Blatter lembra a Infantino que UEFA não apoiou reformas da FIFA

Marcello Casal Jr. / ABr

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, recordou a Gianni Infantino que a UEFA, da qual o seu sucessor era secretário-geral, não apoiou as reformas aprovadas no congresso extraordinário do organismo que tutela o futebol mundial.

Numa carta aberta, publicada este domingo no semanário francês Le Journal du Dimanche, o ex-dirigente suíço garantiu que foi ele que começou as reformas na FIFA.

“Estou certo de que te recordas que foi a tua confederação, a UEFA, que não me apoiou em 2013. Essas reformas agora estão nas tuas mãos e terás de as fazer”, escreveu.

O ex-presidente assegurou que Infantino herda uma instituição “bem organizada e sólida” e que “funcionou estes últimos meses, apesar daquilo a que muitos chamam escândalo”.

“O cargo que quiseste não será fácil. Esperam de ti milagres no momento em que pegas na FIFA”, escreve Blatter.

O suíço-italiano Gianni Infantino foi esta sexta-feira eleito presidente da FIFA, sucedendo ao polémico Joseph Blatter.

O suíço, com origens italianas, foi escolhido à segunda volta, com 114 votos a seu favor, ficando à frente do xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa, que à partida era dado como favorito à eleição, e do príncipe jordano Ali bin al Hussein.

É esperado que a sua entrada seja uma “lufada de ar fresco” , depois dos escândalos de corrupção em que Joseph Blatter e a FIFA se viram envolvidos nos últimos meses.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …