“Bohemian Rhapsody” é o grande vencedor dos Globos de Ouro

Mike Nelson / EPA

Em noite de surpresas, Bohemian Rhapsody, filme biográfico centrado na vida do músico Freddie Mercury, foi o grande vencedor da 76.ª edição dos Globos de Ouro, ao arrecadar dois dos mais importantes prémios, incluindo melhor filme.

Numa cerimónia marcada por poucos comentários políticos, Roma, o drama semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón, foi eleito melhor filme estrangeiro. A obra filmada a preto e branco na cidade do México valeu a Cuarón o prémio de melhor realizador.

Rami Malek, que dá vida à lenda dos Queen, foi eleito melhor ator, categoria para a qual estava nomeado Bradley Cooper, realizador e protagonista de Assim Nasce Uma Estrela, um dos filmes derrotados da noite. “Obrigado a Freddie Mercury por me dar a alegria de uma vida” disse Rami Malek, ao agarrar a estatueta que o distinguiu num filme do produtor e realizador norte-americano Bryan Singer.

Outra das surpresas aconteceu no prémio de melhor atriz: venceu Glenn Close, em The Wife, no papel de mulher de um Nobel da Literatura. A também cantora Lady Gaga era apontada como favorita ao galardão, pela sua atuação em Assim Nasce Uma Estrela.

Regina King venceu o prémio de melhor atriz secundária em A Favorita e Mahershala Ali o prémio de melhor ator secundário em Green Book: Um Guia para a Vida, do realizador Peter Farrelly, filme distinguido nas categorias de melhor comédia ou musical e de melhor argumento.

Um ano depois do discurso de Oprah Winfrey contra “os homens poderosos e brutais”, em pleno desenvolvimento do movimento #MeToo, esta edição não ficou marcada por comentários políticos, pelo menos até Christian Bale subir ao palco para receber o prémio de melhor ator em comédia ou musical, pela sua performance em Vice, de Adam McKay.

O que acham? Mitch McConnell a seguir?” brincou o ator nascido no País de Gales, referindo-se ao líder da maioria do Senado norte-americano. “Obrigado a Satanás por me dar inspiração para este papel”, acrescentou.

Olivia Colman foi distinguida como melhor atriz na mesma categoria.

No campo televisivo, The Americans, que retrata a vida de dois espiões russos nos EUA dos anos 1980, foi eleita a melhor série dramática, na sexta e última temporada, enquanto a melhor série de comédia foi O Método Kominsky.

Carol Burnett recebeu e batizou o Prémio de Carreira televisivo dos Globos de Ouro, uma novidade desta edição. O Prémio Carol Burnett – um equivalente do Prémio Cecil B. DeMilleo, nos Óscares – será atribuído anualmente e a atriz de 85 anos foi a primeira distinguida pela sua “contribuição extraordinária para a televisão à frente ou atrás das câmaras”.

Lista de todos os vencedores

Melhor filme – Drama
“Bohemian Rhapsody”

Melhor ator de filme – Drama
Rami Malek, “Bohemian Rhapsody”

Melhor atriz de filme – Drama
Glenn Close, “The Wife”

Melhor Filme – Musical ou Comédia
“Green Book: O Guia”

Melhor atriz em filme – Musical ou Comédia
Olivia Colman, “A favorita”

Melhor série televisiva ou filme para TV
“The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor série – Musical ou Comédia
“O Método Kominsky”

Melhor atriz em série – Musical ou Comédia
Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”

Melhor realizador
Alfonso Cuarón, “Roma”

Melhor ator em série televisiva ou filme para TV
Darren Criss, “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor filme em língua estrangeira
“Roma”, México

Melhor ator em filme – Musical ou Comédia
Christian Bale, “Vice”

Melhor atriz secundária em série, série televisiva ou filme televisivo
Patricia Clarkson, “Sharp Objects”

Melhor roteiro para filme
Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie -“Green Book: O Guia”

Melhor ator secundário em filmes
Mahershala Ali, “Green Book: O Guia”

Melhor atriz em série – Drama
Sandra Oh, “Killing Eve”

Melhor atriz secundária em filmes
Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”

Melhor música para filmes
“Shallow”, “Nasce uma estrela”

Melhor música original para filmes
Justin Hurwitz, “O primeiro homem”

Melhor atriz em série ou filme para TV
Patricia Arquette, “Escape at Dannemora”

Melhor ator em série – Musical ou Comédia
Michael Douglas, “O Método Kominsky”

Melhor animação
“Homem-Aranha no Aranhaverso”

Melhor ator em série – Drama
Richard Madden, “Bodyguard”

Melhor ator coadjuvante em série, série limitada ou filme para TV
Ben Whishaw, “A Very English Scandal”

Melhor série – Drama
“The Americans”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …