“Bohemian Rhapsody” é o grande vencedor dos Globos de Ouro

Mike Nelson / EPA

Em noite de surpresas, Bohemian Rhapsody, filme biográfico centrado na vida do músico Freddie Mercury, foi o grande vencedor da 76.ª edição dos Globos de Ouro, ao arrecadar dois dos mais importantes prémios, incluindo melhor filme.

Numa cerimónia marcada por poucos comentários políticos, Roma, o drama semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón, foi eleito melhor filme estrangeiro. A obra filmada a preto e branco na cidade do México valeu a Cuarón o prémio de melhor realizador.

Rami Malek, que dá vida à lenda dos Queen, foi eleito melhor ator, categoria para a qual estava nomeado Bradley Cooper, realizador e protagonista de Assim Nasce Uma Estrela, um dos filmes derrotados da noite. “Obrigado a Freddie Mercury por me dar a alegria de uma vida” disse Rami Malek, ao agarrar a estatueta que o distinguiu num filme do produtor e realizador norte-americano Bryan Singer.

Outra das surpresas aconteceu no prémio de melhor atriz: venceu Glenn Close, em The Wife, no papel de mulher de um Nobel da Literatura. A também cantora Lady Gaga era apontada como favorita ao galardão, pela sua atuação em Assim Nasce Uma Estrela.

Regina King venceu o prémio de melhor atriz secundária em A Favorita e Mahershala Ali o prémio de melhor ator secundário em Green Book: Um Guia para a Vida, do realizador Peter Farrelly, filme distinguido nas categorias de melhor comédia ou musical e de melhor argumento.

Um ano depois do discurso de Oprah Winfrey contra “os homens poderosos e brutais”, em pleno desenvolvimento do movimento #MeToo, esta edição não ficou marcada por comentários políticos, pelo menos até Christian Bale subir ao palco para receber o prémio de melhor ator em comédia ou musical, pela sua performance em Vice, de Adam McKay.

O que acham? Mitch McConnell a seguir?” brincou o ator nascido no País de Gales, referindo-se ao líder da maioria do Senado norte-americano. “Obrigado a Satanás por me dar inspiração para este papel”, acrescentou.

Olivia Colman foi distinguida como melhor atriz na mesma categoria.

No campo televisivo, The Americans, que retrata a vida de dois espiões russos nos EUA dos anos 1980, foi eleita a melhor série dramática, na sexta e última temporada, enquanto a melhor série de comédia foi O Método Kominsky.

Carol Burnett recebeu e batizou o Prémio de Carreira televisivo dos Globos de Ouro, uma novidade desta edição. O Prémio Carol Burnett – um equivalente do Prémio Cecil B. DeMilleo, nos Óscares – será atribuído anualmente e a atriz de 85 anos foi a primeira distinguida pela sua “contribuição extraordinária para a televisão à frente ou atrás das câmaras”.

Lista de todos os vencedores

Melhor filme – Drama
“Bohemian Rhapsody”

Melhor ator de filme – Drama
Rami Malek, “Bohemian Rhapsody”

Melhor atriz de filme – Drama
Glenn Close, “The Wife”

Melhor Filme – Musical ou Comédia
“Green Book: O Guia”

Melhor atriz em filme – Musical ou Comédia
Olivia Colman, “A favorita”

Melhor série televisiva ou filme para TV
“The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor série – Musical ou Comédia
“O Método Kominsky”

Melhor atriz em série – Musical ou Comédia
Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”

Melhor realizador
Alfonso Cuarón, “Roma”

Melhor ator em série televisiva ou filme para TV
Darren Criss, “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor filme em língua estrangeira
“Roma”, México

Melhor ator em filme – Musical ou Comédia
Christian Bale, “Vice”

Melhor atriz secundária em série, série televisiva ou filme televisivo
Patricia Clarkson, “Sharp Objects”

Melhor roteiro para filme
Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie -“Green Book: O Guia”

Melhor ator secundário em filmes
Mahershala Ali, “Green Book: O Guia”

Melhor atriz em série – Drama
Sandra Oh, “Killing Eve”

Melhor atriz secundária em filmes
Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”

Melhor música para filmes
“Shallow”, “Nasce uma estrela”

Melhor música original para filmes
Justin Hurwitz, “O primeiro homem”

Melhor atriz em série ou filme para TV
Patricia Arquette, “Escape at Dannemora”

Melhor ator em série – Musical ou Comédia
Michael Douglas, “O Método Kominsky”

Melhor animação
“Homem-Aranha no Aranhaverso”

Melhor ator em série – Drama
Richard Madden, “Bodyguard”

Melhor ator coadjuvante em série, série limitada ou filme para TV
Ben Whishaw, “A Very English Scandal”

Melhor série – Drama
“The Americans”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …