Bloco quer “um novo começo” na segunda-feira

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, garantiu esta quinta-feira que, se sair mais forte das eleições, na segunda-feira, “o BE contará para novas soluções que partem precisamente de onde a gerigonça parou“, ou seja, “um novo começo“.

No penúltimo dia de campanha, num comício que junta cerca de 700 pessoas na Alfândega do Porto, Catarina Martins decidiu responder àquilo que parecia ser um segredo sobre o pós-eleições porque no BE não se guardam “surpresas para segunda-feira”.

“E se formos mais fortes – e eu acho que vamos ser – todo o país sabe na segunda-feira que o Bloco de Esquerda contará para novas soluções que partem precisamente de onde a gerigonça parou. Um novo começo”, comprometeu-se.

O nível de compromisso assumido por Catarina Martins é um passo em frente ao relação ao que tinha dito até agora. Foram várias as referências que deixou ao longo da sua intervenção, de acordo com o Observador. “Se o Bloco de Esquerda estiver mais forte, tudo aquilo que alcançámos nos últimos quatro anos terá sido mais do que um breve parêntesis na política do país”.

Este cenário só será possível se se o Bloco de Esquerda subir e se o PS não tiver maioria absoluta. Se assim for, a coordenadora do partido não tem dúvidas de que os últimos quatro anos de entendimento com o PS terão sido apenas “os primeiros passos” e não há quem não saiba que cumprimos os nossos compromissos.

Comparando o Bloco de Esquerda a “uma força da natureza”, que cresceu “como partido do povo”, apelou ao voto dos indecisos — a que preferiu os eleitores com “votos decisivos” — para impedir a maioria absoluta socialista. E estabeleceu o objetivo de ver o BE a reforçar a posição de “terceira força política” e de ser “o mais capaz de resolver os impasses”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …