Bob Marley é o nome da nova espécie de aranha da Austrália

Cientistas identificaram na Austrália uma nova espécie de aranha a que deram o nome de Bob Marley. A equipa associou a nova espécie Desis bobmaeyi à canção do músico de reggae High tide or low tide (Maré alta ou maré baixa).

Uma equipa de cientistas identificou na Austrália uma nova espécie de aranha a que deram o nome do cantor jamaicano Bob Marley. O aracnídeo emerge da água – onde vive – durante as maré baixas.

Esta nova espécie – Desis bobmarleyi – foi associada à canção do músico High tide or low tide, que em português significa “maré alta ou maré baixa”.

A música acompanhou investigadores do Museu de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, numa viagem de estudo a Porto Douglas para recolher aranhas que apresentam uma biologia única.

Na madrugada de janeiro de 2009, foram recolhidos espécimes machos e fêmeas desta nova espécie de aranha, que foram localizados e recolhidos de um coral-cérebro. Por volta das 02h00, quando o mar recuou, ficou exposta a população destas aranhas à superfície.

As Desis bobmarleyi adaptam-se à vida subaquática escondendo-se em conchas, corais ou algas durante a maré alta. Para respirarem, constroem câmaras-de-ar com seda. Na maré baixa, surgem à superfície para se alimentarem de pequenos invertebrados que estão em rochas, corais ou plantas postas a descoberto pela maré.

De acordo com a investigação, publicada na Evolutionary Systematics, a nova espécie de aranha é, predominantemente, de cor avermelhada e acastanhada e tem patas de tons laranja e castanho. As fêmeas, ligeiramente maiores do que os machos, medem nove milímetros de comprimento (mais três milímetros do que os machos).

A Desis bobmarleyi é vista frequentemente na zona entre-marés da Grande Barreira de Coral, na costa nordeste de Queensland.

ZAP // Lusa