A BlackBerry lançou um novo smartphone não convencional chamado Passport, no momento entra na fase potencialmente mais decisiva de seu longo processo de retomada.
A empresa, que já foi pioneira na indústria de smartphones, concluiu recentemente um processo de três anos de reestruturação e reduziu em grande parte as suas perdas. Cabe agora ao presidente-executivo, John Chen, provar que os novos aparelhos e serviços da empresa são capazes de gerar novas fontes de receitas e recuperar a rentabilidade.
“A BlackBerry ainda está a lutar pela sobrevivência. Eles ainda precisam de se reestruturar e desenvolver um modelo de negócio viável”, disse o analista da Morningstar Brian Colello.
A BlackBerry lançou o Passport em Toronto, com eventos simultâneos também em Londres e Dubai.
O lançamento do Passport, que possui um ecrã quadrado e um teclado táctil, dará início a um período agitado para a BlackBerry, com sede em Ontario, no Canadá.
A empresa deve divulgar os resultados do segundo trimestre fiscal na sexta-feira e, em alguns meses, também se espera que lance o aguardado BlackBerry Classic, que possui semelhanças com o seu smartphone Bold, que já foi muito popular.
A BlackBerry está a apostar que o Classic e o lançamento do seu novo sistema de gestão de dispositivos móveis – o BlackBerry Enterprise Service 12 (BES12) – ajudem a recuperar espaço perdido para rivais tanto no mercado de hardware quanto no de serviços.