Bloco está a negociar aumento de 10 euros nas pensões até 600 euros

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse este domingo que o partido está a negociar com o Governo do PS um aumento de 10 euros para as pensões mais baixas.

“Nós não tratamos pensões altas da mesma forma como tratamos pensões mais baixas. É uma questão de justiça e achamos do ponto de vista das pensões até aos 600 e poucos euros que precisam de ter um aumento real e 10 euros parece-nos um valor adequado”, afirmou Catarina Martins.

Referindo que o BE tem uma posição diferente da do Partido Socialista sobre as pensões, em que os bloquistas defendem “um processo de convergência das pensões mais baixas mais acelerado”, Catarina Martins não deixou de classificar a proposta de 10 euros de aumento como “tímida”.

“A proposta de 10 euros é uma proposta tímida face às necessidades, é uma proposta com que estamos a trabalhar, mas sendo uma proposta tímida poderá ter impacto na vida das pessoas”, considerou.

A dirigente do BE falava aos jornalistas na Madalena, ilha do Pico, onde se encontra para assinalar o arranque da campanha para as eleições legislativas regionais dos Açores de 16 de outubro.

A proposta de Orçamento do Estado deverá dar entrada na Assembleia a 14 de outubro e Catarina Martins reconheceu que o tema das pensões ocupa uma “boa parte” das negociações que estão a decorrer com o Governo do PS no âmbito do Orçamento.

O primeiro-ministro, António Costa, já prometeu que será um Orçamento de continuação da “viragem e nunca de retrocesso face à trajetória que tem vindo a ser seguida”.

Apesar de ter recusado discutir “avulsamente” propostas antes de ser conhecido o documento, ao longo das últimas semanas o próprio primeiro-ministro foi falando sobre algumas medidas, admitindo, por exemplo, um aumento das pensões, sobretudo das mais baixas.

A atualização das pensões mínimas além da inflação, alterações aos escalões do IRS e a progressividade nesse imposto, são duas das medidas que o BE já revelou estarem a ser estudadas com o Governo no âmbito das negociações do OE para 2017.

Alem destas, também matérias tão diferentes como o ensino superior, a energia, a habitação e o combate à precariedade encontram-se em cima da mesa das negociações.

Também o PCP já tornou pública a reivindicação de um aumento “não inferior a 10 euros” de pensões.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, a media tem lógica, devia era ser menos “tímida”, para ver se pelo menos cobria o aumento do imposto regressivo nos combustíveis.

RESPONDER

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …