Bob Dylan acusado de plágio no discurso do Nobel

Jim Lo Scalzo / EPA

O músico Bob Dylan, Prémio Nobel da Literatura 2016,

O músico Bob Dylan, Prémio Nobel da Literatura 2016,

O músico norte-americano terá plagiado algumas frases de um site utilizado por estudantes para os seus trabalhos académicos no seu discurso de aceitação do Nobel da Literatura.

No passado dia 4 de junho, Bob Dylan entregou finalmente à Academia Sueca o seu discurso de aceitação do Nobel da Literatura, um requisito indispensável para poder receber o prémio de quase 900 mil dólares.

Durante o discurso, o músico norte-americano fez várias referências a três livros que tiveram uma grande influência não só a nível pessoal mas também na sua obra. Um destes era o livro mais conhecido de Herman Melville: “Moby Dick”.

As suspeitas de plágio começaram a surgir quando o escritor Ben Greenman publicou no seu blogue que não tinha conseguido encontrar uma única frase que Dylan tinha citado da obra.

Rapidamente, as suspeitas converteram-se em acusações, sobretudo depois de a revista norte-americana Stale ter comparado o discurso do artista com o conteúdo do site SparkNotes, utilizado geralmente por estudantes para os seus trabalhos académicos.

Uma jornalista do portal, Andrea Pitzer, adiantou que encontrou pelo menos 20 frases usadas por Dylan que são muito semelhantes às de uma sinopse sobre “Moby Dick” que está disponível no site. Além disso, a repórter sublinhou que algumas destas frases apareciam no site mas não faziam parte do livro de Melville.

Para já, nem o cantor nem a sua equipa desmentiram estas acusações.

Recorde-se que a vitória do cantor, anunciada pela Academia sueca em outubro do ano passado, esteve envolta em polémica, uma vez que Dylan ignorou por completo o anúncio e pareceu mesmo estar a “fugir” ao galardão durante algum tempo.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 1 de Abril! E só agora “descobriram”!!! Estes anti-plágio são bem lentos. Mas não admira! Um escritor (Ben Greenman) não encontrou qualquer referência (do livro Moby Dick) no discurso, e as pessoas começaram a desconfiar que… havia plágio! Então não há, mas… há? Em que ficamos?
    Será que é mentira de 1 de Abril… atrasada?

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …