConnell a seguir?” brincou o ator nascido no País de Gales, referindo-se ao líder da maioria do Senado norte-americano. “Obrigado a Satanás por me dar inspiração para este papel”, acrescentou.

Olivia Colman foi distinguida como melhor atriz na mesma categoria.

No campo televisivo, The Americans, que retrata a vida de dois espiões russos nos EUA dos anos 1980, foi eleita a melhor série dramática, na sexta e última temporada, enquanto a melhor série de comédia foi O Método Kominsky.

Carol Burnett recebeu e batizou o Prémio de Carreira televisivo dos Globos de Ouro, uma novidade desta edição. O Prémio Carol Burnett – um equivalente do Prémio Cecil B. DeMilleo, nos Óscares – será atribuído anualmente e a atriz de 85 anos foi a primeira distinguida pela sua “contribuição extraordinária para a televisão à frente ou atrás das câmaras”.

Lista de todos os vencedores

Melhor filme – Drama
“Bohemian Rhapsody”

Melhor ator de filme – Drama
Rami Malek, “Bohemian Rhapsody”

Melhor atriz de filme – Drama
Glenn Close, “The Wife”

Melhor Filme – Musical ou Comédia
“Green Book: O Guia”

Melhor atriz em filme – Musical ou Comédia
Olivia Colman, “A favorita”

Melhor série televisiva ou filme para TV
“The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor série – Musical ou Comédia
“O Método Kominsky”

Melhor atriz em série – Musical ou Comédia
Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”

Melhor realizador
Alfonso Cuarón, “Roma”

Melhor ator em série televisiva ou filme para TV
Darren Criss, “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor filme em língua estrangeira
“Roma”, México

Melhor ator em filme – Musical ou Comédia
Christian Bale, “Vice”

Melhor atriz secundária em série, série televisiva ou filme televisivo
Patricia Clarkson, “Sharp Objects”

Melhor roteiro para filme
Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie -“Green Book: O Guia”

Melhor ator secundário em filmes
Mahershala Ali, “Green Book: O Guia”

Melhor atriz em série – Drama
Sandra Oh, “Killing Eve”

Melhor atriz secundária em filmes
Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”

Melhor música para filmes
“Shallow”, “Nasce uma estrela”

Melhor música original para filmes
Justin Hurwitz, “O primeiro homem”

Melhor atriz em série ou filme para TV
Patricia Arquette, “Escape at Dannemora”

Melhor ator em série – Musical ou Comédia
Michael Douglas, “O Método Kominsky”

Melhor animação
“Homem-Aranha no Aranhaverso”

Melhor ator em série – Drama
Richard Madden, “Bodyguard”

Melhor ator coadjuvante em série, série limitada ou filme para TV
Ben Whishaw, “A Very English Scandal”

Melhor série – Drama
“The Americans”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …