Blair comprometeu Reino Unido na Guerra do Iraque um ano antes da invasão

Center for American Progress / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair ter-se-á comprometido a juntar-se aos Estados Unidos na Guerra do Iraque um ano antes da invasão de 2003, indicam documentos obtidos pelo jornal Daily Mail.

As revelações, publicadas na edição dominical Mail on Sunday, focam-se num documento alegadamente redigido pelo antigo secretário de Estado norte-americano Colin Powell, a 28 de março de 2002, ao então Presidente dos Estados Unidos George Bush, uma semana antes do encontro do líder norte-americano com Blair no seu rancho em Crawford, no Texas.

“Sobre o Iraque, Blair vai estar connosco devendo ser necessárias operações militares“, escreveu Powell, segundo o documento publicado no site do jornal.

“Ele está convencido relativamente a dois pontos: a ameaça é real e o sucesso contra Saddam [Hussein] vai render mais sucesso regional”, disse Powell, referindo-se ao antigo líder iraquiano, que foi deposto na invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003.

O Mail on Sunday refere que este documento e outros, de teor sensível, faziam parte de um conjunto de emails secretos mantidos no servidor privado da candidata presidencial democrata Hillary Clinton que os tribunais norte-americanos a forçaram a revelar.

Numa citação separada, Powell assegura a Bush: “O Reino Unido vai seguir a nossa liderança no Médio Oriente“, enquanto outras afirmações sugerem a disposição de Blair para apresentar “linhas estratégicas” para fortalecer o apoio público à Guerra do Iraque.

Blair, que foi primeiro-ministro entre 1997 e 2007, negou repetidamente que tenha corrido para a guerra. Sob a sua liderança, a Grã-Bretanha deu o segundo maior contributo em termos de tropas para a invasão, tendo as forças britânicas permanecido estacionadas no país até 2011.

A decisão de apoiar a invasão é atualmente profundamente impopular na Grã-Bretanha e tem perseguido o Partido Trabalhista de Blair desde então.

O gabinete de Cameron ainda não teceu comentários sobre o assunto.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …