/

Afinal, a boca do Tiranossauro rex teria um lado sensível

Um novo estudo mostra que o Tyrannosaurus rex teria mandíbulas muito sensíveis, que podiam reconhecer as diferentes partes das suas presas.

“O T. rex era um predador ainda mais temível do que se pensava”, começou por dizer, em comunicado, o autor principal da pesquisa, Soichiro Kawabe, da Universidade da Província de Fukui, no Japão.

“As nossas descobertas mostram que os nervos da sua mandíbula eram mais complexamente distribuídos do que os de quaisquer outros dinossauros estudados até hoje, e comparáveis aos de crocodilos e aves modernas, que têm sentidos extremamente apurados”, explicou.

“Isto significa que o T. rex era sensível a pequenas diferenças no material e no movimento, o que indica a possibilidade de ter sido capaz de reconhecer as diferentes partes das suas presas e de as comer de forma diferente dependendo da situação”, disse ainda Kawabe.

“Estes resultados mudam completamente a nossa perceção do Tyrannosaurus rex como um dinossauro que era insensível na zona à volta da sua boca e que mastigava qualquer coisa, incluindo ossos.”

Kawabe, juntamente com Soki Hattori, professor assistente da mesma universidade japonesa, usou tomografia computadorizada para analisar e reconstruir a distribuição do canal neurovascular de uma mandíbula de um T. rex, originalmente encontrada na Formação Hell Creek, nos Estados Unidos.

Posteriormente, os investigadores compararam esta reconstrução com outros dinossauros, como Triceratops, bem como com crocodilos e pássaros vivos.

“O estudo revela a presença de canais neurovasculares com ramificações complexas na mandíbula inferior do Tyrannosaurus (…) e presume-se que também estaria presente um canal neurovascular com ramificações complexas semelhantes na sua mandíbula superior”, explicou Kawabe.

O estudo foi publicado, a 22 de agosto, na revista científica Historical Biology.

Filipa Mesquita, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.