“Bohemian Rhapsody” é o grande vencedor dos Globos de Ouro

Mike Nelson / EPA

Em noite de surpresas, Bohemian Rhapsody, filme biográfico centrado na vida do músico Freddie Mercury, foi o grande vencedor da 76.ª edição dos Globos de Ouro, ao arrecadar dois dos mais importantes prémios, incluindo melhor filme.

Numa cerimónia marcada por poucos comentários políticos, Roma, o drama semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón, foi eleito melhor filme estrangeiro. A obra filmada a preto e branco na cidade do México valeu a Cuarón o prémio de melhor realizador.

Rami Malek, que dá vida à lenda dos Queen, foi eleito melhor ator, categoria para a qual estava nomeado Bradley Cooper, realizador e protagonista de Assim Nasce Uma Estrela, um dos filmes derrotados da noite. “Obrigado a Freddie Mercury por me dar a alegria de uma vida” disse Rami Malek, ao agarrar a estatueta que o distinguiu num filme do produtor e realizador norte-americano Bryan Singer.

Outra das surpresas aconteceu no prémio de melhor atriz: venceu Glenn Close, em The Wife, no papel de mulher de um Nobel da Literatura. A também cantora Lady Gaga era apontada como favorita ao galardão, pela sua atuação em Assim Nasce Uma Estrela.

Regina King venceu o prémio de melhor atriz secundária em A Favorita e Mahershala Ali o prémio de melhor ator secundário em Green Book: Um Guia para a Vida, do realizador Peter Farrelly, filme distinguido nas categorias de melhor comédia ou musical e de melhor argumento.

Um ano depois do discurso de Oprah Winfrey contra “os homens poderosos e brutais”, em pleno desenvolvimento do movimento #MeToo, esta edição não ficou marcada por comentários políticos, pelo menos até Christian Bale subir ao palco para receber o prémio de melhor ator em comédia ou musical, pela sua performance em Vice, de Adam McKay.

O que acham? Mitch McConnell a seguir?” brincou o ator nascido no País de Gales, referindo-se ao líder da maioria do Senado norte-americano. “Obrigado a Satanás por me dar inspiração para este papel”, acrescentou.

Olivia Colman foi distinguida como melhor atriz na mesma categoria.

No campo televisivo, The Americans, que retrata a vida de dois espiões russos nos EUA dos anos 1980, foi eleita a melhor série dramática, na sexta e última temporada, enquanto a melhor série de comédia foi O Método Kominsky.

Carol Burnett recebeu e batizou o Prémio de Carreira televisivo dos Globos de Ouro, uma novidade desta edição. O Prémio Carol Burnett – um equivalente do Prémio Cecil B. DeMilleo, nos Óscares – será atribuído anualmente e a atriz de 85 anos foi a primeira distinguida pela sua “contribuição extraordinária para a televisão à frente ou atrás das câmaras”.

Lista de todos os vencedores

Melhor filme – Drama
“Bohemian Rhapsody”

Melhor ator de filme – Drama
Rami Malek, “Bohemian Rhapsody”

Melhor atriz de filme – Drama
Glenn Close, “The Wife”

Melhor Filme – Musical ou Comédia
“Green Book: O Guia”

Melhor atriz em filme – Musical ou Comédia
Olivia Colman, “A favorita”

Melhor série televisiva ou filme para TV
“The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor série – Musical ou Comédia
“O Método Kominsky”

Melhor atriz em série – Musical ou Comédia
Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”

Melhor realizador
Alfonso Cuarón, “Roma”

Melhor ator em série televisiva ou filme para TV
Darren Criss, “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”

Melhor filme em língua estrangeira
“Roma”, México

Melhor ator em filme – Musical ou Comédia
Christian Bale, “Vice”

Melhor atriz secundária em série, série televisiva ou filme televisivo
Patricia Clarkson, “Sharp Objects”

Melhor roteiro para filme
Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie -“Green Book: O Guia”

Melhor ator secundário em filmes
Mahershala Ali, “Green Book: O Guia”

Melhor atriz em série – Drama
Sandra Oh, “Killing Eve”

Melhor atriz secundária em filmes
Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”

Melhor música para filmes
“Shallow”, “Nasce uma estrela”

Melhor música original para filmes
Justin Hurwitz, “O primeiro homem”

Melhor atriz em série ou filme para TV
Patricia Arquette, “Escape at Dannemora”

Melhor ator em série – Musical ou Comédia
Michael Douglas, “O Método Kominsky”

Melhor animação
“Homem-Aranha no Aranhaverso”

Melhor ator em série – Drama
Richard Madden, “Bodyguard”

Melhor ator coadjuvante em série, série limitada ou filme para TV
Ben Whishaw, “A Very English Scandal”

Melhor série – Drama
“The Americans”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …