Bloco quer “imposto Google” para apoiar a comunicação social

O Bloco de Esquerda (BE) propôs esta terça-feira a criação de um novo imposto sobre serviços digitais, taxando as grandes multinacionais, cuja receita, em parte, será aplicada num fundo para a imprensa que disponibiliza aos jovens uma assinatura de revista ou jornal.

No encerramento das jornadas parlamentares do BE, em Aveiro, uma das iniciativas anunciadas pelo líder da bancada, Pedro Filipe Soares, foi um agendamento potestativo para 20 de março do projeto de lei que cria de um imposto sobre determinados serviços digitais, uma novidade na legislação portuguesa, que segundo os cálculos apresentados pode gerar receitas entre os 60 e os 100 milhões de euros.

“Sabemos que este imposto é meritório e vale por si só porque responde a uma erosão da riqueza criada no nosso país em benefício de grandes multinacionais, mas sabemos também que a economia digital levanta novos desafios à nossa sociedade”, explicou o líder parlamentar bloquista, sendo um deles as dificuldades geradas na valorização das democracias através, por exemplo, das fake news.

Assim, o Bloco de Esquerda pretende que parte das receitas deste imposto que taxa as grandes multinacionais, e exige “delas aquilo que é devido ao país”, seja canalizada para criação do “FILM, Fundo para a Imprensa e Literacia para os Media”. O objetivo, segundo Pedro Filipe Soares, é garantir “a todos os estudantes do 12.º ano ou do ensino superior o acesso a uma assinatura anual por eles escolhida, de uma revista ou de um jornal”.

“E que garanta também que um dos aspetos mais importantes para a comunicação social, que é o serviço de porte pago, possa ser reinscrito”, acrescentou.

Pedro Filipe Soares aproveitou para lançar um desafio: “estamos disponíveis para, nesta matéria, sendo ela tão relevante, abarcar neste nosso agendamento potestativo de 20 de março também iniciativas de outros partidos e do Governo”.

“No dia 20, ainda em tempo útil, o nosso primeiro-ministro podia ir ao Conselho Europeu dizer que em Portugal já estamos a fazer, é preciso que se faça na Europa, da mesma forma que espanhóis e franceses dirão o mesmo”, desafiou.

Na proposta do BE é proposto que seja realizado um acordo comercial entre o Estado e a imprensa para estas assinaturas anuais dos jovens, sendo a estimativa dos bloquistas que as duas medidas custem entre os 20 a 25 milhões de euros.

A comunicação social, justificou o líder bloquista, “tem um valor importantíssimo na criação de uma cidadania que seja qualificada”, lembrando que é “na distribuição das receitas de publicidade onde a comunicação social vai buscar a sua garantia de sobrevivência”, sendo “a imprensa escrita os lesados principais desta fuga de dinheiro” para o negócio do digital.

A proposta do BE – que bebe dos exemplos de Espanha e de França, países que foram buscar à Comissão Europeia os estudos técnicos – pretende reverter o facto de as grandes multinacionais da economia digital, exemplos da Google, Facebook, Amazon, Apple ou Microsoft, quase não pagarem impostos, num “novo negócio criado com as mais-valia que os próprios utilizadores dão a estas empresas”.

“A exemplo do que se passa na proposta da Comissão Europeia e que Espanha está a implementar propomos que as empresas, que são o contribuinte deste imposto, sejam empresas com volume de negócio mundial acima dos 750 milhões de euros e com uma base tributável, decorrente destas atividades no nosso país, acima de um milhão e meio de euros”, detalhou.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma ideia abençoada de alguns iluminados………

    Velha de lá o artigo 13 do P. E. que faz cá falta uns trocados nesta miseria de Estado.

    Só uma pergunta deste ignorante: com esta nova lei quando vou ter que pagar para ver as noticias do ZAP?
    Como burro velho já aprendi que não existem refeições gratis………..

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …