“Bohemian Rhapsody” é o grande vencedor dos Globos de Ouro

Mike Nelson / EPA

Em noite de surpresas, Bohemian Rhapsody, filme biográfico centrado na vida do músico Freddie Mercury, foi o grande vencedor da 76.ª edição dos Globos de Ouro, ao arrecadar dois dos mais importantes prémios, incluindo melhor filme.

Numa cerimónia marcada por poucos comentários políticos, Roma, o drama semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón, foi eleito melhor filme estrangeiro. A obra filmada a preto e branco na cidade do México valeu a Cuarón o prémio de melhor realizador.

Rami Malek, que dá vida à lenda dos Queen, foi eleito melhor ator, categoria para a qual estava nomeado Bradley Cooper, realizador e protagonista de Assim Nasce Uma Estrela, um dos filmes derrotados da noite. “Obrigado a Freddie Mercury por me dar a alegria de uma vida” disse Rami Malek, ao agarrar a estatueta que o distinguiu num filme do produtor e realizador norte-americano Bryan Singer.

Outra das surpresas aconteceu no prémio de melhor atriz: venceu Glenn Close, em The Wife, no papel de mulher de um Nobel da Literatura. A também cantora Lady Gaga era apontada como favorita ao galardão, pela sua atuação em Assim Nasce Uma Estrela.

Regina King venceu o prémio de melhor atriz secundária em A Favorita e Mahershala Ali o prémio de melhor ator secundário em Green Book: Um Guia para a Vida, do realizador Peter Farrelly, filme distinguido nas categorias de melhor comédia ou musical e de melhor argumento.

Um ano depois do discurso de Oprah Winfrey contra “os homens poderosos e brutais”, em pleno desenvolvimento do movimento #MeToo, esta edição não ficou marcada por comentários políticos, pelo menos até Christian Bale subir ao palco para receber o prémio de melhor ator em comédia ou musical, pela sua performance em Vice, de Adam McKay.

O que acham? Mitch McConnell a seguir?” brincou o ator nascido no País de Gales, referindo-se ao líder da maioria do Senado norte-americano. “Obrigado a Satanás por me dar inspiração para este papel”, acrescentou.

Olivia Colman foi distinguida como melhor atriz na mesma categoria.

No campo televisivo, The Americans, que retrata a vida de dois espiões russos nos EUA dos anos 1980, foi eleita a melhor série dramática, na sexta e última temporada, enquanto a melhor série de comédia foi O Método Kominsky.

Carol Burnett recebeu e batizou o Prémio de Carreira televisivo dos Globos de Ouro, uma novidade desta edição. O Prémio Carol Burnett – um equivalente do Prémio Cecil B. DeMilleo, nos Óscares – será atribuído anualmente e a atriz de 85 anos foi a primeira distinguida pela sua “contribuição extraordinária para a televisão à frente ou atrás das câmaras”.

Lista de todos os vencedores

Melhor filme – Drama
“Bohemian Rhapsody”

Melhor ator de filme – Drama
Rami Malek, “Bohemian Rhapsody”

Melhor atriz de filme – Drama
Glenn Close, “The Wife”

Melhor Filme – Musical ou Comédia
“Green Book: O Guia”

Melhor atriz em filme – Musical ou Comédia
Olivia Colman, “A favorita”

Melhor série televisiva ou filme para TV
“The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor série – Musical ou Comédia
“O Método Kominsky”

Melhor atriz em série – Musical ou Comédia
Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”

Melhor realizador
Alfonso Cuarón, “Roma”

Melhor ator em série televisiva ou filme para TV
Darren Criss, “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor filme em língua estrangeira
“Roma”, México

Melhor ator em filme – Musical ou Comédia
Christian Bale, “Vice”

Melhor atriz secundária em série, série televisiva ou filme televisivo
Patricia Clarkson, “Sharp Objects”

Melhor roteiro para filme
Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie -“Green Book: O Guia”

Melhor ator secundário em filmes
Mahershala Ali, “Green Book: O Guia”

Melhor atriz em série – Drama
Sandra Oh, “Killing Eve”

Melhor atriz secundária em filmes
Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”

Melhor música para filmes
“Shallow”, “Nasce uma estrela”

Melhor música original para filmes
Justin Hurwitz, “O primeiro homem”

Melhor atriz em série ou filme para TV
Patricia Arquette, “Escape at Dannemora”

Melhor ator em série – Musical ou Comédia
Michael Douglas, “O Método Kominsky”

Melhor animação
“Homem-Aranha no Aranhaverso”

Melhor ator em série – Drama
Richard Madden, “Bodyguard”

Melhor ator coadjuvante em série, série limitada ou filme para TV
Ben Whishaw, “A Very English Scandal”

Melhor série – Drama
“The Americans”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …